Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O trabalho com a referência bibliográfica em livros de literatura infantil

 

18/11/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Apreender as informações contidas na moldura textual de um livro de Literatura Infantil, a partir da leitura da capa: título, autor, ilustrador, editora e outras.

*Construir um conhecimento sobre os sujeitos envolvidos na produção de um livro: autor, ilustrador, editora.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento da aula

     1ª etapa

a)    A professora distribuirá aos alunos livros de Literatura Infantil que poderão ser iguais ou diferentes.

b)    Depois ela iniciará o trabalho com uma conversa motivadora, explorando sempre os conhecimentos que o aluno já possui:

       __Hoje vamos ler somente a capa do livro! O que será que ela nos diz?

c)    A professora irá orientando a observação dos alunos para:

·        O título do livro.  

·        O nome do autor: O que faz o autor de uma história? (Ele  produz a história).

·        O nome do ilustrador: O que faz o ilustrador? (Ele faz os desenhos, as ilustrações da história).

·        Editora: O que é uma editora? (Geralmente os alunos chegam à conclusão de que a editora é a “fábrica de livros”).

.        Como é a ilustração? Vocês gostaram da ilustração?

d)    Depois pedir às crianças que retirem da capa do livro as informações abaixo e as registrem em seu caderno:

       (Entregar uma folha com uma moldura interessante para os alunos completarem)

Livro:

Autor:

Ilustrador:

Editora:

.  Orientar a observação dos alunos para mais alguma informação que possa estar contida na capa do livro.

   2ª etapa

d)    Responda em seu caderno:

·        O que a ilustração da capa do livro está nos contando?

·        Crie, no seu caderno, uma ilustração diferente daquela que o ilustrador fez!

      3ª etapa

      e) Cole as capas destes livros de literatura em seu caderno e complete:

           

      * Título da história:

      * Nome do autor:

      * Nome do ilustrador:

      * Editora :

e) A professora poderá aproveitar esse material para trabalhar com os alunos a antecipação de leitura e propor a seguinte atividade que pode ser oral ou escrita:

    __ O que será que o livro Menina bonita de laço de fita nos conta? (Deixar que eles verbalizem livremente. Depois a professora poderá ler a história para que os alunos confiram suas opiniões).

 f) Proceder assim com as outras capas de livros também. 

Recursos Complementares

Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.

Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.

Avaliação

      A professora fará uma observação individual dos trabalhos para esclarecer dúvidas, corrigir conceitos incorretos, introduzir conhecimentos novos. Ela avaliará se o aluno está:

      * descobrindo corretamente o nome do autor, do ilustrador e da editora;

      * conseguindo transpor corretamente a letra de imprensa para a cursiva;

      * usando letras maiúsculas nos nomes próprios;

      * lendo e interpretando gravuras;

      * demonstrando interesse pelo assunto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.