Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


The Flags’ Colors: o que as cores das bandeiras representam?

 

27/10/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário relacionado a cores, países e nacionalidades.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá apresentar a bandeira do Brasil (Fig. 1) e questionar os alunos ese conhecem o porque de suas cores, se sabem o que estas representam.

Brasil

Figura 1 – Bandeira do Brasil
Fonte: http://carlalamarca.files.wordpress.com/2009/02/bandeira_do_brasil.jpg  Acesso em: 09 de outubro de 2009.

Após ouvir a opinião dos alunos, deverá mostrar bandeiras de alguns outros países e perguntar aos alunos se as conhecem - “Do you know the country that this flag represents?”. Sugerimos as seguintes, escolhidas por continente, para que o aluno também possa refletir sobre as diversas regiões em que o mundo se divide (Figs. 2, 3, 4, 5, 6):

Bolívia

Figura 2 - Bandeira da Bolívia
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/southam.shtml  Acesso em: 07 de outubro de 2009.

Cuba

Figura 3 - Bandeira de Cuba
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/centralam.shtml  Acesso em: 07 de outubro de 2009.

França
Figura 4 - Bandeira da França
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/europe.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.

Jamaica
Figura 5 - Bandeira da Jamaica
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/centralam.shtml  Acesso em: 07 de outubro de 2009.

Reino Unido

Figura 6 - Bandeira do Reino Unido
Fonte: http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/europe.shtml Acesso em: 07 de outubro de 2009.

Dando seqüência, o professor perguntará quais as cores que podem encontrar em tais bandeiras. Depois de ouvir as repostas dos alunos, o professor deverá e apresentá-las para os alunos: red, white, blue, black, yellow, green. A maioria das bandeiras dos países tem apenas essas cores. As cores devem ser escritas na lousa e o professor deverá promover a repetição das mesmas, para sanar dúvidas quanto à pronúncia.

ATIVIDADE 1

Como continuidade da atividade anterior, o professor então, perguntará aos alunos se acreditam que as cores das bandeiras possuem algum significado, com base na seguinte questão: “Do you know what the colors of the flags represent?”
Em um primeiro momento o professor ouvirá as opiniões dos alunos, que se manifestarão livremente.
Em seguida, os alunos deverão ser divididos em seis grupos: black, blue, green, red, white, yellow. Caso a turma seja numerosa, su gerimos a divisão em doze grupos, repetindo as cores para cada dois grupos.

Os grupos acessarão o recurso “Symbolic Use of Color in Flags” (Fig. 7), para pesquisarem, cada um sobre uma cor, seu significado nas bandeiras. O propósito é que os alunos desenvolvam vocabulário através da leitura, reforçando os nomes dos países e as cores.

RECURSO
Symbolic Use of Color in Flags
http://www.enchantedlearning.com/geography/flags/colors.shtml

Meaning of Colors

Figura 7 – Imagem do Recurso

A pesquisa a ser feita deverá contemplar os seguintes tópicos:

1. Meaning of the color in flags – significado da cor nas bandeiras
2. Flags with this color – bandeiras com esta cor

Ao final deste momento os grupos apresentarão suas pesquisas oralmente para a turma. Todos os alunos deverão falar, preferencialmente em Inglês.

Como conclusão deste momento, o professor proporá uma discussão em aula aberta, retomando as cores da bandeira brasileira – “What do Brazil’s flag colors represent?”

ATIVIDADE 2

Agora, os mesmos grupos da atividade anterior escolherão um país que tem a cor estudada (na Atividade 1) em sua bandeira para fazer pesquisas mais detalhadas sobre o país escolhido e colocarem estas informações em um blog sobre o tema.

A pesquisa deverá contemplar os seguintes tópicos:

1. Population – população
2. Location – localização
3. Climate – clima
4. Curiosities – curiosidades

Para as pesquisas sugerimos os seguintes sites (Fig. 8):

1. http://www.infoplease.com/countries.html
2. http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/COUNTRIES/0,,pagePK:180619~theSitePK:136917,00.html
3. http://dir.yahoo.com/regional/countries/
4. http://www.countryreports.org/

Site para Pesquisa


Figura 8 – Imagem Site Country Reports

O professor deverá estar atento ao trabalho dos grupos, incentivando-os a utilizar as estratégias de leitura para a compreensão dos textos nos sites, tais como, buscar as palavras chave, as palavras cognatas e relacionar o assunto do texto ao seu conhecimento de mundo sobre o tema. O uso de dicionários não deverá ser incentivado.

Caso necessite, o professor poderá encontrar informações sobre as estratégias de leitura em (Fig. 9):

RECURSO
Estratégias de Leitura
http://gilsoncosta.blogspot.com/2008/02/estratgias-de-leitura-2.html

Estratégias de Leitura


Figura 9 – Imagem do Recurso

Este recurso contém informações resumidas sobre as estratégias de leitura em Língua Inglesa, caso o professor necessite de orientações.

É importante que o professor supervisione os grupos para que produzam textos coerentes e bem organizados, usando de vocabulário adequado.

ATIVIDADE 4


Para finalizar as atividades destas aulas, os textos criados serão postados no blog da turma. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivará interação dos alunos com pess oas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 10). podem ser acessadas em:


RECURSO

Blogs

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

blog

Figura 10 – Imagem do Recurso


Sugestões

1. Em colaboração com os professores de História e Geografia, os alunos poderão fazer pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre os países, incluindo tópicos tais como Economia e Governo.

2. Em colaboração com o professor de Artes os alunos poderão pesquisar sobre o significado e uso das cores no comércio e na moda, por exemplo.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo às cores e aos países.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Ilka, SMR , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ilkacaetano@hotmail.com

    28/04/2014

    Quatro estrelas

    Foi ótimo ter esse plano de aula como referência para meu Estágio. Obrigada


  • iraci raposo, Escola Estadual Margarida de Freitas , Rio Grande do Norte - dijo:
    iraciraposo@yahoo.com

    01/10/2010

    Quatro estrelas

    esta aula é muito boa um ótimo planejamento, me auxiliou muito como base


  • vivian kely, Col.Est.Oséas Borges Guimarães , Goiás - dijo:
    viviankely2009@hotmail.com

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula , estava precisando de uma aula assim para trabalhar com os alunos, os países que vão participar da copa do mundo 2010.Tenho certeza que os alunos vão adorar...........Thanks very much!!!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.