Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As Paisagens e a Transformação do Espaço Geográfico

 

24/11/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Construir o conceito de paisagem; -Perceber diferenças entre os conceitos de paisagem natural e cultural; -Estimular o debate sobre relações entre a natureza/sociedade;
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a), inicie suas atividades fazendo questionamentos relacionados ao conceito de paisagem, que é a expressão visível dos elementos existentes em um lugar qualquer do espaço terrestre.

Identifique os conceitos de paisagem que os alunos usam. Estimule suas respostas a partir dos seguintes questionamentos:

- O que você vê pela janela? Você acha que é uma paisagem? Por quê?
- Essa paisagem é formada por elementos naturais ou construídos?
- Como você imagina que era esse lugar há dez anos?
- E o lugar onde está localizada sua casa?
- E há cem anos?
- e há milhares de anos?
- O que mudou?
- Como mudou?
- De que maneira mudou?
- Por que mudou?

Converse com alunos e colegas de classe a respeito dessas mudanças. Discuta as transformações ocorridas em algumas paisagens, verificando:
• que elementos permaneceram
• quais elementos foram modificados
• quais eram as funções desse locais
• como o homem modifica seu ambiente.

Professor, faça isso por meio da análise de elementos próximos da realidade do aluno. Explore ao máximo os exemplos apresentados pelos alunos como parâmetro de comparação com o que você selecionou.

Como forma de motivação mostrar um vídeo da TV Escola, e verificar a humanização das paisagens, ou quais eram as paisagens naturais no Brasil, como foram modificadas, ou como foram substituídas por paisagens com outros elementos geográficos.

Nesse momento você poderá utilizar o filme Percepção da paisagem disponível em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/951/imagens/imagem1.JPG

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001063.wmv

Como atividade complementar peça aos alunos que imaginem e desenhem o lugar onde eles moram. Peça que usem sua imaginação para desenhar esse mesmo lugar há tempos atrás.

Exponha os desenhos dos alunos e peça para eles descreverem o que não mudou e o que mudou nas paisagens de um colega. Ou, peça que eles troquem suas paisagens com as de um colega e este vai descrever o que mudou e o que não mudou.

Professor leve o aluno a identificar, comparar, relacionar e concluir as semelhanças e diferenças, suas causas e conseqüências nas paisagens analisadas.

Recursos Complementares
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1977 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2039 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1978
Avaliação
• Participação qualificada nos debates • Respostas as perguntas realizadas na aula. • Desenho e descrição do lugar de vivencia dos alunos • Comparações/conclusões realizadas durante a aula, a partir dos desenhos
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ingrid, Estados Unidos - dijo:
    purple-975@hotmail.com

    11/07/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito dessa aula!Tudo específico e razoável.Faz a gente pensar,do jeito que eu quis,é muito bom para entender!Obrigado para a aula prática sobre paisagem.


  • dara adnar da silva santos, A.A.B. ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE BAIRRO , Ceará - dijo:
    daraadna1@gmail.com

    19/06/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei muito pos abri amente da queles que tem dificudade de aprender


  • Antonia Targino, Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia , Paraíba - dijo:
    antoniatargino2009@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Nossa!!! Gostei muito da aula desse professor, e estou feliz, pois eu também trabalho esse conteúdo dessa maneira: explorando o que os alunos já trazem consigo acerca da realidade vivenciada dentro e fora da escola... E é isso mesmo...


  • eliette duarte gonçalves, C.E.Maria da Conceição Pereira Pinto , Rio de Janeiro - dijo:
    eliette_tata@hotmail.com

    12/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula maravilhosa Parabéns. Pretendo fazer a mesma coisa usando claro a realidade dos meus aluno. abraços


  • Cristiana Lopes da Silva, ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR CLOVIS DUARTE DE BARROS , Alagoas - dijo:
    lopes.cris2009@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é bastante sugestiva, é excelente iniciar a aula fazendo um diagnóstico da concecpção dos alunos referente a paisagem, os aspectos vísiveis que eles têm, já que se trata da série inicial do Fundamental, a didática aplicada estar voltada a exemplos do dia-dia do aluno, o local onde mora, a execução de desenho, mostra que a paisagem é formada de ambinte natural e construído.A apresentação de vídeos é relevante, pois nessas séries o vísivel é fundamental. Mas apenas uma aula é muito pouco


  • Adalgisa Saltosque dos Santos, SEBASTIANA COBRA PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    saltosque@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei desta aula, pois o conceito de paisagem é bastante confundido pela maioria das pessoas, pois pensam que paisagem trata-se apenas de um ambiente natural. No entanto, cabe à escola dar uma nova roupagem pra este conteúdo através das aulas e estratégias, mostrando sempre que paisagem diz respeito ao ambiente natural e construído.


  • Andréia Cristina da Motta, ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES , Mato Grosso - dijo:
    motta_cristina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO DA AULA DO PROFESSOR NILTON E PERCEBI NELE A MESMA PREOCUPAÇÃO QUE EU TENHO COM O MEUS ALUNOS SOBRE A BAGAGEM QUE ESTE ALUNOS TRAZEM DE CASA PARA ESCOLA NO QUE DIZ RESPEITO A APROVEITAR TODAS AS INFORMAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS TRAZIDAS DA SOCIEDADE EM QUE ELES ESTÃO INCERRIDOS.


  • GISLAINE, Escola Municipal Lenita de Sena Nachif , Mato Grosso do Sul - dijo:
    gislgeo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da didática utilizada propõe para o aluno várias formas de observação.


  • reginaldo conceicao da silva, EEEFM CELSO FERREIRA DA CUNHA , Rondônia - dijo:
    reginho.obi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula. pretendo fazer o mesmo com minha turma.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.