30/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Como todos os sistemas constituintes do corpo humano, o sistema respiratório é muito importante.
Seus alunos sabem por quê?
Os seguintes recursos de aprendizagem vão enriquecer a aula e a compreensão dos alunos sobre este interessante tema.
E acessando o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem encontramos mais recursos para ilustrar ainda mais a aula.
Animação do sistema respiratório.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3166
Trocas gasosas nos alvéolos pulmonares.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2545
E neste sitio da ática educacional encontram-se animações e atividades sobre o tema.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm
Há também esta webquest no site Escola BR, que trabalha as doenças do sistema respiratório.
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=6248&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
Em sala de aula, seus alunos deverão mostrar o que aprenderam.
Proponha a eles uma Gincana do Conhecimento do tema. Ai vão algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com eles.
1. Distribua bexigas (balões) para os alunos. Eles deverão inspirar profundamente e encher em um só sopro a bexiga. Aquele que encher mais ganha. Aproveite para falar sobre a capacidade total de ar do pulmão e a relação desta com a atividade física
2. Os alunos deverão montar uma história em quadrinho que verse sobre o combate ao tabagismo.
3. Pesquisar doenças relacionadas ao sistema respiratório.
4. Desenhar o sistema respiratório.
5. Elencar medidas para a saúde do sistema respiratório.
4. Sopro Mágico
Objetivo: Mostrar que o gás carbônico é liberado na respiração e que a reação entre a água e o gás carbônico produz um ácido.
Material/substâncias: Canudos; Tubos de ensaio; Água;
Estante para tubos de ensaio;
Solução bem diluída de hidróxido de sódio;
Fenolftaleína; Azul de bromotimol;
CUIDADO: Explique aos alunos para não ingerir de maneira alguma o líquido do tubo de ensaio. O Hidróxido de sódio é uma substância altamente corrosiva. Professor, dilua a solução para evitar acidentes. Lembre-se de usar jaleco, luvas e óculos de proteção ao manusear substâncias corrosivas.
Procedimento: Colocar um pouco de água em um tubo de ensaio, adicionar uma gota de hidróxido de sódio e duas gotas de fenolftaleína (ou azul de bromotimol). Em seguida, soprar com o auxílio de um canudo e observar.
Discussão: Na respiração, expira-se mais gás carbônico do que se aspira. Na experiência, o gás carbônico liberado no sopro reage com a água, produzindo o ácido carbônico que é identificado pelo indicador ácido – base (fenolftaleína, azul de bromotimol).
CO2(g) + H2O(l) H2CO3(aq)
Gás carbônico Água Ácido carbônico
Peça aos alunos para confeccionarem um roteiro desta experiência, com as conclusões de qual gás que fez a cor da solução mudar.
Experiência retirada do sítio: http://fisicoquimicacvg.tripod.com/experiencias_para_fazer_em_casa.htm
Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Respiração pulmonar | Animação/simulação |
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/08/2013
Cinco estrelasaula muito boa. Dinamica e de forma clara.
17/07/2012
Cinco estrelasexcelente aula. obrigado
06/05/2012
Cinco estrelasAula perfeita vou utiliza-lá com meus alunos.