Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Explorando o "Samba do Approach"

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a contextualizar e entender palavras em inglês em um texto em português.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos cada, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reforce o conhecimento dos alunos sobre estrangeirismos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece a aula colocando no quadro frases como as apresentadas a seguir:


Figura 1: Shopping Center.
Fonte: http://gaming.unlv.edu/v_museum/neon_survey/surv_photos/SomersetShoppingCenter_2.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
a- Eu fui ao shopping e comprei roupas e sapatos.


Figura 2: Botão delete.
Fonte: http://temcoisapior.files.wordpress.com/2009/02/delete-copypsd.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
b- Digitei meu trabalho errado! Tive que apertar o botão delete!

Figura 3: Hot dog.
Fonte: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2008/Agosto/hotdog_1.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
c- Estou com fome, acho que vou comer um hot dog!

Figura 4: Botão on.
Fonte: http://www.goodzuki.com.br/media/catalog/product/cache/5/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/1/2/1289-1.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
d- Queria ligar o meu rádio novo e não encontrei o botão on.

Depois, questione seus alunos se conseguiriam descrever o que cada palavra significa (em português). Porém, eles não devem traduzir as mesmas.

Respostas esperadas:
a- shopping é um local com muitas lojas e onde podemos fazer compras de produtos variados.
b- delete é deletar, apagar.
c- hot dog é um sanduíche feito com salsicha, pão e molho de tomate.
d- o botão on serve para ligar aparelhos eletrônicos.

Sugestão de atividade:

Peça aos alunos que formulem sentenças semelhantes aos exemplos dados. Incentive-os a descobrirem mais estrangeirismos presentes na língua portuguesa. Corrija a atividade oralmente ou peça que voluntários escrevam suas produções no quadro.

Aula 2

Pergunte se os aprendizes conhecem Zeca Pagodinho. Diga que esse cantor de samba inventou (ou escreveu) o Samba do Approach.

Assim, pergunte:
Do you know what ‘Samba do Approach’ is?
Did you listen to this song?

Apresente a música. Esclareça que a música é em português, mas, existem na letra algumas palavras em inglês.

O áudio da música deverá ser adquirido através do CD: "Vô Imbolá" (1998)do cantor Zeca Baleiro, no qual Zeca Pagodinho faz uma participação especial.

Questione seus alunos se eles identificaram algumas das palavras em inglês. Peça que tomem nota das mesmas.

Observação: Repita o áudio 3 vezes.

Aula 3

Apresente a letra da música “Samba do Approach” para seus alunos. Reforce que algumas palavras não são da língua inglesa ( savoir-fair e, noveau-riche).

< p>Repita o áudio e est imule os alunos a cantarem a música.

Samba do Approach
Zec a Pagodinho
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Xá comigo!)
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull (*)
Hoje me amarro no Slash (**)
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
(Vai!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Beautiful!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho Engov
Eu tirei o meu Green Card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um noveau riche
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(É, mas eu pude falar...)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Olha só...)
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar, venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

(*) Jethro Tull é uma banda inglesa de rock progressivo formada em Blackpool nos anos 60. Jethro Tull significa agricultor.
(**) Slash foi guitarrista da banda de rock americana Guns’n Roses,
formada nos anos 80. Considerado um dos melhores de todos os tempos, seu “git solo” na música “Sweet child o’mine” é tido como perfeito.

Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-pagodinho/158462/  (acesso em 05 de Outubro de 2009)

Depois, escreva em papéis separados as palavras/expressões em Inglês presentes na música e os significados. Cole esses papéis por toda a sala. Divida os alunos em grupos e peça para juntar cada palavra e seu significado.

brunch - refeição que se toma quando se acorda tarde
approach – aproximação.
lunch - almoço
ferryboat - balsa, barco de passagem
savoir-faire - habilidade, esperteza
light - suave (neste sentido da música)
hi-tech - alta tecnologia
insight - discernimento, esclarecimento
jethro tull - uma banda de rock progressivo
cool - legal
trash - coisa sem valor, refugo, escória, pessoa sem valor
love - amor
drink - bebida
green card - visto americano
noveau riche - novo ricosex-appeal - atraente do ponto de vista sexual
background - fundo, segundo plano, fundamento
happy end - final feliz
dream team - seleção americana de basquete
drag queen - homem que se veste de mulher

Fonte: http://br.answe rs.yahoo.com/question/index?qid=20080113135955AACe6pN  (acesso em 05 de Outubro de 2009)

Sugestão: Se quiser, faça disso uma competição e premie o grupo que encontrar mais respostas corretas.

Incentive os alunos a comporem uma música usando estrangeirismos. Deixe-os escolherem o ritmo.

Comece incentivando a procura de novos estrangeirismos. Em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/action=estrangeirismos  (acesso em 05 de Outubro de 2009) é possível encontrar uma lista com estrangeirismos.

Peça que componham a música em casa e que na aula seguinte eles deverão apresentar suas produções. Reforce que não há necessidade de instrumentos musicais.

Observação: Esclareça que será necessário a cópia escrita do que eles produzirem.

Aula 4

Durante esta aula os alunos deverão apresentar suas composições.

Explique aos alunos que eles deverão, após suas apresentações, responder a perguntas como:
What are the words you used in your song?

Observação: Se quiser, denomine esse dia como “Dia da Música Brasil X EUA”.

Observe a criatividade dos alunos. O comprometimento durante a atividade influencia na aquisição de novos vocabulários.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.


RECURSO - Dictionary.com


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 05 de Outubro de 2009)

Avaliação

Observe o aprendizado das palavras apresentadas na música na construção escrita dos alunos. Verifique também a curiosidade dos aprendizes em internalizar novos estrangeirismos.

Para complementar a avaliação, monte um mural, para expor na escola, com as palavras descobertas pelos alunos. Durante a aula 4, avalie a produção oral dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 14 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/14 - 78,57%
  • Quatro estrelas 2/14 - 14,29%
  • Três estrelas 1/14 - 7,14%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.