Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARANGUEJO NÃO É PEIXE: construindo conhecimentos através da dança.

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos de 4 e 5 anos de idade, poderão:

  • Ampliar seus conhecimentos sobre a relação do homem e meio ambiente.
  • Elaborar movimentos paraa coreografia da dança do caranguejo.
Duração das atividades
Sugerimos a duração entre 20 e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Conhecer previamente a musica O Vendedor de Caranguejo nas versões do próprio autor Gordurinha e/ou na versão atual de Gilberto Gil.

. Conhecimentos elementares sobre dança.

Estratégias e recursos da aula
1° MOMENTO

Após toda a exploração do conteúdo da música , O Vendedor de Caranguejo,de Gordurinha, bem como a vivência com os diferentes rítmos apresentados por Gordurinha e Gilberto Gil, a professora propõe as crianças a realização de uma dança como forma de fechamento do estudo sobre os Caranguejos.

O primeiro passo é organizar um quadro para o registro do processo de construção da dança. Esse quadro vai sendo construído gradativamente à medida que as crianças vão pensando/experimentando diferentes idéias de como organizar/elaborar a coreografia para dança. O professor assume o papel de organizador/escriba das idéias sugeridas pelas crianças á partir das questões levantadas pelo grupo.

2° MOMENTO

O professor organiza uma roda para que juntos busquem resposta para a seguinte questão:

- Em que ritmo dançaremos? No apresentado pela gravação do Gordurinho ou no do Gil?

As crianças são motivadas a dançarem livremente nos dois ritmos, para depois realizarem a escolha.

3° MOMENTO

Após a decisão sobre o ritmo a ser dançado o professor propõe às crianç as refletirem sobre a segu inte questão:

- Quai s os passos/movimentos que faremos com o corpo para representar o que a letra da música diz?

O professor organiza novamente a roda oportunizando cada criança a elaborarem passos/movimentos corporais no ritmo a ser dançado.

As sugestões são discutidas no grupo e em seguida definidas e registradas no quadro pelo professor.

No final, todos são convidados a dançarem livremente atentando para os passos/movimentos registrados no quadro.

4° MOMENTO

Após o registro escrito o professor propõe ao grupo a representação do processo de construção da dança através de desenho, pois esta representação possibilitará a visualização e uma melhor compreensão de todo o processo da dança pelas crianças.

Esta atividade possibilitará às crianças colocarem em jogo conhecimentos/conceitos lógicos matemáticos como: a escolha de símbolos e/ou cores para representar o total de meninas e de meninos; quantidades de meninos e de meninas que fazem parte do grupo; o que tem mais e o que tem menos; quantos pares podem formar; entre outros. Na representação abaixo as bolinhas pretas representam os meninos e as bolinhas vermelhas representam as meninas. Após a definição dos símbolos as crianças são desafiadas a pensarem um modo de representação para cada etapa coreográfica, a partir da leitura do quadro de registro. O ensaio da coreografia durará em torno de uma semana, e ao final de cada ensaio a professora propõe ao grupo uma roda de reflexão sobre o modo como aconteceu a evolução da dança, assim, enquanto a dança vai sendo reajustada, as crianças vão aprendendo a ouvir o ponto de vista uns dos outros.

5° MOMENTO

O professor desafiará o grupo a pensar sobre a seguinte questão:

- Que figurino usaremos para ralizar esta dança?

O professor orientará os alunos a expressarem suas idéias individualmente através do desenho.

Após a realização da atividade o professor convidará as crianças para que retornem à roda, apresentando assim, suas idéias, para juntos discutirem e rea lizarem uma escolha coletiva. 

Dependendo do figurino pensado pelo grupo, a professora poderá organizar a elaboração do mesmo coletivamente, ou ainda, propor roupas que as crianças já tiverem em casa, ou buscar a ajuda dos familiares na compra de tecidos e pagamento da costura.

Na experiência registrada abaixo, utilizamos restos de tecidos da decoração da festa junina do ano anterior, e montamos um atelier de costura na escola, com a ajuda de uma funcionária e a avó de uma das crianças do grupo. A máquina foi emprestada pela diretora.

6° MOMENTO

O professor organiza junto com as crianças, familiares e demais membros da comunidade escolar uma apresentação, socializando assim, conhecimentos construidos/aplicados pelo grupo.

Recursos Complementares

Som; cds previamente gravados com as duas versões a serem dançadas.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  • o nível de envolvimento do grupo;
  • a elaboração de movimentos para a coreografia da dança;
  • a expressão dos sentimentos de prazer/desprazer o processo de construção e execução da dança.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.