18/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula os alunos de 4 e 5 anos de idade, poderão:
. Conhecer previamente a musica O Vendedor de Caranguejo nas versões do próprio autor Gordurinha e/ou na versão atual de Gilberto Gil.
. Conhecimentos elementares sobre dança.
Após toda a exploração do conteúdo da música , O Vendedor de Caranguejo,de Gordurinha, bem como a vivência com os diferentes rítmos apresentados por Gordurinha e Gilberto Gil, a professora propõe as crianças a realização de uma dança como forma de fechamento do estudo sobre os Caranguejos.
O primeiro passo é organizar um quadro para o registro do processo de construção da dança. Esse quadro vai sendo construído gradativamente à medida que as crianças vão pensando/experimentando diferentes idéias de como organizar/elaborar a coreografia para dança. O professor assume o papel de organizador/escriba das idéias sugeridas pelas crianças á partir das questões levantadas pelo grupo.
O professor organiza uma roda para que juntos busquem resposta para a seguinte questão:
- Em que ritmo dançaremos? No apresentado pela gravação do Gordurinho ou no do Gil?
As crianças são motivadas a dançarem livremente nos dois ritmos, para depois realizarem a escolha.
Após a decisão sobre o ritmo a ser dançado o professor propõe às crianç as refletirem sobre a segu inte questão:
- Quai s os passos/movimentos que faremos com o corpo para representar o que a letra da música diz?
O professor organiza novamente a roda oportunizando cada criança a elaborarem passos/movimentos corporais no ritmo a ser dançado.
As sugestões são discutidas no grupo e em seguida definidas e registradas no quadro pelo professor.
No final, todos são convidados a dançarem livremente atentando para os passos/movimentos registrados no quadro.
Após o registro escrito o professor propõe ao grupo a representação do processo de construção da dança através de desenho, pois esta representação possibilitará a visualização e uma melhor compreensão de todo o processo da dança pelas crianças.
Esta atividade possibilitará às crianças colocarem em jogo conhecimentos/conceitos lógicos matemáticos como: a escolha de símbolos e/ou cores para representar o total de meninas e de meninos; quantidades de meninos e de meninas que fazem parte do grupo; o que tem mais e o que tem menos; quantos pares podem formar; entre outros. Na representação abaixo as bolinhas pretas representam os meninos e as bolinhas vermelhas representam as meninas. Após a definição dos símbolos as crianças são desafiadas a pensarem um modo de representação para cada etapa coreográfica, a partir da leitura do quadro de registro. O ensaio da coreografia durará em torno de uma semana, e ao final de cada ensaio a professora propõe ao grupo uma roda de reflexão sobre o modo como aconteceu a evolução da dança, assim, enquanto a dança vai sendo reajustada, as crianças vão aprendendo a ouvir o ponto de vista uns dos outros.
O professor desafiará o grupo a pensar sobre a seguinte questão:
- Que figurino usaremos para ralizar esta dança?
O professor orientará os alunos a expressarem suas idéias individualmente através do desenho.
Após a realização da atividade o professor convidará as crianças para que retornem à roda, apresentando assim, suas idéias, para juntos discutirem e rea lizarem uma escolha coletiva.
Dependendo do figurino pensado pelo grupo, a professora poderá organizar a elaboração do mesmo coletivamente, ou ainda, propor roupas que as crianças já tiverem em casa, ou buscar a ajuda dos familiares na compra de tecidos e pagamento da costura.
Na experiência registrada abaixo, utilizamos restos de tecidos da decoração da festa junina do ano anterior, e montamos um atelier de costura na escola, com a ajuda de uma funcionária e a avó de uma das crianças do grupo. A máquina foi emprestada pela diretora.
6° MOMENTO
O professor organiza junto com as crianças, familiares e demais membros da comunidade escolar uma apresentação, socializando assim, conhecimentos construidos/aplicados pelo grupo.
Som; cds previamente gravados com as duas versões a serem dançadas.
Ao final da aula o professor deverá observar:
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