Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por que o corpo muda durante a puberdade?

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ INST DE TECNOLOGIA ORT

Mariana Lima Vilela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sistema reprodutor humano a partir da discussão sobre puberdade no ensino de Ciências. Pretendemos abordar este conteúdo de forma integrada, estabelecendo relação entre os órgãos que compõem estes sistemas, além de permitir que os alunos possam compreender as transformações que estão ocorrendo no seu corpo. Caso você tenha interesse em conhecer o bloco como um todo, as aulas estão organizadas na seguinte sequência: 1- "O que os alunos sabem sobre o prórpio corpo?"; 2- "Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade"; 3- "Por que o corpo muda durante a puberdade?"; 4- "Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas"; 5- "Desevendando o Ciclo Reprodutivo Feminino"; 6- "Conhecendo melhor as transformções da puberdade, o sistema endócrino e sistema reprodutor".

A aula que apresentamos agora é a terceira aula do bloco e visa dar continuidade à discussão sobre puberdade desenvolvida na segunda aula (“Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade”), apresentando o sistema endócrino humano e algumas de suas principais características. Nesta aula, ao apresentarmos o sistema endócrino humano, discutiremos o conceito de hormônio e o funcionamento de algumas das glândulas do corpo. Mais especificamente, os alunos poderão aprender sobre a anatomia (posicionamento no corpo) e fisiologia (funcionamento) das glândulas hipófise, tireóide, paratireóide, testículos e ovários e a influência destas glândulas no desenvolvimento dos caracteres sexuais do organismo humano.

Duração das atividades
100 minutos (2 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sendo esta a terceira aula do bloco “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”, é importante que o professor já tenha abordado em sua turma algo sobre puberdade e mudanças no corpo conforme apresentado nas primeiras aulas deste bloco (primeira aula – “O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?”; e segunda aula – “Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade”). As discussões que propomos na presente aula dependem de debates anteriores sobre as transformações que acontecem no corpo masculino e feminino ao longo da puberdade. Para compreender as questões relacionadas ao sistema endócrino, conceitos como célula, órgãos e tecidos também podem ajudar.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

- Aula envolvendo pesquisa teórica.
- Estudo dirigido: “Como tantas mudanças estão acontecendo no meu corpo?” (disponível emhttp://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF15.pdf)
- Livros didáticos ou paradidáticos que incluam conteúdo sobre o sistema endócrino humano. Livros didáticos que são tradicionalmente utilizados no Ensino Fundamental possuem este conteúdo. Por exemplo:
Nosso corpo” de Fernando Gewandsznajder. Editora Ática.
Ciências – o corpo humano” de Carlos Barros e Wilson Paulino. Editora Ática.
Ciências – entendendo a Natureza. O Homem no Ambiente” de Cesar, Sezar e Bedaque. Editora Saraiva.
Ciências e Educação Ambiental – o corpo humano” de Daniel Cruz. Editora Ática.

Porém, qualquer outro livro de Ciências que inclua conceitos corretos relacionados ao sistema endócrino humano pode ser utilizado.

Atividades
Nesta aula propomos a realização de três atividades. A primeira delas consiste na distribuição e explicação de um estudo dirigido sobre o sistema endócrino e sua relação com a puberdade (disponível em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF15.pdf). Este estudo incluirá uma pesquisa utilizando livros didáticos. A segunda atividade será a realização deste estudo dirigido pelos alunos (individualmente). Para finalizar a aula, na terceira atividade, o estudo dirigido será corrigido com a turma e o professor deve aproveitar esta correção para o desenvolvimento de conceitos importantes relacionados ao sistema endócrino.

Atividade 1 – Distribuição do estudo dirigido e explicação da atividade que será desenvolvida

O estudo dirigido: “Como tantas mudanças estão acontecendo no meu corpo?” deverá ser entregue para a turma. Antes de começar a trabalhar com o estudo dirigido propriamente dito, o professor deve lembrar os alunos das discussões das aulas anteriores (principalmente a segunda aula deste bloco – “Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade”), para então introduzir o assunto que será abordado nesta aula. Lembrá-los das mudanças que vem acontecendo no corpo deles e que foram levantadas nas aulas anteriores é importante para que, a partir daí, seja colocada a pergunta central da presente aula:

- Como estas mudanças estão acontecendo no corpo?

Para que os alunos possam compreender bem o objetivo da aula e do estudo dirigido, é interessante que o professor explique aos alunos como este deverá ser desenvolvido. A estratégia para a explicação pode ser escolhida pelo professor. Sugerimos uma leitura em voz alta do estudo dirigido, tirando eventuais dúvidas que possam aparecer em cada uma das questões e uma breve explicação sobre a pesquisa utilizando o livro didático. Nesta explicação o professor pode ensiná-los a usar o índice do livro e destacar a importância da leitura completa do texto, interpretação e desenvolvimento textual próprio nas respostas.


Atividade 2 – Resolvendo o estudo dirigido
Após a explicação, o professor deve dar um tempo para que os alunos resolvam o estudo dirigido. Este tempo dependerá do grau de desenvolvimento de leitura, escrita e autonomia da turma. Sugerimos algo entre 20 e 30 minutos.

Ao longo deste tempo, o professor pode circular pela sala de aula, estimulando os alunos a resolverem as questões. No caso de dúvidas, é importante que incentivemos o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Para isso, sugerimos não fornecer diretamente as respostas das questões, usando estratégias como: pedir que os alunos expliquem com as próprias palavras o que está sendo solicitado na questão em dúvida; solicitar que ele explique o que leu no livro didático enquanto fazia a pesquisa; fazer novas perguntas que o ajudem a pensar nas suas próprias dúvidas; entre outras estratégias que o ajudem a descobrir por conta própria um caminho para achar as respostas que procura.

Atividade 3 – Discussão com a turma das respostas do estudo dirigido

Depois que todos os alunos tiverem preenchido as questões do estudo dirigido, sugerimos uma correção com a turma. O professor pode pedir que diferentes alunos leiam suas respostas e pode ir se certificando que todos encontraram as respostas esperadas. Ao longo da correção alguns conceitos importantes para o estudo do sistema endócrino precisam ser abordados. Por exemplo, após corrigir e explicar o conceito de hormônio, o professor pode discutir com os alunos porque cada hormônio age especificamente em determinado órgão. Podemos fazer isso abordando com os alunos a seguinte questão:

- Se os hormônios são lançados na corrente sanguínea pelas glândulas e se o sangue percorre todo o nosso corpo, por que cada hormônio só age em determinado órgão? Por exemplo, por que o hormônio FSH, liberado pela hipófise, só agirá sobre os ovários?

Ao responder esta questão, o professor pode mostrar para os alunos que cada hormônio age especificamente nos órgãos cujas células possuem estruturas que se encaixam perfeitamente com aquele determinado hormônio. Para isso, pode utilizar a seguinte imagem para auxiliá-lo nesta explicação:

Figura 1 – Representação de um hormônio (em marrom) aceito por um receptor hormonal na membrana celular alvo. E de outro hormônio (em verde) que não atua nesta célula-alvo.

Repare que nesta figura o hormônio circular em verde não é recebido pela célula-alvo, enquanto o hormônio com a forma irregular em marrom se encaixa perfeitamente no receptor hormonal na membrana e desencadeia uma reação química. Pode ser um exemplo de vários hormônios circulando pelo sangue, e somente um deles age sobre determinadas células. O FSH liberado pela hipófise agindo nas células do ovário, por exemplo.

É também relevante que ao final da correção do estudo dirigido, expliquemos aos alunos que no nosso organismo não existem apenas os hormônios e glândulas que estão no estudo dirigido. Estes se relacionam mais às mudanças da puberdade, mas existem muitos outros hormônios que estão ligados a outras funções do corpo, como: a quantidade de urina que eliminamos; a quantidade de determinadas substâncias no sangue, como açúcar, cálcio, entre outras; o ritmo do batimento cardíaco, da respiração; e muitas outras.

Recursos Complementares

- Livro paradidático interessante que pode ajudar o professor a estudar reprodução e está disponível na biblioteca de várias escolas públicas:
Sexo e Reprodução” de autoria de Fernando Gewandsznajder. 15 ed.. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2000. 56 p.

- “Volume 11 da coleção Ciência Hoje na Escola”, que traz textos interessantes relacionados ao tema puberdade e sistema endócrino em uma linguagem própria para alunos do Ensino Fundamental. A coleção "Ciência Hoje na Escola" é indicada para o aprofundamento ou complementação aos conteúdos curriculares ao longo dos 3 o e 4 o ciclos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os livros são compostos pela reunião de artigos escritos por pesquisadores de laboratórios, institutos e universidades brasileiras e cada volume apresenta um tema específico. O Volume 11 apresenta como tema central a sexualidade, explorando diversos aspectos relativos a ele. Entre estes, a questão dos hormônios. Para conhecer melhor esta coleção, visite o link: http://cienciahoje.uol.com.br/624

Avaliação

Em uma atividade como esta, podemos avaliar o próprio estudo dirigido ao final da aula, percebendo o capricho e a seriedade com que preencheram este estudo, assim como a correção do mesmo. Podemos também avaliar a participação e o envolvimento dos alunos na atividade proposta, e as dúvidas que apresentaram, o que garantirá o entendimento da avaliação como um processo contínuo, para além do resultado escrito final.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.