24/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
O lixo
Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Fonte: Disponível em http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
Originalmente publicada em O Analista de Bagé. L&PM, 1981.
Nome | Tipo |
---|---|
Luis Fernando Veríssimo | Vídeo |
Quatro estrelas 41 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/06/2012
Cinco estrelasGostei muito da crônica, neste momento preciso aprender mais e mais para ajudar os meus alunos.
22/02/2012
Cinco estrelasAchei super interessante, com certeza vou aplicá-la com meus alunos.
25/10/2011
Três estrelasGostei da sugestão! Vou usá-la em em um projeto de extensão da UEG, UnU de Pires do Rio, GO.
15/06/2011
Quatro estrelasA aula parece muito boa! Utilizarei-a com meu alunos do 9o ano! Muito boa a sugestão!
30/04/2011
Três estrelasEsse modelo de trabalho faz com tenhamos orgulho de nossos professores.
28/03/2011
Cinco estrelasExcelente, vou indicar essa aula para minha equipe...
10/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da proposta de aula. Parabéns!!
05/09/2010
Cinco estrelasBom dia professora, Tambem estou fazendo uma atividade parecida com a sua e em pesquisa me ajudara bastante. Muito obrigada, Elizangela-MT
14/06/2010
Cinco estrelasa atividade é otima estou em fase de estágio na minha graduação, e tenho certeza que utilizarei algumas dicas sobre como trabalhar com esse gênero textual!!parabéns pela criatuvidade.
06/06/2010
Cinco estrelasParabéns pelo excelente trabalho, muito obrigada.
22/04/2010
Cinco estrelasObrigada pelas informações
25/03/2010
Quatro estrelasEsta obra desperta o interesse dos adolescentes pois é uma linguagem acessível e divertida.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, professora. Gostei do encaminhamento de sua aula, principalmente da sugestão do vídeo com a biografia do autor. Acho importante trabalhar com a biografia e destacar pontos interessantes sobre o autor, me parece que os alunos se interessam mais pelo texto que irá ser trabalhado.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão de aula, porém acho um tanto vazio estudar crônica explorando demasiadamente a biografia do autor. Acho que suas crônicas dizem muito mais que sua vida.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora achei muito interessante o desenvolvimento de sua aula, gosto imensamente de trabalhar com textos de Luís Fernando Verissímo e meus alunos esperam com ansiedade novas leituras.Aproveitarei também a idéia do Sarau.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Eliane Você escolheu muito bem a crônica! Amei! Que tal se você finalizasse o trabalho com a criação de fotonovela? Espero que goste. Abçs.
24/03/2010
Quatro estrelasConhecer as diversas tipologias textuais é fundamental para o aluno. A crônica aborda questões do cotidiano e sempre nos leva a uma leitura muito agradável; nossa literatura está repleta de bons cronistas que muitas vezes são esquecidos. Na aula sugerida observamos como podemos introduzir este conteúdo de forma dinâmica, utilizando os recursos tecnológicos, dessa forma prendemos muito mais a atenção do aluno e propiciamos uma maior interação. Gostei muito.
24/03/2010
Quatro estrelasLuis Fernando Veríssimo é um grande crônista da atualidade. Crônica é um assunto do cotidiano que utiliza uma linguagem simples e por isso e prazeroso o trabalho com crõnica, associando a acontecimentos reais vividos por nossos educandos, que geralmente é relatado de forma jornalística ou literária. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz e Daniel Luiz da EEFM Tomé Gomes dos Santos.
24/03/2010
Quatro estrelasCONFESSO QUE JÁ CONHECIA O TEXTO. ADOREI AS SUGESTÕES, INCLUSIVE AS DE USAREM O LABORÁTÓRIO DE INFORMÁTICA.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão como estou trabalhando o gênero crônicas, vou adaptar e utilizar em sala. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasEliana você fez uma boa escolha no gênero textual: Crônicas, e a leitura compartilhada é uma prática que tem aceitabilidade por alunos em diferentes níveis de ensino. Sua sugestão de pesquisa na internet de outros textos do mesmo gênero /autores diferentes analisando a autenticidade da autoria só enriqueceria mais as aulas. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchamos interessante e válido o trabalho que você apresenta. A troca de informações solicitada por você na diversidade de temas apresentados nas crônicas, os quais possibilitam aos alunos adiquirirem em curto tempo o convívio com o gênero discursivo trabalhado.
24/03/2010
Cinco estrelasvocê esta de parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasA aula está prática e eficiente. Esse é um gênero dicioso p/ trablhar pq trabalha temática que reflete práticas cotidiana dos alunos. A revista na ponta do lápis veio uma materia especial sobre crônicas. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasAchei ótima sugestão de aula, vou utilizá-la com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasparabens conhecia a cronica mais gostei muito da sugestão
24/03/2010
Quatro estrelasO gênero textual crônica, apresentado na aula, traz uma linguagem fácil de ser interpretada, o qual propociona uma reflexão a cerca dos fatos do cotidiano. No contexto da aula a tecnologia vem favorecer o interesse do aluno em participar das atividades propostas.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora! Esse gênero textual é sempre um ótimo recurso para trabalhar em sala de aula. Promove a interatividade, pois retrata flagrantes da vida real, onde o leitor pode se identificar ou identificar alguém. É possível elaborar um trabalho interdisciplinar.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá! Achei muito interessante o desenvolvimento da sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Achei a aula muito rica! É uma ótima sugestão para de algo aparentemente simples, tornar uma rica aula.
24/03/2010
Quatro estrelasConsidero fantástica esta sugestão. Ideal para se trabalhar também com alunos do ensino fundamental, anos finais.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua proposta! Como poderia trabalhar com esse gênero discursivo no ensino fundamental?
24/03/2010
Quatro estrelasParabens, gostei demais das minhas sugestoes.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professora. A utilização dos recursos tecnológicos pelos alunos leva-os a praticar e entender melhor os ensinamentos da sala de aula, tornando a assimilação dos conhecimentos mais pazerosa e atualizada.
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalhar com gênero textual na sala de aula é a melhor forma de levar o aluno a conhecer de modo prático e prazeroso a estrutura da língua portuguesa, principalmente quando isso é passado sem complicações o que torna o aprendizado bastante positivo.
24/03/2010
Quatro estrelasotimo
24/03/2010
Cinco estrelasòtima
24/03/2010
Cinco estrelasótima sugestão de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa idéia
24/03/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, professora amei sua estratégia apesar de simples percebemos importância e versatilidade que estes recursos podem oferecer, quando não são encarados como solução, mas como ferramentas, tornando o trabalho mais dinâmico e produtivo. Valeu!