Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MEDIDAS: realicionar com o cotidiano das crianças

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças aprenderão a relacionar, aplicar e comparar objetos, utilizando o centímetro presente na régua, como unidade de medida  para medir objetos de tamanhos menores, e o metro, para medir tamanhos maiores.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Seqüência numérica;
• Medidas;
• Relação maior e menor;
• Unidades de medidas.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - Medir com régua ou com o metro.

1º Momento - Familiarização com o metro (M) e os centímetros (cm)


Essa atividade deverá ser desenvolvida tomando como referência as medidas que envolvam o Metro e os Centímetros. Para iniciar a atividade é preciso fazer alguns questionamentos de forma que instigue as crianças a se envolverem com as atividades , para procurar resolvê-las por meio do uso da régua e da fita métrica.
O professor mostra a fita métrica e uma régua e pergunta: para que serve cada um desses objetos?  Sabem utiliza-los? Eles medem o que? Em seguida,  anota a fala das crianças. Como no exemplo da fala das crianças abaixo:


• Cr- Serve para medir;
• Cr- ver o tamanho das coisas;
• Cr – O tamanho do quadro;
• Cr- O tamanho da cadeira, da mesa; do jogo;

• Cr- a régua não serve para medir o quadro porque ela é pequena.


Observação:. Em todas as falas das crianças foi contemplada a questão que serve para medir coisas.  As crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, já acreditam que os centímetros servem para medir coisas pequenas e os metros para medir objetos maiores.

2º Momento- Procurando objetos para estabelecer relações de medidas e diferenciar os centímetros. Como no exemplo que a professora solicita as duas crianças do grupo, que escolham dois objetos para que efetivem as suas medidas.

                      Figura 1- crianças se medindo para saber quem é maior.

                   Figura 2- Criança procurando em qual sentido deve medir o tamanho desse objeto.

                   Figura 3-  Deve medir o tamanho desse objeto em qual sentido?

 As  crianças apresentaram dúvidas em relação ao sentido que deveriam medir para obter a medida do tamanho dos objetos. Nesse momento, como pode ser observado acima, as crianças se depararamcom  um problema. Como devo medir? Medir pela altura, pela largura, pelo comprimento?
Lançamos outras questões para que compreendessem esses conceitos: o que seria comprimento, largura e altura? Assim, tomamos como exemplo a nossa sala de aula. Primeiro, pedimos que observassem o formato da nossa sala de aula. Perguntamos: qual é a largura? qual é o comprimento? o qual é  a altura? De fato o professor deve ter clareza, no momento da orientação,  se as crianças não compreendem essas dimensões,  tendem medir de qualquer jeito. Dessa forma, deverá anunciar a atividade e construir a orientação da sua realização com as crianças.

3º Momento- Construção da fita métrica


A construção de uma fita métrica é fundamental para aprender a comparar grandezas e saber utilizá-las em seu cotidiano. A primeira coisa que as crianças relacionam com a medida é comparando seu tamanho com as das outras crianças e os objetos, tomando seu próprio corpo como instrumento para realizar medidas diversas.
É possível perceber que elas demonstram clareza para comp reender e realizar m edidas com o metro e c om a régua (centímetros), bem como, ter clareza do que poderá  ser medido.

    Figura 4- Foto das crianças se medindo, fazendo marcas na parede.

                  Foto 5- Foto das crianças contando os centímetros

Recursos Complementares
  • Fita metrica;
  • Réguas;
  • Objetos diversos.
Avaliação

• Verificar se perceberam a função e uso das medidas em diversas situações;
• Como perceberam e compararam as grandezas usadas em seu cotidiano.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.