06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Dilemas socioambientais para a segurança alimentar |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ao término das atividades os alunos devem reconhecer a eficiência dos telhados verdes, principalmente em áreas urbanizadas.
Professor, inicie a aula com o vídeo "bairros ecológicos", disponível no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14016).
Converse sobre o vídeo com os alunos, faça pausas sempre que necessário. Alguns pontos que devem ser tratados a partir do vídeo:
No decorrer da discussão deste vídeo, insira a ideia de "telhados verdes". Observe e anote as considerações dos alunos a respeito. A partir das considerações dos alunos, discuta as vantagens e desvantagens de se ter telhados ecológicos. Também é bom lembrar que, na Europa, muitos países renderam-se aos telhados verdes para atender as exigências ambientais de nossos tempos.
Os vídeos "ecotelhado" e "green roof", disponíveis no blog "arquitetura conceitual": http://arquiteturaconceitual.blogspot.com/2009/05/telhado-verde.html (ambos postados no youtube), tratam do assunto. (Estes vídeos podem ser inseridos no blog a ser criado pela turma.)
Exemplos de prédios com telhados verdes - há imagens dos prédios listados abaixo na revista National Geographic/Brasil (http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-110/fotos/telhado-ecologico-450583.shtml?foto=2p):
1) Prefeitura de São Paulo - Brasil;
2) Aeroporto de Frankfurt - Alemanha;
3) Alguns pontos de ônibus em São Francisco - EUA;
4) Prefeitura de Chicago - EUA;
5) California Academy of Sciences - EUA;
6) Granjas de frangos - Suiça;
7) diversos prédios - Alemanha;
8) Salão de Arte e Exposições de Bonn - Alemanha;
9) Hotel Imperial, em Tóqio - Japão.
Peça aos alunos que escrevam textos explicando os pontos positivos e negativos dos telhados verdes. os textos podem conter, também, outras atitudes para se ter uma casa eco lógica.
Combine com os alunos o início de uma campanha para ampliar as áreas verdes no bairro. O vídeo "green roof" mostra, inclusive, telhado verde na casinha dos cachorros, o que mostra que basta ter criatividade para melhorar a qualidade de vida e reduzir a poluição local. Os telhados verdes podem ser em casas e em prédios. Também é possível a criação de pequenos jardins suspensos em sacadas e em janelas por meio de vasos e floreiras.
Ações da campanha:
- elaboração de cartazes para serem distribuídos pelo bairro;
- criação e manutenção de blog - os textos escritos anteriormente já são conteúdo para este blog;
- criação de um espaço verde em sua casa, professor, e na casa de cada um dos alunos - o exemplo é uma forma de ensinar;
- elaboração de abaixo-assinado para as autoridades municipais reivindicando espaços verdes nos telhados dos prédios públicos.
Reserve 30 minutos de uma aula a cada duas semanas para as ações da campanha.
Nome | Tipo |
---|---|
Bairros ecológicos | Vídeo |
Mais informações:
- grandes cidades se rendem aos telhados verdes: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/grandes-cidades-se-rendem-aos-telhados-verdes;
- telhados verdes - wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhados_verdes;
- mundo ecologia - "telhado verde, uma ótima inciativa": http://mundoecologia.wordpress.com/2009/06/14/telhado-verde-uma-otima-iniciativa/;
- telhados verdes, uma necessidade: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/euquerosalvaroplaneta/2009/05/21/205055-telhados-verdes-uma-necessidade;
- há vários endereços em alemão, "telhados verdes" em alemão escreve-se "Dachbegrünung".
A avaliação deve ser feita durante todo o processo, considerando ose seguintes critérios:
a) participação na discussão a partir do vídeo;
b) escrita do texto: pertinência;
c) participação na campanha "áreas verdes no bairro": elaborou cartazes, participou da escrita do abaixo-assinado, recolheu assinaturas, auxiliou na criação e/ou manutenção do blog;
d) criou área verde em sua casa.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/12/2011
Cinco estrelasAmei o trabalho!!!Parabéns e sucesso Estou realizando um Projeto na escola revitalização da área verde próxima a nossa escola no RS.Dá trabalho mas os resultados são as sementes que vão germinando em atitudes construtivas. Ame e cuide da mãe natureza! Um abraço
23/09/2010
Cinco estrelasApenas para dar mais uma sugestão de endereço que trata do tema. A pequena matéria intitulada "As incríveis casas cobertas de grama da Noruega" explica brevemente como são feitos estes telhados e suas funcionalidades no verão e no inverno. Disponível em: <http://hypescience.com/as-incriveis-casas-cobertas-de-grama-da-noruega/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+(HypeScience)>. Acessei em: 23 de setembro de 2010.
24/03/2010
Cinco estrelastive a oportunidade de ler a matéria na national geographic e agora me deparo com essa aula maravilhosa. muito boa a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasInteressante os telhados verdes, nunca tinha pensado nisso.