04/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno entrará em contato com o gênero textual poesia, compreendendo aspectos estruturais desse texto.
Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1:
Leitura da poesia “O último andar”, de Cecília Meireles.
O último andar
Cecília Meireles
No último andar é mais bonito
do último andar sê vê o mar.
É lá que eu quero morar.
O último andar é muito longe:
custa-se muito a chegar.
Mas é lá que eu qu ero morar.
Todo o céu fica a noite inteira
sobre o último andar.
É lá que eu quero morar.
Quando faz lua, no terraço
fica todo o luar.
É lá que eu quero morar.
Os passarinhos lá se escondem,
para ninguém os maltratar:
no último andar.
De lá se avista o mundo inteiro:
tudo parece perto, no ar.
É lá que eu quero morar:
no último andar.
Xerocar a poesia, entregar para os alunos lerem e colarem no caderno.
A professora deverá realizar uma leitura em voz alta (modelar), incentivando o aluno a ir à frente da sala para também fazer a leitura.
Em seguida, conversar com os alunos a respeito desse texto, perguntar se eles sabem o nome desse gênero textual e quais as características que demonstram ser, esse texto, uma poesia.
Ressaltar que a poesia é um texto dividido em partes. Cada parte se chama estrofe e cada linha da estrofe recebe o nome de verso.
Destacar que, em muitas poesias como nessa, há uma musicalidade, uma sonoridade sustentada pelas rimas (palavras que tem o mesmo som final).
Pedir para os alunos colorirem da mesma cor as palavras que rimam (como MAR e POMAR).
Conversar a respeito da temática dessa poesia, perguntar o que eles entenderam, que ideia eles tem de casa, de lugar preferido ou perfeito para morar.
Por último, conversar a respeito da autora da poesia, perguntando se eles a conhecem. Deixar que os alunos falem e, em seguida, pedir para trazerem na próxima aula informações e outras poesias dessa poetiza.
Momento 2
Para relacionar com a poesia que está sendo trabalhada, pedir aos alunos que escrevam e desenhem, em uma folha, como seria um lugar ideal para eles morarem.
Ao término dessa atividade, eles poderão apresentar seus trabalhos, relatando aos amigos o que desenharam e escreveram (Essa atividade incentiva a participação dos alunos, desenvolve a linguagem oral e trabalha com questões particulares, como timidez ao falar em público).
Momento 3
Na aula seguinte, ouvir as informações sobre a poetiza e pedir aos alunos que leiam as poesias que encontraram, escritas pela autora.
A professora poderá montar um mural com as poesias que os alunos conseguiram e, se possível, com a fotografia da poetiza. (Recurso complementar)
Essa atividade tem como objetivo aproximar o aluno leitor do universo do autor.
Momento 4
Aprentar a poesia abaixo:
Tempestade
Roseana Murray
O vento ventão
com voz de trovão
acende uma luz de medo
no meu coração.
Será que já vem tempestade?
Será que vai inundar a cidade?
Que bom que só caiu
uma chuva fininha
e o vento grosso
se transformou em brisa
pequenininha.
Vento ventinho
com voz de sininho
faz um carinho
nas minhas mãos.
O professor entregará a poesia e pedirá que alguns alunos a leiam, observando a entonação, se está adequada.
Após alguns comentários sobre a temática da poesia - tempestade, chuva - o professor poderá avaliar se o aluno compreendeu a estrutura de uma poesia, realizando perguntas orais, tais como:
- Como se chama cada parte da poesia?
-Quantas estrofes tem essa poesia?
- E como se chama cada linha da estrofe?
- Quantos versos tem essa poesia?
- Quais seriam, as características de uma poesia?
- O que são rimas?
- Essa poesia apresenta rimas?
Durante o desenvolvimento da aula o professor avaliará se o aluno:
- compreendeu a função social da poesia;
- percebeu a importância da sonoridade para a leitura de uma poesia;
- diferenciou verso de estrofe;
- distinguiu as rimas existentes.
O professor poderá também analisar a escrita e os desenhos dos alunos, verificando se eles conseguiram expressar seus pensamentos a respeito de uma casa ideal.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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23/06/2013
Cinco estrelasBoa noite sou professora do 1º ano da prefeitura de jaboatão PE . Adoro o poema de Roseana Murray Tempestade e gostei da maneira que vc apresenta,e como trabalhar com essa turma que já lê, está ótimo, pois é, mais vou chegar no meu propósito aqui, olha como a minha turma é de 1º ano se possível te peço para postar figuras ou desenhos relacionados a esse poema tempestade, eu creio ter perdido um livro antigo didático que vinha com esse poema e desenhos descrevendo tudo.Obrigada e bons trabalhos.
07/06/2011
Cinco estrelascom certeza vou aproveitar essa aula com meus alunos. obrigada
20/03/2011
Quatro estrelasAdorei os generos testuais principalmente o poesia que relata a belissima Cecilia Meireles