24/10/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Nos 15 minutos iniciais da aula, explique que o principio de Pascal é o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmitindo-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente e o Teorema de Stevin é a pressão efetiva num ponto de um líquido homogêneo, de densidade d e a uma profundidade h do nível do líquido. No resto da aula use o laboratório de informática para trabalhar o recurso postado na aula.
Peça aos alunos que formem duplas ou trios e os incentive explorar todas as ferramentas do recurso.
O professor deve caminhar pela sala e verificar o que os alunos estão fazendo como estão explorando os recursos, bem como questioná-los e esclarecer as dúvidas que surgirem.
Peça para os alunos verificarem o princípio de Pascal como é mostrado na figura a seguir:
No exemplo acima, temos 3 homens fazendo uma força Peso num embolo de área A1 e do outro lado da prensa hidráulica temos um elefante fazendo uma força Peso sobre um embolo de área 8 vezes maior que A1. Nessa parte do recurso podemos colocar no lugar dos homens, apenas um homem ou uma criança. No lugar do elefante podemos diminuir a área do embolo para 2.A1 e no lugar do elefante colocar um carro ou um caminhão. Proponha atividades como estas, questione e discuta com os alunos sobre o que vai acontecer caso a caso, sempre explicando posteriormente o porquê do acontecimento.
Sobre o teorema de Stevin, peça aos alunos que abram o gás e que verifiquem o que acontece com o líquido do lado direito, como é demonstrado na figura:
Explique o porquê do líquido subir, como descobrimos a pressão do gás .
Observação um: Se na sua escola tiver alguns alunos estagiários de Física, peça para que eles acompanharem você nesta atividade. Assim, eles poderão lhe auxiliar a esclarecer dúvidas dos alunos.
Observação dois: Para melhor desenvolvimento dos conceitos de hidrostática é recomendado que a próxima aula seja “Hidrostática – Parte II” disponível no site do Portal do professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Experimentando a hidrostática | Animação/simulação |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/05/2011
Quatro estrelasBom, visualisa experimentos as vezes difícil de mostrar na prática. complementa atividades práticas e contepla os ¨visuais¨.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns