Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hidrostática – Parte I

 

24/10/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conceito de Hidrostática: Princípio de Pascal e teorema de Stevin.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para uma melhor compreensão do recurso postado na aula, o aluno deve ter conhecimento de pressão de forças e de líquidos.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Nos 15 minutos iniciais da aula, explique que o principio de Pascal é o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmitindo-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente e o Teorema de Stevin é a pressão efetiva num ponto de um líquido homogêneo, de densidade d e a uma profundidade h do nível do líquido. No resto da aula use o laboratório de informática para trabalhar o recurso postado na aula.

Peça aos alunos que formem duplas ou trios e os incentive explorar todas as ferramentas do recurso.


Experimentando a hidrostática


O professor deve caminhar pela sala e verificar o que os alunos estão fazendo como estão explorando os recursos, bem como questioná-los e esclarecer as dúvidas que surgirem.

Peça para os alunos verificarem o princípio de Pascal como é mostrado na figura a seguir:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/914/imagens/pascal.JPG

No exemplo acima, temos 3 homens fazendo uma força Peso num embolo de área A1 e do outro lado da prensa hidráulica temos um elefante fazendo uma força Peso sobre um embolo de área 8 vezes maior que A1. Nessa parte do recurso podemos colocar no lugar dos homens, apenas um homem ou uma criança. No lugar do elefante podemos diminuir a área do embolo para 2.A1 e no lugar do elefante colocar um carro ou um caminhão. Proponha atividades como estas, questione e discuta com os alunos sobre o que vai acontecer caso a caso, sempre explicando posteriormente o porquê do acontecimento.

Sobre o teorema de Stevin, peça aos alunos que abram o gás e que verifiquem o que acontece com o líquido do lado direito, como é demonstrado na figura:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/914/imagens/stevin.JPG

Explique o porquê do líquido subir, como descobrimos a pressão do gás .


Observação um: Se na sua escola tiver alguns alunos estagiários de Física, peça para que eles acompanharem você nesta atividade. Assim, eles poderão lhe auxiliar a esclarecer dúvidas dos alunos.
Observação dois: Para melhor desenvolvimento dos conceitos de hidrostática é recomendado que a próxima aula seja “Hidrostática – Parte II” disponível no site do Portal do professor.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Experimentando a hidrostática Animação/simulação
Recursos Complementares
Demais recursos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1419/sim_empuxo_blocoemola.htm; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10892/empuxo.pdf Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_T01_01.asp; http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_T01_04.asp; http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_41.asp
Avaliação
Avalie o desenvolvimento dos experimentos e envolvimentos dos alunos nos mesmos. Além disso, sugerimos que, considerando a complexidade dos temas trabalhados no recurso nas aulas hidrostática parte I e II (este trabalha três teoremas fundamentais na hidrostática), o professor utilize esta aula como revisão de tais conceitos.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ENIO REIDEL, C E CALDAS JUNIOR , Rio Grande do Sul - dijo:
    enioreidel@gmail.com

    02/05/2011

    Quatro estrelas

    Bom, visualisa experimentos as vezes difícil de mostrar na prática. complementa atividades práticas e contepla os ¨visuais¨.


  • SAVOY, ANHEMBI MORUMBI , São Paulo - dijo:
    savo.efly@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.