Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo o corpo/ Aula inclusiva para Paralisia Cerebral

 

25/10/2009

Autor y Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender as funções do seu corpo, como também de seus membros superiores e inferiores e suas articulações.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar com as crianças informalmente,as partes do corpo, a fim de verificar o nível de conhecimento.
Como trabalhar? Ah! esta é uma boa pergunta!
Algumas sugestões em relação ao trabalho informal:
- encoste seu nariz em alguma superfície (parede, lenço...) e diga:- nossa como é molinho, meu nariz!
Crianças o nariz de vocês é molinho como o meu?
- humm... estou sentindo um chulé!!! Será que vem do meu pé?

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Rádio (se optar em passar a música para que as crianças acompanhem);
- Uso da sala de computadores


Atividade 1: Cantando citando partes do corpo.

Figura 1: Diponível em:
http://fl1.shopmania.org/files/imagens/970/puzzle-menina-e-o-seu-corpo~969941.jpg

acesso em: 03.10.2009.

Para iniciar a aula, o professor poderá passar uma musica infantil, cantando junto com elas, podendo executar o movimento de acordo com a letra, movimentando a parte do corpo sugerida de acordo com a sua possibilidade.

Alerta! As crianças com PC poderão executar os movimentos se apresentarem nível de gravidade moderado para alto, balançando a cabeça; elevando ou abaixando os ombros, entre outros movimentos, não necessariamente utilizando as mãos.

Para que conheça o ritmo e a música, está disponível em:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/musica-boneca-de-lata.html
acesso dia 02/10/2009.
Obs: É necessário fazer o download da música.
A música disponível apresenta ritmo moderado o que oportuniza as crianças a executarem os movimentos de acordo com as suas possibilidades.

Música: Minha boneca de lata

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...


Uma outra música boa para trabalhar com as crianças, de fácil compreensão, que a maioria já conhece e que poderá ser trabalhada a noção do corpo é a música da “Xuxa” – Cabeça, ombro, joelho e pé.
O professor poderá cantar esta música com os alunos para que elas acompanhem o movimento encontrando as partes do corpo.

Sugestão: no decorrer da música o professor fica sem pronunciar uma parte do corpo, fazendo somente o movimento.
Música disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/769665/  
acesso em: 02.10.2009.

Figura 2: Disponível em http://2.bp.blogspot.com/_nb8FAfUit_8/Rdlux57vV5I/AAAAAAAAADk/flFTYIcb07U/s320/WP060000337.gif  
acesso em: 03.10.2009.

Música: Cabeça, ombro, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé

Hum, hum, hum e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos , ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

Dica: O professor deverá incentivar os alunos a executarem o movimento. Caso o aluno que tenha paralisia cerebral tenha dificuldade, deverá ser auxiliado pelo professor ou por um coleguinha de classe.

Importante professor:
- o desenvolvimento motor não é um processo estático, não é somente o produto de fatores biológicos, é influenciado por condições ambientais que interferem na aquisição de habilidades funcionais dessas crianças. Sendo assim, vamos apresentar as crianças desafios que a levem a explorar suas possibilidades.
- o paralisado cerebral (PC),muitas vezes apresenta dificuldade na fala, tenha paciência! Solicite que repita, a pessoa com dificuldades desse tipo não se incomoda em repetir se necessário, para que se façam entender.
- aceite a deficiência, ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.

Atividade 2: Espelho


Formação: dispostos em duplas, de frente um para o outro.

Descrição da atividade: ao comando do professor os alunos deverão movimentar a parte do corpo solicitada, ex: Mexer o braço direito, levantar a perna esquerda, acenar com a mão esquerda.
No primeiro momento da brincadeira eles sentirão dificuldades pois irão imitar o colega da frente, porém deve sempre falar para movimentar o lado correspondente ao seu corpo. Depois de algum tempo pedindo para que eles movimentem, o professor deixará livre para que cada um faça um movimentos para que o seu companheiro, que está a sua frente repita, desta vez como se fosse um espelho.

Obs: O professor deverá ficar atento com o aluno que tenha Paralisia Cerebral e respeitar suas limitações.

Parece ter esquecido Professor?

A motivação é a alma do envolvimento! Associá-los a elogios sociais como
“ maneiríssimo!”, “ pra lá de bom!”, abraços, isso acabará por ajudar a criança a internalizar o sentimento de bem estar sobre si. Este sentimento de orgulho poderá se tornar motivador ele mesmo.

Atividade 3: Partes do corpo

Figura 3: Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_OAQJWBHBq6s/ShIOlpeaJOI/AAAAAAAABIE/FyaFsGW0_c8/s320/corpo+humano+12.jpg  
acesso em: 02.10.2009.

Formação: grande roda.
Objetivo: Esta brincadeira tem por finalidade estimular a interação e atenção com os colegas.

Descrição da atividade: O professor inicia a brincadeira dizendo uma parte do corpo, passando sua vez para a criança que está ao seu lado. Esta colocará a mão na parte do corpo que o professor disse, porém deverá dizer o nome de uma outra parte do corpo.
Ex: O professor fala “barriga”, o aluno deverá colocar a mão na barriga e dizer uma outra parte de seu corpo como “cabeça”, onde a próxima criança executará o movimento colocando a mão na cabeça e assim sucessivamente. A brincadeira ficará divertida, porém o professor deverá conte r a agitação de todos para que mantenham a atenção.

Dica: Caso o aluno PC tenha dificuldade com a fala, o professor o ajudará, pedindo primeiramente a repetir a parte do corpo escolhida, assim também como o auxiliará se for necessário, a colocar a mão na parte indicada do corpo.

Recursos Complementares

Poderá ser usado na sala de computadores um joguinho onde os alunos seguem a parte do corpo, tendo que clicar exatamente no local indicado pelo jogo. Assim poderão trabalhar a agilidade e a noção corporal.

Jogo Disponível em:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html
acesso em: 02.0/10.2009.

Avaliação

A avaliação deve ser no decorrer da aula, onde o professor deverá identificar o nível de percepção corporal de cada um.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.