15/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar alguns jogos e brincadeiras do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes do nossa cultura popular folclórica.
O conceito de folclore, a pesquisa sobre jogos e brincadeiras solicitada na aula "Desvendando o folclore".
Estratégias e recursos da aula:
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais:várias figuras de atividades folclóricas (Comidas, festas, jogos e brincadeiras, lendas, brinquedos, danças)
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/advinhas.gif
adivinhação
amarelinha
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.gif
Brinquedos folclóricos
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg
Cantigas de roda
http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0004i1.jpg
Comida do folclore nordestino-mungunzá
http://farm2.static.flickr.com/1349/541638710_54af879ef0.jpg
Comida folclórica - quindim
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d5/Frevo.jpg/180px-Frevo.jpg
Dança folclórica-frevo
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.jpg
Danças folclóricas-maracatu
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.JPG
Folguedos
http://www.nordesteweb.com/imagens/ne_folclore_mula.jpg
Mula sem cabeça
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlenda.jpg
Parlendas
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.gif
Travalíngua
http://2.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SKsjRXXnLnI/AAAAAAAAHPA/KZMhmrPA680/s1600-h/10amarelinha.jpg
Amarelinha
Bolinha de gude
http://2.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SKsi9FU06CI/AAAAAAAAHOg/k_ExoDL_MnQ/s1600-h/03piao.jpg
Pião
http://1.bp.blogspot.com/_Y5yN jmtQVpA/SKsi9g29X3I/AAAAAAAAHOw/9eF5dZX7f7k/s1600- h/05pipa.jpg
Pipa
http://3.bp.blogsp ot.com/_Y5yNjmtQVpA/SKsjRUvEXZI/AAAAAAAAHO4/74mFthfBgIs/s1600-h/07pula_corda.jpg
Pulando corda
http://1.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SKsjRxCQbtI/AAAAAAAAHPY/-do0zzPI67E/s1600-h/22queimada.jpg
Queimada
Perguntar aos alunos sobre os jogos e brincadeiras que os pais brincavam quando crianças (corre-cotia, escravos de Jó, pique-esconde, passa-anel, morto-vivo, seu mestre mandou, amarelinha, pique pega, pedra, papel e tesoura, dentre outros, que foram respondido anteriormente pelos pais em casa. Questioná-los: Quais dessas atividades são pertencentes ao folclore? Porquê? Selecionar coletivamente aquelas atividades que fazem parte do folclore e que os alunos ainda jogam/brincam. (aprox. 10 min.)
Vivenciar os jogos e brincadeiras selecionados na atividade anterior. (aprox. 20 min.)
Sugerir outros jogos e brincadeiras folclóricas não citadas pelos alunos. O professor deverá pesquisar brincadeiras folclóricas de outras regiões e realizá-las.
Sugestões:
No Nordeste, essa brincadeira é comum em festas de aniversários. Pendura-se em um local mais alto, com uma corda ou um fio, uma panela de barro cheia de bombons, “chicletes”, chocolates e outras guloseimas. Coloca-se uma venda nos olhos de uma das crianças, faz-se com que ela gire algumas vezes e com um bastão ou pedaço de pau na mão, ela deve tentar quebrar a panela. Se não conseguir, escolhe-se outra criança, até que uma delas consiga quebrá-la e todos correm para pegar as guloseimas no chão. Atualmente, a brincadeira é realizada utilizando-se um balão de borracha que deverá ser furado. Há também a Piñata (palavra em espanhol que significa pote de doces), ainda não muito conhecida no Brasil. Possui várias formas, representando diferentes temas infantis (bonecos, animais, objetos) confeccionada com uma espécie de papelão ou papel maché. Dentro dela são colocadas as guloseimas.
Sem que o grupo de crianças participantes da brincadeira saiba, duas crianças escolhem aleatoriamente dois nomes – podem ser de frutas, flores, animais, etc., cada uma guarda o nome escolhido. Posicionam-se em pé, uma de frente para a outra e, de mãos dadas, formam um arco. O grupo de participantes forma uma fila que deverá ser encabeçada por uma criança maior ou mais esperta que representará a mãe de todas elas. Esta criança puxará a fila e passará por baixo do arco, cantando: - Passarás, passarás, algum deles há de ficar. Se não for o da frente, deve ser o de detrás. A última criança da fila fica “presa” entre os braços do “arco” e deve responder a pergunta: - Você prefere uva ou maçã? (por exemplo). A opção escolhida levará a criança a ficar atrás daquela que guardara aquele nome. A brincadeira mantém esta seqüência até o último participante ficar “preso” e escolher a fruta. Ganha a criança que tiver maior número de participantes na sua fila.
Um círculo formado por crianças de mãos dadas. Coloca-se uma n o meio do círculo, que representa o coelho. O “coelho” deve fazer algumas perguntas ou pedir alguma coisa ao grupo. O grupo responde as perguntas ou atende simbolicamente ao desejo do “coelho”. Por exemplo: O coelho pergunta: Que horas são? Todos respondem: São duas horas. O coelho diz: Eu quero tomar banho . Uma criança do círculo diz: Tome banho aqui, e simula um banho. Eu quero pentear meu pelo. Outra criança simula o pentear. Depois de muitas perguntas e pedidos, o coelho diz: Eu quero sair. Eu quero fugir. As crianças seguram bem as mãos e o coelho fica tentando. Quando consegue escapar, todas as crianças correm atrás do coelho e quem o alcançar vai se tornar o coelho da brincadeira
(aprox. 20 m in.)
Sugerir aos alunos que pesquisem para casa com os adultos mais próximos quais as cantigas de roda que estes brincavam quando crianças.
A imagens acima são para serem utilizadas na avaliação.
Pedir aos alunos que separem as figuras que mostrem crianças brincando de jogos e brincadeiras folclóricas das outras atividades que exprimem o folclore.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/09/2013
Cinco estrelasadorei pois alem de aprender tambem posso brincar com o meu filho. essas culturas deveriao ser mais valorizada pois sao coisas que poucas criancas priorizao, pois hoje em dia aprendem muita pórcaria .beijos
18/08/2013
Cinco estrelasotimo essas aulas deixa o aluno aprendizado e mais atento nas aulas parabens otimo !!!!!!!!!!
16/08/2013
Cinco estrelaseu achei otimo demaissssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
29/07/2013
Cinco estrelasGostei demais dessas sugestões. Estou elaborando meu projeto sobre folclore para a sala de recurso multifuncionais e necessito de mais ideias criativas.
02/04/2013
Quatro estrelasEstamos trabalhando este ano um projeto sobre o Nordeste e esta atividade caiu como uma luva.Muito bom. Obrigada e continue postando + atividades.Adorei!!
20/08/2012
Cinco estrelasAdorei a forma como foi planejada esta aula.
19/08/2012
Cinco estrelasmuito criativo e prático para quem atua nas aulas de educação física, e k mostra a força do nordeste nessa cultura brasileira
13/08/2012
Cinco estrelasEXCELENTE
01/08/2012
Quatro estrelaseu gostei muito dessas brincadeiras mim ajudou bastante do trabalho e eu ganhei maior nota com ele.Muito obrigado por ter mim ajudados as pessoas da minha sala nunca ouviu essa brincadeira "O COELHO SAI"foi tbd pra mim.
05/03/2012
Cinco estrelasachei muita legal
02/09/2011
Três estrelasEu achei muito legal apesar de isso estar me ajudando muito para a prova sobre o folclore ....
04/08/2011
Cinco estrelasa mei o seu trabalho ispirador e motivador pois é sobre este tema que estou trabalhando, e pretendo fazer o meu trabalho acadêmico. gostei e estou bastante feliz pela sua iniciativa
29/08/2010
Cinco estrelasAdoreeeeeei o site, muito SHOW...me ajudou muito a fazer meu trabalho pra escola.. beiiijinhos *-* tchaau