18/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
* Apreender as informações contidas na moldura textual de um livro de Literatura Infantil, a partir da leitura da capa: título, autor, ilustrador, editora e outras.
*Construir um conhecimento sobre os sujeitos envolvidos na produção de um livro: autor, ilustrador, editora.
Desenvolvimento da aula
1ª etapa
a) A professora distribuirá aos alunos livros de Literatura Infantil que poderão ser iguais ou diferentes.
b) Depois ela iniciará o trabalho com uma conversa motivadora, explorando sempre os conhecimentos que o aluno já possui:
__Hoje vamos ler somente a capa do livro! O que será que ela nos diz?
c) A professora irá orientando a observação dos alunos para:
· O título do livro.
· O nome do autor: O que faz o autor de uma história? (Ele produz a história).
· O nome do ilustrador: O que faz o ilustrador? (Ele faz os desenhos, as ilustrações da história).
· Editora: O que é uma editora? (Geralmente os alunos chegam à conclusão de que a editora é a “fábrica de livros”).
. Como é a ilustração? Vocês gostaram da ilustração?
d) Depois pedir às crianças que retirem da capa do livro as informações abaixo e as registrem em seu caderno:
(Entregar uma folha com uma moldura interessante para os alunos completarem)
Livro:
Autor:
Ilustrador:
Editora:
. Orientar a observação dos alunos para mais alguma informação que possa estar contida na capa do livro.
2ª etapa
d) Responda em seu caderno:
· O que a ilustração da capa do livro está nos contando?
· Crie, no seu caderno, uma ilustração diferente daquela que o ilustrador fez!
3ª etapa
e) Cole as capas destes livros de literatura em seu caderno e complete:
* Título da história:
* Nome do autor:
* Nome do ilustrador:
* Editora :
e) A professora poderá aproveitar esse material para trabalhar com os alunos a antecipação de leitura e propor a seguinte atividade que pode ser oral ou escrita:
__ O que será que o livro Menina bonita de laço de fita nos conta? (Deixar que eles verbalizem livremente. Depois a professora poderá ler a história para que os alunos confiram suas opiniões).
f) Proceder assim com as outras capas de livros também.
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.
Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.
A professora fará uma observação individual dos trabalhos para esclarecer dúvidas, corrigir conceitos incorretos, introduzir conhecimentos novos. Ela avaliará se o aluno está:
* descobrindo corretamente o nome do autor, do ilustrador e da editora;
* conseguindo transpor corretamente a letra de imprensa para a cursiva;
* usando letras maiúsculas nos nomes próprios;
* lendo e interpretando gravuras;
* demonstrando interesse pelo assunto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!