24/10/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Desenvolva toda a aula no laboratório de informática.
O recurso postado acima é de fácil manuseio e muito informativo. Com ele o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.
Peça para que os alunos sentem-se em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula. Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes.
Comece essa aula com a apresentação das bússolas feitas como tarefa da aula “Campo Magnético – Parte I”, disponível no site do Portal do professor. Após as apresentações dos grupos, trabalhe a última ferramenta do recurso postado juntamente com a aula. Com ela o aluno poderá ver como é o campo magnético terrestre clicando na opção “Show planet Earth” e verificar como o ponteiro da bússola se comporta em cada ponto do campo em volta da Terra, que mostrará como a bússola que eles fizeram reage ao campo magnético da Terra, como é mostrado abaixo:
Para uma melhor compreensão das linhas de campo, é sugerido que o professor faça uma experiência simples com limalha de ferro e imã como é demonstrado no site:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_06.asp
Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que antes de desenvolver essa aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte I” disponível no site do Portal do professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!