Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância do substantivo na construção do sentido do texto

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos:

.Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si;

.Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos;

.Refletir sobre a forma textual;

.Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido;

.Considerar outros usos da linguagem, além da linguagem verbal;

.Compreender valores e intenções envolvidos na escolha dos nomes próprios;

.Compreender a importância do emprego do substantivo, principalmente em textos em textos poéticos;

.Comunicar-se oralmente e através da escrita (levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões);

.Enriquecer os conhecimentos gramaticais a partir da reflexão sobre a importância do substantivo para a construção de sentido do texto;

.Produzir textos individuais orais e escritos;

.Redigir um texto do gênero Entrevista. Fazer a análise dos resultados, estabelecer conclusões; 

. Promover revisão e a retextualização de textos.

Duração das atividades
5 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente:

.Pergunte aos alunos se eles sabem como foi feita a escolha do próprio nome. Se eles sabem quem escolheu, quais foram  os motivos e se conhecem o significado dele.

.Pergunte aos alunos por que as coisas têm nome? E se não tivessem, como seria?

O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre a importância do substantivo para a construção do sentido no texto, se eles o reconhecem como uma classe de palavra.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

ATIVIDADE 1

Professor,

Inicie essas aulas, perguntando aos alunos sobre os nomes deles. Se conhecem o significado, a origem e a história da escolha do próprio nome. É interessante propor a elaboração de uma entrevista a ser feita com algum familiar. Elabore as questões da entrevista coletivamente. Ouça a opinião dos alunos, as questões levantadas e a seleção das mesmas.

Observação: Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática de sua escola. Nesse caso, escolha em conjunto o tipo de fonte a ser utilizada, a formatação do parágrafo, enfim questões estéticas do texto do gênero Entrevista. Enfatize a importância da seleção dos dados que se deseja obter e a necessidade de uso de uma linguagem clara, objetiva e adequada ao entrevistado. Lembre aos alunos que levem um CD/Pendrive para gravar os arquivos preparados.

Mostre a importância de se criar um cabeçalho com dados sobre o objetivo da entrevista e, se for necessário, quais os elementos de identificação devem conter nesse texto e num crachá. Se achar interessante, crie um crachá com seus alunos. Um boa sugestão é a utilização de papel reciclável para isso. (Uma boa oportunidade para se pensar na utilização racional de papéis. Converse com o professor de Ciências, quem sabe dá para fazer uma Oficina de Papel Reciclável?) 

Se não tiver um laboratório de informática, faça o levantamento de questões no próprio quadro de giz, para que os alunos copiem em uma folha e a levem para casa. 

Professor, o ideal é que tenha se passado um ou dois dias da aula anterior: os alunos devem ter feito a entrevista.

Essas aulas serão para que os alunos façam a exposição dos resultados das entrevistas feitas com a família. À medida que apresentarem o significado dos nomes, vá registrando em cartazes a serem expostos na sala de aula.

ATIVIDADE 2

Como os nomes são inúmeros, sugiro que você apresente, ao final da aula, uma curiosidade: o significado da primeira letra do nome. Você pode fazer essa apresentação em retroprojetor ou em cópias digitadas.

Veja esse texto no link abaixo:

http://www.significado.ori gem.nom.br/

[Acesso em 11/10/2009]

Discuta com os alunos esse texto (os nomes levantados nas entrevistas e os deles), dando ênfase às letras dos nomes deles e das pessoas entrevistadas. Deixe que reflitam sobre a relação dos textos com os traços de personlidade que conseguem vislumbrar. Que elementos citados não se aplicam? Que outros deveriam ser acrescidos? Que conselhos dariam às pessoas? Qual a confiabilidade das informações contidas no texto acima? Deixe que outras perguntas sejam propostas. Lembre-se, professor, de que saber perguntar é mais importante do que saber a resposta certa para as perguntas. O conhecimento se faz através de perguntas e dos caminhos para se chegar a possíveis respostas.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1hora e 40 minutos)

Professor,

Até agora foi discutida a questão do nome. Pergunte aos alunos: E se as pessoas não tivessem nome? E se tudo que existisse, não tivesse um nome? Como seria?

Ouça as respostas dos alunos. As respostas devem se orientar para o seguinte: tudo que é criado precisa ser nomeado, para que passe a existir. O nome localiza o objeto, ser, lugar no conjunto das variáveis do mundo conhecido, d o (in)dizível. Se nã o há nome, não poder á ser referenciado. "Antes do verbo (a palav ra) era o silêncio, o nada..."

Para reforçar o argumento de que o nome é primordial para a construção de sentido de um texto, apresente à turma uma breve notícia sem a presença de nomes (substantivos). Eis uma sugestão :

                                       ________enfrenta ___________de ______em mais um penta

_________e __________fazem o grande ___________deste ___________ das _____________do ____________. A __________ acontece às 11h30 (de _________) em ___________, no ___________.
Depois da _______da ________do ________ de 2002, quando o ___________derrotou a ____________por 2 a 0, com dois ___ ____ de _____ ______ , _________ e ________se e nfrentaram uma _______ em ________ do _______ _ _de _________mascul ino . E a ________ também foi do _______. Em 2005, pelas ___________, a ________ bateu a __________ por 2 a 1, na _________

http://msn.lancenet.com.br/selecao/noticias/09-10-09/632715.stm?futebol-brasil-enfrenta-alemanha-de-olho-em-mais-um-penta

Após a leitura, pergunte aos alunos se entenderam o sentido da notícia, se eles sabem com certeza que elementos/palavras ocultas deveriam estar no texto. A ausência deles interfere na compreensão do texto?

Agora, apresente um outro texto com a presença exclusiva de substantivos.

Dona-de-casa


Carine Vargas


Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discus são,
cozinha, mes a, louça, pia, armário . Filhos, sono, escova, cr eme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, marido, sono, boa noite,
Lua.

http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php

Professor,

Questione seus alunos:

A presença exclusiva de substantivos no texto acima atrapalhou na compreensão do sentido do texto?

Ouça as respostas dos seus alunos e peça que eles comparem o primeiro texto com o segundo. Qual apresentou maior compreensão? Por quê?

Além de colocar os dois textos em exposição no mural da sala, apresente o primeiro texto com as palavras que faltavam. Registre as conclusões dos alunos e coloque-as em um outro cartaz. Fixe-o do lado dos outros na sala.

Por fim, apresente uma sequência de slides que ilustra o que foi discutido em sala de aula.

http://www.slideboom.com/presentations/76524/Substantivos

[Acesso em 11/10/2009]


Slide 1
PADARIA DOS SUBSTANTIVOS
Slide 2
Antônio é um padeiro muito distraído. Ele esquece o nome de tudo! Em frente ao forno, suas mãos vão sovando a massa. De tempos em tempos, o pessoal do balcão ouve um grito:
Slide 3
- Ei! Ficou pronto o... Mas Antônio esquece o nome. Aí o pessoal grita de volta, para ajudar:
Slide 7
Já reparou que tudo no mundo tem nome? Você tem um nome, que seus pais lhe deram.
Slide 8
Você está sentado na
Slide 9
Olhando para a
Slide 10
com a mão no...
Slide 11
A-há, peguei no flagra!
Slide 12
Substantivo é o nome de cada coisa.
Slide 13
Como nome de Animais...
S lide 14
De Perso nage ns de desenhos animado s
Sli de 15
De objetos.. .
Sl ide 16
De pessoas...
Slide 17
De cidades...
Slide 18
Estabelecimentos comerciais
Slide 19
Enfim... Utilizamos os substantivos para dar nome a tudo que nos cerca!
Slide 20
Agora vocês já sabem qual a função dos substantivos?
Slide 21
Observem este texto... Saiu para ir ao ,mas não conseguiu entrar, pois o não era próprio para sua. Então voltou para muito triste e foi ver na. Você entendeu alguma coisa????
Slide 22
Agora observem este outro texto... Pablo Saiu para ir ao cinema ,mas não conseguiu entrar, pois o filme não era próprio para sua idade. Então Pablo voltou para casa muito triste e foi ver desenhos na televisão. E agora? O texto ficou com sentido?
Slide 23
Esta é a função principal dos substantivos:  dar sentido aos textos!
Slide 24
Este é um conhecimento que jamais devemos esquecer

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Apresente para os alunos uma nova história. Eis a sua sinopse:

Escrito em versos, este livro nos conta a história de uma princesa que não tinha nome. Ao sair do castelo pela primeira vez, ela conhece alguns personagens da natureza e vai dando nomes a eles até encontrar um para si própria.

Assista com a turma o clip do livro.

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=197

Que nome essa princesinha poderia ter? Que característica s físicas e psicológica s essa princesa teria?& nbsp;

Retome a apresentação das curiosidades sobre as letras iniciais dos nomes. Qual letra inicial mais combinaria com as características dessa princesinha? 

Ouça as opiniões dos alunos. Liste as sugestões dos nomes no quadro. Promova uma escolha democrática. Cada aluno escolhe o nome a ser dado para a princesinha.

Mostre novamente essa cena da história:

O que fez a princesinha olhar para fora de seu castelo? O que será que viu que despertou tanto interesse? Registre as respostas dos alunos.

E nessa cena?

O que a princesa viu quando saiu do castelo? Aproveite e mostre o trecho do clip que mostra a princesa  tendo contato com o mundo fora do castelo. Quem a ensinou sobre os nomes das coisa/animais?

Registre as opiniões e respostas dos alunos.

Peça que os alunos escrevam a continuação da história dessa prince sinha sob a forma de poema ou se preferir e/ou proponha que eles transformem o texto poético em narrativo.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Nessas aulas, peça que os alunos apresentem seus textos para a turma. Promova a revisão e a retextualização nesse momento, caso seja necessário. Proporcione o compartilhamento da leitura dos textos produzidos entre os aluno, incentivando-os a dar sugestões de como melhorar os textos dos colegas. Deixe claro que a escrita é um trabalho que requer cuidados, olhares diferentes sobre o mesmo texto, consultas a textos de referência material usado na aula, dicionários, outros textos relacionados)... Quase sempre para se chegar a um bom texto, os autores precisam fazer várias versões de um mesmo texto e, por isso, se podemos contar com a leitura de outros, nossa escrita pode ser mais aperfeiçoada. Esse olhar do outro deve ser para além dos erros ortográficos, da pontuação... Isso é importante, mas é necessário que cada um possa fazer uma leitura crítica do texto do outro no sentido de torná-lo mais adequado aos propósitos de escrita.

O seu olhar, professor, deve estar atento para perceber que elementos de leitura e de escrita precisam ser melhor abordados em sua aula. Por isso, a seleção de conteúdos gramaticais aqui ficam a seu critério selecionar. Mas escolha um ponto que seja mais essencial e anote os outros para uma outra situação. Utilize para isso os recursos que achar eficazes para o momento.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Se você tiver um exemplar do livro "A Princesinha sem nome" apresente o restante da história para que a turma conheça o nome dado pela escritora à Princesinha.

Depois, com o auxílio de um colega da Belas Artes,caso tenha em sua escola, peça aos alunos que ilustrem a própria história. Eles podem fazer um outro tipo de ilustração ou usar a original como base/inspiração par as demais.

Quando o trabalho estiver concluído, convide as turmas dos alunos menores para conhecerem as histórias esc ritas e ilustradas pel os alunos. Você pode promove r um sarau literário, contendo o c lip do livro, a contação de histórias e a eposição dos trabalhos.

Seria interessante se os alunos fizessem a doação dessas histórias para a Biblioteca da escola, para que outras pessoas da comunidade escolar ivessem acesso também.

Verifique a possibilidade de divulgar esse evento nos murais da escola ou até mesmo no jornalzinho. Valorizará ainda mais o trabalho de seus alunos.

Lembre-se: O registro de todo o processo é importante para ilustrar o trabalho dos alunos. Faça-o através de fotos, filmagens, registros escritos. Vale a pena! Socialize toda a produção com a c omunidade escolar. Se surgir uma feira, uma exposição na escola ou em eventos públicos da cidade, organize com os responsáveis e seus alunos um espaço para a socialização do material produzido. Faça a escola entrar na vida da comunidade ou vice-versa. Dê sentido ao aprendizado de seus alunos e ao trabalho desenvolvido na escola. Abra sua sala de aula para o mundo: forme leitores do mundo para o mundo.

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites a seguir, para enriquecer ainda mais as suas aulas. Constam neles mais informações sobre o estudo do substantivo: 

http://www.poiesis.org.br/mlp/colunas_interna.php?id_coluna=11

http://educacao.uol.com.br/portugues/

www.canalkids.com.br/cultura/gramatica/padaria.htm

[acesso em 8/10/2009]

Avaliação

Nas atividades de produção oral, verifique se os alunos se expressaram com lógica e coerência. Avalie se algum aluno teve interesse em apresentar outros aspectos relevantes dos dados da entrevista, da compreensão dos textos apresentados e da elaboração do restante da história.

Compare as relações feitas pelos alunos durante todas as atividades propostas. Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Analise se a qualidade das informações: há coerência, coesão e clareza, qual o grau de informatividade? Verifique se o texto final tem as características que correspondam à proposta textual sugerida: continuação da poesia ou a elaboração de um texto narrativo. Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado.

Peça também aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles? Não se esqueça de retomar, na medida do possível, os pontos que, ao longo do trabalho, demonstraram as dificuldades de leitura e de escrita dos seus alunos. Escolha atividades interessantes para isso.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Xênia S. Silva, Secretaria de Educação de Pernambuco , Pernambuco - dijo:
    xeniadasilva@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, Excelente sequência didática. Irá me ajudar muito. Abraço


  • Maiane Gomes, UNIME , Bahia - dijo:
    maya_15@oi.com.br

    26/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente criação de aula, contendo vários elementos lúdicos, mas não deixando de focar o aprendizado, que ao final é o mais importante.


  • Rosemilda de Vasconcelos, Escola de Ensino Fundamental Major Bonifácio Silveira , Alagoas - dijo:
    rosacelos@hotmail.com

    03/01/2011

    Cinco estrelas

    Tive o prazer de realizar essas aulas com meus alunos de 4º anos, foi muito boa.E a avalição continua fazia cada vez mais me surpreender, com o desempenho da turma. Parabéns.


  • Rejane Maria Gonçalves dos santos, Escola Erasmo Braga/Escola Municipaçl Tereza Cunha Santana , Bahia - dijo:
    rejemg@uol.com.br

    11/07/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a forma de abordagem do assunto. Com certeza as aulas sobre substantivo, serão mais atrativas.


  • ALDA, Escola Deputado Joao Evaristo Curvo , Mato Grosso - dijo:
    schirley.aquino@hotmail.com

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito critiva,adquiri ideias para trabalhar com meus alunos.


  • Graziele, CES/JF , Minas Gerais - dijo:
    grazi_ef@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estou no 7º período de Letras e preciso fazer uma aula experimental cujo tema é: O valor semântico na flexão dos substantivos, e ao analisar a aula "A importância do substantivo na construção do sentido do texto" tive ideias importantes para a formulação do meu plano de aula. Parabéns Cristiane!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.