30/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:
Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.
Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.
Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.
Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem. Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “video-clipe” produzido pelo grupo.
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Quatro estrelas 103 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Cinco estrelasMuito interessante, gostei!!!..... Vou utilizar em minha turma.Parabéns....
21/04/2012
Quatro estrelasAchei a atividade ÓTIMA,VOU UTILIZAR NA TURMA DE CORREÇÃO DE FLUXO.
10/02/2012
Cinco estrelasGostei muito! Parabénssssss
26/10/2011
Cinco estrelasAdorei, vou realizar com a minha turma. Parabéns!!
24/07/2011
Cinco estrelasExcelente... essa atividade pode ser feita como aula inicial na faculdade; os alunos adorarão essa "recepção" da disciplina de Língua Portuguesa.
03/07/2011
Cinco estrelasachei sua ideia maravilhosa realizei com uma turma de quarto ano e foi fantastico o resultado.parabens
29/03/2011
Cinco estrelasExcelente a ideia. Parabéns!
09/11/2010
Cinco estrelasGostei muito do seu plano de aula,pois com a musica o desperta mais interesse no educando e com isso a apredizagem ocorre com mais facilidade.
25/10/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula achei muito interessante e criativa.Pois eu sempre gostei de trabalhar com música e sua sugestão com certeza me ajudará a encrementar ainda mais minhas aulas.
28/09/2010
Cinco estrelasSuper interessante a sua sugestão de aula, objetiva e dinamica. Levarei para os meus alunos!!
29/08/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão, vou incluir em meu trabalho. Estou preparando uma homenagem cívica com a música e sua sugestão ampliou meus objetivos...
25/06/2010
Cinco estrelasAdorei, excelente para alfabetização, vou reproduzir. bjs
05/04/2010
Cinco estrelasExcelente metodo de interação entre professor aluno e entre alunoxaluno. Um metodo também para sair da morasmo que muitas vezes leva o aluno a desanimar de estudar.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns Eliane pela sugestão de como trabalhar a música com alunos que ainda tenham dificuldade na leitura e escrita.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI DA NOVIDADE E ACREDITO QUE É POR ESSE CAMINHO QUE VAMOS CONSEGUIR FAZER COM QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM ALFABETIZADOS DE UMA FORMA QUE NÃO SEJA MECANICA E REPETITIVA.VALEU
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei esta estratégia visto que de uma forma interessante, bela e dinamica a música pode ser apresetanda e trabalhada em conjunto com o grupo de alunos, essa forma de incentivo e estratégias diferenciadas, possibilita que as crianças participem, recriarem ilustraçoes sobre o tema das mesmas, mas principalmente conheçam e aprendam a apreciar músicas belas e de boa qualidade.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professora Eliane, Quero dar-lhe os parabéns pela atividade. Quanta criatividade. Todas as estratégias aqui desenvolvidas, nos sugere grandes possibilidades de trabalharmos incluindo a todos e isso é ótimo!! Permita-me usar como sugestão para os professores nos encontros de formação do município. Pois trabalho com educação inclusiva.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante trabalhar com textos musicais, é uma forma das crianças se expressarem e até relaxar, principalmente com música de bom gosto como a que você escolheu professora Eliane, achei fantástica, você foi muito criativa ao elaborar as atividades, gostei muito do vídeo. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasDe maneira lúdica os alunos vão se apropriando de alguns signos e se desenvolvendo no processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Muito boa esta atividade.
24/03/2010
Cinco estrelasObrigada pela diversas sugestões de trabalho... obrigada pela força de todos que colaboram com este site. abraços Railda
24/03/2010
Uma estrelaSua sugestão foi muito interessante parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasolha, já trabalhei com está música,completamente diferente.Adorei o seu exemplo, achei muito criativa,e vou usá-lo no próximo ano
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa sua aula,gostei de ler ainda mais que é a primeira vez que acesso esse portal...
24/03/2010
Quatro estrelasLendo o projeto da professora achei -o muito significante , executou várias estratégias de leitura, e todas elas muito pernitentes ,que ajudou o aluno a realizar uma maior reflexão.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula que realmente chamara a atenção do aluno, vai desperta-lo para a leitura, com certeza. Excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasEM. Prof. Clori Benedetti de Freitas. Dourados-MS. Excelente combinações de liguagens que estimula a leitura de imagens, sons e escrita. Parabéns! Maria Elena Martins
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante a sugestão de atividade apresentada pela professora Eliane Candida Pereira. Esta atividade traz uma estratégia de leitura diferenciada, baseada na letra da música: Aquarela, que por sua vez leva as crianças que estão iniciando a alfabetização e o conhecimento da leitura a da escrita, a aprender de maneira divertida, alegre, como se estivessem brincando.
24/03/2010
Cinco estrelasachei exceleste esta sua sugestão de aula e vou adequa-lá a minha classe. muito obrigado
24/03/2010
Quatro estrelasO tema é muito interessante, envolve o desenho, a música e vários recursos visuais despertando assim o interesse e a motivação da criança, fazendo com que ela participe da aula, com alegria.
24/03/2010
Cinco estrelasuma aula muito proveitosa adorei.
24/03/2010
Cinco estrelas100%
24/03/2010
Três estrelasmuito bom
24/03/2010
Quatro estrelasO processo de alfabetização e continuo e processual, e com dinamismo conseguismo desperta nos alunos o prazer pelo conhecimento, essa metodologia é prazerosa e dinamica, despertando no educando a vontade de conhecer o novo e o prazer pela leitura.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a dinâmica e os recursos utilizados (música, vídeos, leitura dinamica...) As aulas ficaram criativas e estimulam o pensamento crítico, isto é fundamental nos dias de hoje!
24/03/2010
Quatro estrelasÓTIMO
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DE SUA AULA. PARABÉNS!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua ideia muito boa parabens
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei essa atividade para ser trabalhada com os alunos no processo de alfabetização, em meus estudos o PCN de lingua portuguesa é claro em afirmar que a metodologia utilizada pelo professor não necessariamente deve ser as famosas "lousadas" ou mesmo avaliar de forma não muito didática a maneira como o aluno ler e interpreta determinado texto. Assim fiz por meio de um desafio utilizar mídias educacionais e o próprio laboratório de informática da escola para ajuda-los com a leitura e escrita.
24/03/2010
Quatro estrelaseu realizei essa atividade em minha sala de aula com alunos do1º ano e depois confeccionamos um livro grande com a musica aquarela !!!!!!!!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, adorei a ideia de digitalizar as criações dos alunos. Assim dá-se uma nova roupagem a esta atividade tão gostosa de se aplicar, tendo como repertório Toquinho. Parabéns!!
24/03/2010
Quatro estrelasBOM
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalhar com música para alfabetizar os alunos é uma ótima estratégia para a escrita e leitura, os alunos se envolvem com prazer nas atividades.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a sua sua aula; sempre trabalhei muito com músicas valorizando a mensagem do texto as artes, buscando inúmeras formas de registrar o aprendizado mas esta é muito inovadora e, logo que eu aprender bem usar as novas mídias irei "mergulhar nesta onda". Valeu
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Gostei muito da dinâmica da aula, assim podemos possibilitar alegria, motivação e interesse do aluno em aprendizagens significativas.
24/03/2010
Quatro estrelasEliane parebéns pelo trabalho. Já fiz uma atividade semelhante que resultou em um livro coletivo, com as ilustrações dos alunos alusivas a música " imaginem" de Eduardo Dusek. Realmente é uma at. muito rica.
24/03/2010
Quatro estrelasAo desenvolver música Aquarela com uma determinada turma em sala de aula é percebível que o lúdico, o brincar, o ouvir, o desenhar, o falar e o cantar são significativas formas de produção de conhecimentos, que por meio de mediação do educador se mostram como possibilidades que vão acontecendo e sendo construídas por cada individuo de acordo sua desenvoltura e participação no próprio aprendizado. Por isso classifico essa aula como um recurso riquissimo para o ensino.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito do método, em que foi aplicado, pois através de recursos lúdicos, o professor inseriu de forma diferencida de trabalhar a leitura na sala de aula
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão: divertida, dinâmica, alegre, fundamentada, as situações criadas pela Professora Eliane, leva os alunos a aprender brincando.
24/03/2010
Cinco estrelasachei excelente,inclusive no meu estágio em pedágogia usei esta musica no pré-escola 2 e foi ótima todos participaram,criancas de 5 anos. a aula foi divertida,dinamica,muito produtiva.vou usar esta estrategia que ela usou agora nas series iniciais.
24/03/2010
Cinco estrelasAproveitei essa sugestão de aula e desenvolvi esse projeto com meus alunos do 2º ano E, da Escola Municipal Irmã Irma Zorzi, e realmente ocorreu grande integração com as TIC, a aula se tornou atrativa e interessante para os meus alunos. O envolvimento foi grande, fizemos exposição na escola dos desenhos, das produções elaboradas pelos alunos e para culminância apresentamos a música para toda comunidade escolar.
24/03/2010
Cinco estrelasPreparei um material parecido em 2009 com esta música e foi uma aula bem interessante, deu certo.....
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sua aula, estarei aproveitado sua ideia em minha sala, depoi eu posto os finalmentes.
24/03/2010
Cinco estrelasA escolha da música foi excelente bem como a estratégia de pausar o vídeo para verificar se estão ajustando a escrita ao falado.
24/03/2010
Quatro estrelasOtima aula, estou atuando como professora do Programa Alfabetiza Reme e trabalho muito a leitura e escrita dos alunos, achei sua aula propícia para aplicar para os meus alunos. A metologia aplicada nesta aula não diferencia muito da minha, A não ser a aplicação da tecnologia,preciso usar mais a tecnologia nas minhas aulas, como diz o DR. Ladislau.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula, vou desenvolver com meus alunos!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito e achei muito rica e de grande qualidade, trabalhando um tipo de gênero como a música a aula fica divertida e dinâmica. E como a música encanta e que desperta na criança o prazer e a participação.
24/03/2010
Três estrelasOla! Professora Eliane adorei como voce desenvolveu sua aula, ja trabalhei tambem com alfabetização e vejo que com musicas é muito mais facil a criança desenvolver seu potencial. As atividades preparadas emcima das musicas são uma maravilha. Elisabete
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, achei dinâmica, alegre e o principal; poder alfabetizar utilizando a música e a mídia ao mesmo tempo. Vou aplicar a teoria em minha aula com alunos da EJA. Obrigada.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei do video, já havia com a musica, mas somente com o som e nunca com os desenhos, vou levar para minha sala e explorarar mais a letra da musica
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a atividade, È MUITO LEGAL!!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, pois traz uma música de alta qualidade, um vídeo muito apropriado e oportunidade de explorar atividades como desenho, melodia, imaginação e rimas, mas a elaboração de um novo video-clipe exige do professor conhecimentos de informática que a maioria não tem, portanto, poderia ser simplificado para a confecção de um painel da música para exposição aos outros alunos da escola.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante essa experiência, pois a música envolvem os alunos, levando-os a criarem sua própria aprendizagem.
24/03/2010
Três estrelasJá utilizei esta música com minha turma, onde inicialmente os mesmos ouviram a letra, em seguida pedi para que desenhassem alguns objetos mensionados na letra e colocasse os seus nomes. Em um cartaz listamos todos os nomes escritos por eles.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei excelente a sequência di´datica aqui apresentada.
24/03/2010
Cinco estrelasTambem trabalho com musicas. adorei suas sugestoes atraves de musicas os alunos aprendem com mais interesse,é muito importante trabalhar os diferentes tipos de letras.
24/03/2010
Cinco estrelasEliane você utilizou o video de uma forma simples mas criativa, e realmente desta forma garantindo a leitura fazendo o levantamneto do conhecimento prévio: fazendo antecipações e inferências, além de permitir a criança o domínio da escrita
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhosa essa aula. Já trabalhei com eus alunos e o resultado foi surpreendente. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a atividade com o gênero textual.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, mesmo porque as crianças na fase de alfabetização necessiatam de aula lúdicas que as façam viajar no mundo da imaginação e com certeza irei aplicar essa aula em meu planejamento.... parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá! Achei muito interessante e dinamica essa aula, porem a realidade da escola pública é outra, os alunos não conhecem as letras do alfabeto, não tem coordenação motora, não sabem diferenciar as cores e os pais na grande maioria são analfabetos. Com todos esses desafios, colocamos em pratica a metodologias que o aluno melhor aprende e com certeza essa aula terá uma grande contribuição. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a atividade com o gênero textual.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante o trabalho realizado, percebo o quanto podemos fazer com esses recursos.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei !!
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima sugestão, inclusive fiz uso dessa música maravilhosa com meus alunos. Eles adoraram!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a alternativa, assim as crianças tambem se desinibem, perdem o medo de errar e a vergonha.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei! Vou conversar com meus professores tentando construir novas atividades nesta linha.
24/03/2010
Cinco estrelasAula: Usando estratégias de leitura durante a alfabetização. Achei fantástico o uso de tecnologias e de mídias nessa aula, mostrando assim que é possível usá-las sem exageros e sabendo como usar e como e quando. Foi trabalhado nessa aula os recursos humanos, bem como o lápis, papel, borracha e não somente materiais mais modernos. Deu prioridade ao cantar, ler, interpretar, usar a criatividade das crianças, usando recursos tecnológicos e os simples. Quais desafios surgiram nessa atividade?
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente sua idéia de aula, muito criativa e de grande valia para incentivar a leitura. Parabéns!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasIdéia brilhante, é atividades nesse contexto que procuro!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta é uma aula muito boa, e que provoca a curiosiidade dos alunos levando-os à querer mais
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!!
24/03/2010
Quatro estrelasA estratégia utilizada nessa aula é interessante e criativa, através da música de Toquinho – Aqualera, os alunos poderão passear em diferentes lugares escutando uma música de qualidade. Será realizado um trabalho dinâmico onde os alunos deverão trabalhar em grupo para criarem as ilustrações sobre o tema da música para que seja criada a apresentação digital.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professora Elaine: Eu gostei muito da atividade proposta. Para realiza – la é preciso fazer antes uma avaliação diagnostica para saber em que hipótese de escrita as crianças estão, para assim realizar a atividade de acordo com as suas aproximações. Eu gostei muito desta atividade e pretenderei utiliza – la após as férias.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei e muito dessa proposta de aula: primeiro porque a música encanta e desperta na criança o prazer e a participação ainda mais com o video clip. Eles vão adorar! Pra essa faixa etaria tem que se trabalhar com o lúdico, isso exige criatividade e empenho do professor.Imagina quantas atividades dão para ser trabalhadas nesse texto? Parabéns professora Eliane pela sua sugestão de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, a música foi bem escolhida e o desenvolvimento da aula é de forma prazerosa e com desafios. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasPara alunos que ainda não lêem convencionalmente, realmente é otima a oportunidade de aprendizagem. O trabalho em conjunto com o visual e o audio vem para melhorar a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula. É muito importante nos dias atuais desenvolver atividades por intermédio de tecnologias, além de ser mais atrativo mostra várias possibilidades dos alunos fazerem as suas atividades por intermédio das TICs.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente e quando a escola não disponhe de toda a tecnologia necessaria pode fazer o video clip com os proprios alunos
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito e achei muito rica e de grande qualidade, trabalhando um tipo de gênero como a música a aula fica divertida e dinâmica. E como a música encanta e que desperta na criança o prazer e a participação.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta idéia. Vou desenvolvê-la com meus alunos brevemente.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, professora. É sempre bom socializar experiências exitosas. Essa é uma delas. Pois se já fizemos algo parecido, é possível incrementar, fazer ajustes para que os próximos resultados contribuam ainda mais para incentivar o prazer em ler nas turmas iniciais do Ensino Fundamental e assim formar leitores.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante essa aula, pois são utilizadas estratégias importantes para trabalhar a leitura através da música em sala de aula com alunos de alfabetização. Valeu!!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, essa música diz muita coisa para analisarmos...
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muitoda aula para envolver o aluno no apendizado, pois é um bom estimulo para trazer a turma a participarem diretamente e com certeza ele va sentir-se parte integrante onde cada um será o autor principal.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a forma como você usou para alfabetizar, e isso mesmo o aluno aprende brincado, foi perfeita sua criatividade.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela sugsetão. gostei muito. vou dar a sugerir essa aula para as (os) professoras de alfabetização, pois estou na coodenação da escola.
24/03/2010
Cinco estrelasfoi maravilhosa
24/03/2010
Quatro estrelasLendo o projeto da professora achei -o muito significante , executou várias estratégias de leitura, e todas elas muito pernitentes ,que ajudou o aluno a realizar uma maior reflexão.
24/03/2010
Cinco estrelasa aula está muito criativa com ceteza vai me ajudar muito