Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo melhor as transformações da puberdade, o sistema endócrino e o sistema reprodutor

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ INST DE TECNOLOGIA ORT

Mariana Lima Vilela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sistema reprodutor humano a partir da discussão sobre puberdade no ensino de Ciências. Pretendemos abordar este conteúdo de forma integrada, estabelecendo relação entre os órgãos que compõem estes sistemas, além de permitir que os alunos possam compreender as transformações que estão ocorrendo no seu corpo.

Esta é a última aula do bloco e inclui explicações mais profundas acerca de transformações que ocorrem no organismo humano ao longo da puberdade, tais como, as espinhas, o aumento da estatura, o engrossamento da voz, a liberação de odor pelas axilas (cecê), características do pênis e aumento do desejo sexual.

Além disso, os alunos aprenderão a organizar, preparar e fazer uma apresentação em sala de aula.

Duração das atividades
150 minutos (3 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sendo esta a última aula do bloco “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”, para que as informações discutidas tenham sentido, é importante que os alunos já tenham aprendido sobre as transformações que ocorrem no corpo ao longo da puberdade (segunda aula - “Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade”), sobre o sistema endócrino humano (terceira aula - “Por que o corpo muda durante a puberdade?”) e sobre o sistema reprodutor humano (quarta aula – “Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas” e quinta aula – “Questões femininas: sistema reprodutor e endócrino”).

É também interessante que os alunos conheçam conceitos como célula e tecidos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

- Leitura e interpretação de texto.
- Organização de seminários.
- Textos da Revista Ciência Hoje on-line e da Ciência Hoje das Crianças on-line, tais como:
1) “Companhia indesejada - Colunista explica a biologia por trás da origem da acne, tormento da vida de muitos adolescentes”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/90875
2) “ Que voz grossa você tem!”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/2232
3) “A medida do homem - Colunista explica a biologia do crescimento e discute fatores envolvidos na definição da estatura”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/100643
4)“Pomada pode evitar cirurgia de fimose”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/3134
5) “Por que temos cecê?”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/1961
6) “Eles só pensam naquilo”. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/1817

Ou quaisquer outros textos que abordem explicações sobre algumas mudanças no corpo ao longo da puberdade e que se relacionem ao sistema endócrino e/ou reprodutor.

- Material para confecção de cartazes, como cartolinas ou papéis pardos, papel, caneta, lápis, lápis de cor, lápis cera, tesoura, cola, revistas, entre outros.

Atividades

Esta aula se divide em três atividades. A primeira atividade consiste na leitura e interpretação de um texto, esclarecendo eventuais dúvidas. Na segunda atividade, os alunos irão preparar em grupo uma apresentação sobre o texto. Na terceira e última atividade os alunos irão realizar uma apresentação do texto que leram e assistir apresentações de outros alunos que tiveram acesso a textos diferentes.

Atividade 1 – Leitura do texto
Nesta primeira atividade os alunos serão separados em 6 grupos e cada grupo ficará responsável pela leitura de um dos textos descritos acima. É importante que os alunos façam esta leitura com atenção, retirando eventuais dúvidas. A estratégia de leitura depende do professor. É possível tanto dar uma cópia do texto para cada aluno do grupo, ou fornecer apenas uma cópia, de forma que os alunos do grupo se organizem e leiam em voz alta para os demais membros do grupo.

É importante que o professor conheça todos os textos anteriormente, podendo inclusive escolher apenas um trecho dos textos, dependendo da habilidade de leitura da turma. Nesta leitura o professor pode já refletir sobre os pontos que lhe parecerem muito difíceis para esclarecê-los aos alunos no momento de leitura do texto. Enquanto os alunos estão lendo, o professor pode ir circulando pela sala de aula, questionando-os sobre eventuais dúvidas e pedindo que os alunos expliquem o que leram.

Neste momento da aula é importante que o professor garanta que todos os alunos leiam o texto inteiro, para que, posteriormente, todos participem da preparação da apresentação. Não é aconselhável que cada aluno leia um trecho e prepare a apresentação deste trecho, como muitas vezes os alunos costumam preparar os trabalhos em grupo. Todos os alunos devem ler o texto completamente, assim estarão conhecendo o texto e aprendendo com ele, e estarão efetivamente fazendo um trabalho coletivo.

Atividade 2 – Preparação da Apresentação

Após a leitura, cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre o texto. Para que os alunos consigam organizar melhor essa apresentação, o professor pode fornecer algumas questões guias que devem ser respon didas ao longo da apresentação. Sugerimos as seguintes questões:

1) Sobre o que o texto está falando? (sobre as espinhas, sobre a voz, sobre fimose, sobre o cecê, sobre a altura, etc.)
2) Isso se relaciona a que parte do nosso corpo? (pele, cordas vocais, glândulas, pênis, axilas, todo o corpo, etc.)
3) Como isso acontece no nosso organismo? (o aparecimento das espinhas, a produção e o engrossamento da voz, o crescimento, o cecê, como é o prepúcio e sua função, etc.)
4) Qual a relação desta questão que está no texto com a puberdade ou a adolescência?
5) Há alguma curiosidade interessante no texto que gostariam de comentar?
6) O que o grupo achou do texto?

Com as questões guias, o grupo deverá fazer um planejamento de como será a apresentação do texto e se preparar para tal. Se acharem adequado, podem confeccionar um cartaz de apoio para a apresentação.

Para ajudá-los nesse planejamento, é interessante que os alunos recebam instruções da apresentação preparadas pelo professor. Podem incluir, por exemplo:

- A apresentação de cada grupo deve ser preparada para uma duração de 10 minutos com uma tolerância de 15 minutos.
- A turma pode participar fazendo perguntas, desde que estas sejam feitas somente após a exposição do grupo.
- Após o dia da apresentação, cada grupo deverá trazer um resumo e uma pergunta por escrito sobre cada apresentação feita. Este resumo e estas perguntas deverão ser entregues no dia marcado.
- A pergunta elaborada deve corresponder ao nível dos conhecimentos estudados em sala de aula e que tenha sido comentado pelo grupo durante a apresentação.

Repare que nestas instruções incluímos a entrega de um resumo sobre a própria apresentação do grupo e perguntas sobre a apresentação dos outros grupos. Estes devem ser entregues na aula seguinte a apresentação. Esta é uma maneira de tentar garantir o envolvimento na preparação da própria apresentação e na participação das apresentações dos colegas.

Ao longo do planejamento da apresentação, o professor pode ir ajudando cada grupo a responder as questões guias e a pensar em como organizar uma apresentação.

Atividade 3 – Apresentação
Na aula seguinte à leitura e preparação da apresentação, os seminários serão realizados. É importante que o professor organize os alunos, lembrando-os das perguntas que deverão ser elaboradas e do respeito ao trabalho do colega.

Cada grupo fará sua apresentação em até 15 minutos. Se o grupo tiver dificuldade de se expressar, o professor pode ajudá-los fazendo perguntas para que comecem a falar.

Recursos Complementares

- Livro interessante sobre a leitura nas aulas de ciências: “Linguagens, Leituras e Ensino da ciência” organizado por J.P.M. Almeida e H.C. Silva. Campinas-SP: Mercado de letras: ALB, 1998.

- "Volume 11 da coleção Ciência Hoje na Escola", que pode trazer textos interessantes para o professor trabalhar com os alunos relacionados ao tema puberdade. A coleção "Ciência Hoje na Escola" é indicada para o aprofundamento ou complementação aos conteúdos curriculares ao longo do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os livros são compostos pela reunião de artigos escritos por pesquisadores de laboratórios, institutos e universidades brasileiras e cada volume apresenta um tema específico. O Volume 11 apresenta como tema central a sexualidade, explorando diversos aspectos relativos a ele. Entre estes, a questão dos hormônios. Para conhecer melhor esta coleção, visite o link: http://cienciahoje.uol.com.br/624

Avaliação

A avaliação desta aula pode incluir como critérios:
a) Conteúdo da apresentação de acordo com os itens indicados.
b) Organização, seriedade e integração dos grupos durante todo o trabalho.
c) Respeito às regras e participação na apresentação dos demais grupos.
d) Resumo e perguntas elaborados pelo grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alessandra Carvalho, colégio estadual josé fonseca , Rio de Janeiro - dijo:
    estevescarvalho@uol.com.br

    07/07/2015

    Cinco estrelas

    eu adorei essa aula, está muito bem explicada, sem enrolação e de uma clareza sem igual. obrigada


  • claudia, C.E. Euclydes Paulo da Silva , Rio de Janeiro - dijo:
    cpriorfelix@hotmail.com

    30/09/2012

    Quatro estrelas

    É muitobom encontrar recursos feitos por pessoas que atuam realmente ems sala de aula e nao meros burocratas que o sabem exigir um ficticia aprendizagem. Valeu! Abraços e mande mais sugestoes.


  • Justin Drew Bieber, Canadá - dijo:
    gabriely_ga@yahoo.com.br

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    amei,essa aula tem tudo a ver com a puberdade. so que devia falar sobre a relaçao sexual!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.