Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ACRÓSTICOS: leitura e produção

 

18/11/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Apresentar o  gênero textual acróstico permitindo, assim, ao aluno, aumentar o seu repertório de conhecimentos linguísticos.

* Oportunizar uma situação real de escrita, através da produção de um acróstico para um colega de sala e para a mamãe.

* Utilizar o acróstico como meio de expressão e de interação social.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula

 Atividades e recursos

      1ª etapa

a) Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero “acróstico”. 

b) Explicação do que é um acróstico pela professora, para as crianças:

    __ Acróstico é uma poesia em que cada verso  começa com uma das letras do nome do destinatário.

2ª etapa

a)    Apresentação de um acróstico no quadro-negro, cartaz, retroprojetor, data show, etc). 

Amada

Notável

Inteligente

Tranquila

Amiga

3ª etapa

a)    Fazer um amigo-oculto com os alunos. O nome que eles tirarem será homenageado com um acróstico.

                              undefined

etapa

 a) Propor aos alunos a produção de um acróstico para a mamãe. (Essa atividade, se for feita próxima ao Dia das Mães, é muito envolvente e as crianças demonstram muito interesse em realizá-la.)

b)  Distribuir aos alunos um “Alfabeto do carinho”, contendo palavras que exaltem uma pessoa.

               undefined

c)    Leitura silenciosa do alfabeto.

d)    Leitura oral: a professora organizará as crianças à frente da sala, de modo que cada uma leia uma letra.

e)    Entregar às crianças uma folha decorada, para que produzam um acróstico para a mamãe. As crianças deverão recorrer às sugestões do "Alfabeto do carinho" para fazerem o seu acróstico.

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA

* Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.

* Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.

* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

A professora observará individualmente os alunos e avaliará se eles:

* demonstram conhecer a ordem alfabética, encontrando corretamente as letras do nome da mamãe;

* conseguem ler as palavras sugeridas para cada letra;

* transpoem corretamente as letras de imprensa para a cursiva;

* fazem uma organização espacial estética do acróstico;

* demonstram interesse em executar a atividade proposta.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/12 - 100%
  • Quatro estrelas 0/12 - 0%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • dalvaci da cilva rocha, istituto educacional sementes , Rio Grande do Norte - dijo:
    dalvaci.rocha@hotmail.com

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    maraviloso


  • dalvaci da cilva rocha, istituto educacional sementes , Rio Grande do Norte - dijo:
    dalvaci.rocha@hotmail.com

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    maraviloso


  • dalvaci da cilva rocha, istituto educacional sementes , Rio Grande do Norte - dijo:
    www.dalvaci.rocha@hotmail.com

    27/08/2012

    Cinco estrelas

    É Excelente


  • Elaine de Menezes Rocha, Colegio Dante Alighieri , São Paulo - dijo:
    elanrocha@zipmail.com.br

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    Colegas, adorei a sugestão do acróstico, principalmente o ALFABETO DO CARINHO que serviu como "norte" para o trabalho. Meus alunos "curtiram muito" : ) ) e eu também! FICOU MARAVILHOSO! Obrigada!


  • eide, escola municipal , Paraná - dijo:
    eide.almeida@hotmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    Andreia achei maravilhoso o seu trabalho.E que Deus a abençoe sempre que te dê razão para continuar projetando e realizando esse tipo de mensagens ,pois elas nos ajudam muito nas produções de textos com nossos alunos. Pois nossos alunos precisam ser cabeças pensantes, e para isso o incentivo é primordial nesta caminhada.


  • Zilá Gonçalves Diniz Araújo, EE DEP CANDIDO ULHOA , Minas Gerais - dijo:
    zilaprofessora@hotmail.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula. Pretendo trabalhá-la com meus alunos .


  • josenite, morro encantado , Goiás - dijo:
    josenitefrancisco2@gmail.com

    03/05/2011

    Cinco estrelas

    parabéns .


  • Macedo Almeida, d5ikdtk , Piauí - dijo:
    macedojunior06@hotmail.com

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    otimos


  • yasmim, escola estadual francisco firmo de matos , Minas Gerais - dijo:
    yasmimvictoriamelo@hotmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante mas eu estava procurando outra coisa mas dexa ne!!!!!me encantei com esses acrosticos bjss


  • marri ramos dqa silcva caetano, Colegio estadual´professora ivania maria ferrassoli , Goiás - dijo:
    marriwplp@hotmail.com

    30/04/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma sequencia que pode ser desenvolvida plenamente em diversas séries do Ensino Fundamental e, ou Ensino Médio proporcionando oportunidades de expressão escrita em Línguas. O aprendiz poderá enriquecer seu leque de produções textuais.


  • Maria do Carmo Silva, Escola Municipal Brincando de Aprender , Mato Grosso do Sul - dijo:
    mcjuditegodoy@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, professoras pelo plano de aula, acho fantástico trabalhar com acróstico na alfabetização, as aulas se tornam mais atrativas e trabalha a emoção e o sentimentos das crianças, o resultado é satisfatório.


  • ELIZETE ALVES FERREIRA, EMPG SELVINO DAMIAN PREVE , Mato Grosso - dijo:
    elizeteferreira@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE A AULA. PARABÉNS.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.