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Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
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RIO DE JANEIRO - RJ INST DE TECNOLOGIA ORT

Mariana Lima Vilela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sistema reprodutor humano a partir da discussão sobre puberdade no ensino de Ciências. Pretendemos abordar este conteúdo de forma integrada, estabelecendo relação entre os órgãos que compõem estes sistemas, além de permitir que os alunos possam compreender as transformações que estão ocorrendo no seu corpo.

Nesta aula o aluno poderá perceber a relação entre as mudanças que ocorrem no corpo masculino durante a puberdade e a relação destas mudanças com a reprodução. Aprenderá ainda como funciona o sistema reprodutor masculino e discutirá algumas questões sobre o corpo masculino.

Duração das atividades
100 minutos (2 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sendo esta a quarta aula do bloco “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”, é importante que o professor já tenha abordado em sua turma algo sobre puberdade e mudanças no corpo, conforme apresentado nas primeiras aulas deste bloco (“Aula 1: O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?” e “Aula 2: Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade”). As discussões que propomos na presente aula dependem de debates anteriores sobre as transformações que acontecem no corpo masculino ao longo da puberdade.

Para relacionar o sistema reprodutor masculino que será apresentado nesta aula com o sistema endócrino, é importante também que os alunos já conheçam os hormônios ligados à reprodução, conforme apresentamos na aula 3 deste bloco (“Por que o corpo muda durante a puberdade?”).

Conceitos como células e tecidos podem ser relevantes para que os alunos compreendam amplamente o sistema reprodutor masculino.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

- Desenvolvimento de leitura, interpretação e escrita.
- Texto “Por que o meu é diferente do dele?” (disponivel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16A.pdf)
- Estudo dirigido relacionado ao texto (disponivel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16B.pdf)

Atividades

Nesta aula propomos a realização de três atividades. A primeira delas consiste na distribuição e leitura do texto “Por que o meu é diferente do dele?”, sobre as transformações no corpo dos meninos, o aparelho reprodutor masculino e algumas questões masculinas (disponível em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16A.pdf). A segunda atividade será a realização de um Estudo Dirigido sobre este texto por cada um dos alunos (disponível em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16B.pdf). Este Estudo inclui associação de imagens ao texto e questões específicas sobre alguns processos descritos no texto. Para finalizar a aula, na terceira atividade, este Estudo será corrigido com a turma. O professor pode aproveitar esta correção para discutir questões importantes relacionadas a alguns preconceitos sobre o corpo masculino.

Atividade 1 – Leitura do texto
O texto sobre o corpo masculino “Por que o meu é diferente do dele?” será entregue aos alunos para leitura. A estratégia de leitura poderá ser escolhida pelo professor. Como se trata de um tema que pode ser constrangedor para alguns alunos, sugerimos um tempo para leitura individual. Este procedimento pode ser também importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de concentração para leitura individual e silenciosa.

Atividade 2 – Resolvendo o estudo dirigido
Depois de terem lido o texto, os alunos devem receber o estudo dirigido que se relaciona a diferentes trechos do texto.

Este estudo dirigido é composto principalmente de esquemas para que os alunos identifiquem as estruturas correspondentes. O objetivo desta atividade é que os alunos percebam com que trecho cada imagem se relaciona, entendendo que cada uma delas está representando um processo ligado ao aparelho reprodutor masculino. Além de relacionar cada imagem a um trecho do texto, os alunos devem indicar as estruturas que estão nas imagens. A relação entre a linguagem escrita (texto) e gráfica (imagem) pode ajudá-los a interpretar o texto e compreender melhor as informações que estão ali contidas. Esta atividade pode ser realizada em grupo, gerando uma interessante discussão entre os alunos.

Após a questão com as imagens os alunos responderão perguntas simples e diretas que estão no estudo dirigido, para que possam expressar textualmente e com as próprias palavras o que leram. A última questão que está sugerida pode ser feita para a caixa de perguntas que foi desenvolvida na aula denominada “O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?” a primeira deste bloco de aulas.

Atividade 3 – Discussão dos resultados
Ao final da atividade o professor pode fazer uma correção do estudo dirigido com a turma, mostrando cada uma das imagens e discutindo sua representação. Nesta discussão pode levantar algumas questões que o texto menciona e que costumam preocupar os alunos, como a questão da masturbação e da dificuldade de ereção.

Ao longo da correção não devemos esq uecer de mostrar o p apel dos hormônios nos processos, relacionando o sistema reprodutor e o sistema endócrino. O professor pode mencionar, por exemplo, que um dos hormônios sexuais, a testosterona, que é basicamente produzida nos testículos, é importante na produção de espermatozóides e na manutenção da ereção, sendo liberada em maior quantidade com o desejo sexual. Neste momento o professor pode relembrar a atividade realizada na aula 3 deste bloco ("Por que o corpo muda durante a puberdade?"), solicitando que os alunos consultem a tabela que construíram e relembrem a atuação dos variados hormônios estudados.

Na correção, é importante também frisar que na puberdade o sistema reprodutor se prepara para ser capaz de gerar um filho (o pênis aumenta de tamanho, os espermatozóides começam a ser produzidos, o desejo sexual aumenta), mas isso não significa que os alunos estejam socialmente prontos para isso. É interessante fazer essa discussão a partir de perguntas para os próprios alunos. Por exemplo:


- Durante a adolescência, na puberdade, o corpo masculino está se preparando para ser capaz de gerar um filho. Os espermatozóides começam a ser produzidos, o pênis aumenta de tamanho, o desejo sexual aumenta... Mas isso significa que os meninos estão prontos para se tornarem pais? Por que?

Após a correção o professor pode se colocar a disposição para responder perguntas sobre o sistema reprodutor masculino e a puberdade nos meninos e voltar a mencionar a caixa de perguntas construída na primeira aula deste bloco.

Recursos Complementares

- Livro paradidático interessante que pode ajudar o professor a estudar reprodução e está disponível na biblioteca de várias escolas públicas:
“Sexo e Reprodução” de autoria de Fernando Gewandsznajder. 15 ed.. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2000. 56 p.

- Livro paradidático sobre a reprodução de animais e plantas. Discute a importância da reprodução e os vários tipos de reprodução e desenvolvimento:
“E a vida continua” de autoria de Rosicler Martins Rodrigues. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2002.. 48 p.

- Leitura para o professor sobre abordagem de temas delicados relativos a sexualidade:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=956

- Sugestão de aula interessante sobre fecundação e reprodução:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ienc&cod=_reproducaohumanafecundacao

Avaliação

Para avaliar esta aula, o professor pode acompanhar a discussão nos grupos ao longo da atividade em grupo. Ou pode, ainda, verificar a participação dos alunos na correção e discussão sobre o sistema reprodutor masculino. O estudo dirigido pode receber nota de acordo com o trabalho e capricho de cada grupo. As perguntas elaboradas pelos alunos são também um mecanismo de avaliação.

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