Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Confecção de Máscaras

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabete Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Confeccionar máscaras tendo como modelo o rosto humano;
• Modelar com papel machê, expressões sobre a máscara confeccionada.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1
• Apresentar aos alunos uma proposta de oficina de Máscaras;
• Dizer aos alunos que para esta oficina será utilizado como molde o rosto do colega;
• Apresentar, aos alunos, imagens de rostos pintados, como forma de familiarizá-los com a proposta do trabalho.


Fotos de tribos das margens do rio Omo, na África - fotógrafo Hans Sylvester. Buscar link:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://a1.vox.com/6a00d414183e71685e00e398cafe810004-500pi&imgrefurl=http://leiajunto.wordpress.com/2009/04/28/4717/&usg=__AZu7JswwVO2d-QCRmIbFbSIEVyo=&h=500&w=349&sz=39&hl=pt-BR&start=15&tbnid=LQQjrOn4enucKM:&tbnh=130&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3DHans%2BSylvester%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Aula 2

• Preparar para esta aula: jornais cortados em tiras pequenas, cola, plástico, fita crepe e tesoura;
• Dividir os alunos em dupla, explicando para eles que será iniciado o processo de modelagem do rosto do parceiro. Para que todos tenham a oportunidade de modelar e serem modelados, esta atividade terá a duração de duas aulas;
• Seguem os passos a serem realizados pelos alunos, sob a orientação do professor:
1. Cobrir o rosto dos alunos com plástico e fita crepe, procurando com estes materiais definir as formas do rosto a ser modelado;
2. Cortar aberturas para os olhos e narinas;
3. Iniciar a colagem com as tiras de jornais embebidas em uma mistura de água e cola (não deixar excesso de água)
4. Seguem exemplos:


Rosto de aluna sendo modelado

Término do processo
Fonte: Acervo particular

5. Explicar aos alunos que o rosto deve receber pelo menos 3 camadas de jornal;
6. Pedir para que o aluno retire, a máscara do rosto do colega;
7. Colocar para secar. Com o intuito de evitar que a máscara desmanche, coloque sob ela jornais amassados e secos, prendendo-os com fita crepe;
8. Segue exemplo:


Máscara secando
Fonte: Acervo particular


Aula 3
• Repetir o processo da aula anterior solicitando aos alunos que troquem as funções. Quem foi modelado deverá modelar o colega e vice versa.

Aula 4
• Preparar papel machê para esta aula
• Receita:
1. Picotar papel em pedacinhos;
2. Colocar o papel picado de molho em um recipiente com água e desinfetante, por 24 horas;
3. Bater a mistura no liquidificador com água;
4. Escorrer e espremer em um tecido o excesso de água;
5. Amassar o papel batido com cola ou grude até homogeneizar a massa;
• Pedir, aos alunos que passem uma generosa camada de cola na base da máscara, para que esta possa receber o papel machê;


Aluno preparando a base para receber o papel machê
Fonte: Arquivo particular

• Falar para os alunos aplicarem camadas de papel machê sobre a base, provocando sulcos e relevos;
• Retomar as imagens da primeira aula, para que os alunos possam inspirar-se nas pinturas dos africanos do Rio Omo;
• Colocar para secar.

Aula 5

• Preparar, para esta aula, uma mistura de massa corrida e cola;
• Solicitar aos alunos que apliquem sobre as máscaras remodeladas a massa corrida com cola para conseguirem uma superfície mais lisa;
• Deixar as máscaras secando
 


Aluno aplicando massa corrida sobre a modelagem em papel mache
Fonte: Arquivo particular

Aula 6• Preparar para esta aula: tinta guache com cola, pincéis, potes com água para lavar os pincéis e toalha de papel;
• Solicitar que os alunos pintem as máscaras.
• Seguem exemplos abaixo:


Máscaras produzidas nas oficinas de Máscaras
Fonte: Acervo Particular

Recursos Complementares
Avaliação

• Acompanhar o processo de confecção das máscaras e a modelagem das mesmas com papel machê, analisando o interesse e o desempenho dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.