Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Introduzindo o gênero textual poesia

 

04/11/2009

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com o gênero textual poesia, compreendendo aspectos estruturais desse texto.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1:

Leitura da poesia “O último andar”, de Cecília Meireles.

O último andar

Cecília Meireles

No último andar é mais bonito

do último andar sê vê o mar.

É lá que eu quero morar.

O último andar é muito longe:

custa-se muito a chegar.

Mas é lá que eu qu ero morar.

Todo o céu fica a noite inteira

sobre o último andar.

É lá que eu quero morar.

Quando faz lua, no terraço

fica todo o luar.

É lá que eu quero morar.

Os passarinhos lá se escondem,

para ninguém os maltratar:

no último andar.

De lá se avista o mundo inteiro:

tudo parece perto, no ar.

É lá que eu quero morar:

no último andar.

Xerocar a poesia, entregar para os alunos lerem e colarem no caderno.

A professora deverá realizar uma leitura em voz alta (modelar), incentivando o aluno a ir à frente da sala para também fazer a leitura.

Em seguida, conversar com os alunos a respeito desse texto, perguntar se eles sabem o nome desse gênero textual e quais as características que demonstram ser, esse texto, uma poesia.

Ressaltar que a poesia é um texto dividido em partes. Cada parte se chama estrofe e cada linha da estrofe recebe o nome de verso.

Destacar que, em muitas poesias como nessa, há uma musicalidade, uma sonoridade sustentada pelas rimas (palavras que tem o mesmo som final).

Pedir para os alunos colorirem da mesma cor as palavras que rimam (como MAR e POMAR).

Conversar a respeito da temática dessa poesia, perguntar o que eles entenderam, que ideia eles tem de casa, de lugar preferido ou perfeito para morar.

Por último, conversar a respeito da autora da poesia, perguntando se eles a conhecem. Deixar que os alunos falem e, em seguida, pedir para trazerem na próxima aula informações e outras poesias dessa poetiza.

Momento 2

Para relacionar com a poesia que está sendo trabalhada, pedir aos alunos que escrevam e desenhem, em uma folha, como seria um lugar ideal para eles morarem.

Ao término dessa atividade, eles poderão apresentar seus trabalhos, relatando aos amigos o que desenharam e escreveram (Essa atividade incentiva a participação dos alunos, desenvolve a linguagem oral e trabalha com questões particulares, como timidez ao falar em público).

Momento 3

Na aula seguinte, ouvir as informações sobre a poetiza e pedir aos alunos que leiam as poesias que encontraram, escritas pela autora.

A professora poderá montar um mural com as poesias que os alunos conseguiram e, se possível, com a fotografia da poetiza. (Recurso complementar)

Essa atividade tem como objetivo aproximar o aluno leitor do universo do autor.

Momento 4

Aprentar a poesia abaixo:

Tempestade

Roseana Murray

O vento ventão

com voz de trovão

acende uma luz de medo

no meu coração.

Será que já vem tempestade?

Será que vai inundar a cidade?

Que bom que só caiu

uma chuva fininha

e o vento grosso

se transformou em brisa

pequenininha.

Vento ventinho

com voz de sininho

faz um carinho

nas minhas mãos.

O professor entregará a poesia e pedirá que alguns alunos a leiam, observando a entonação, se está adequada.

Após alguns comentários sobre a temática da poesia - tempestade, chuva - o professor poderá avaliar se o aluno compreendeu a estrutura de uma poesia, realizando perguntas orais, tais como:

- Como se chama cada parte da poesia?

-Quantas estrofes tem essa poesia?

- E como se chama cada linha da estrofe?

- Quantos versos tem essa poesia?

- Quais seriam, as características de uma poesia?

- O que são rimas?

- Essa poesia apresenta rimas?

Recursos Complementares
Avaliação

Durante o desenvolvimento da aula o professor avaliará se o aluno:

- compreendeu a função social da poesia;

- percebeu a importância da sonoridade para a leitura de uma poesia;

- diferenciou verso de estrofe;

- distinguiu as rimas existentes.

O professor poderá também analisar a escrita e os desenhos dos alunos, verificando se eles conseguiram expressar seus pensamentos a respeito de uma casa ideal.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • eliane , Esccola Municipal Jesus de Nazaré , Pernambuco - dijo:
    eligsilva22@yahoo.com.br

    23/06/2013

    Cinco estrelas

    Boa noite sou professora do 1º ano da prefeitura de jaboatão PE . Adoro o poema de Roseana Murray Tempestade e gostei da maneira que vc apresenta,e como trabalhar com essa turma que já lê, está ótimo, pois é, mais vou chegar no meu propósito aqui, olha como a minha turma é de 1º ano se possível te peço para postar figuras ou desenhos relacionados a esse poema tempestade, eu creio ter perdido um livro antigo didático que vinha com esse poema e desenhos descrevendo tudo.Obrigada e bons trabalhos.


  • edite, escola municipal nivaldo braga , Paraná - dijo:
    e.lopes.31@gmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    com certeza vou aproveitar essa aula com meus alunos. obrigada


  • Izabel mendonça, Colegio e Curso Novo Milênio , Pernambuco - dijo:
    izabel.mendonca@ymail.com

    20/03/2011

    Quatro estrelas

    Adorei os generos testuais principalmente o poesia que relata a belissima Cecilia Meireles


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.