24/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Caro professor(a), inicie suas atividades fazendo questionamentos relacionados ao conceito de paisagem, que é a expressão visível dos elementos existentes em um lugar qualquer do espaço terrestre.
Identifique os conceitos de paisagem que os alunos usam. Estimule suas respostas a partir dos seguintes questionamentos:
- O que você vê pela janela? Você acha que é uma paisagem? Por quê?
- Essa paisagem é formada por elementos naturais ou construídos?
- Como você imagina que era esse lugar há dez anos?
- E o lugar onde está localizada sua casa?
- E há cem anos?
- e há milhares de anos?
- O que mudou?
- Como mudou?
- De que maneira mudou?
- Por que mudou?
Converse com alunos e colegas de classe a respeito dessas mudanças. Discuta as transformações ocorridas em algumas paisagens, verificando:
• que elementos permaneceram
• quais elementos foram modificados
• quais eram as funções desse locais
• como o homem modifica seu ambiente.
Professor, faça isso por meio da análise de elementos próximos da realidade do aluno. Explore ao máximo os exemplos apresentados pelos alunos como parâmetro de comparação com o que você selecionou.
Como forma de motivação mostrar um vídeo da TV Escola, e verificar a humanização das paisagens, ou quais eram as paisagens naturais no Brasil, como foram modificadas, ou como foram substituídas por paisagens com outros elementos geográficos.
Nesse momento você poderá utilizar o filme Percepção da paisagem disponível em
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001063.wmv
Como atividade complementar peça aos alunos que imaginem e desenhem o lugar onde eles moram. Peça que usem sua imaginação para desenhar esse mesmo lugar há tempos atrás.
Exponha os desenhos dos alunos e peça para eles descreverem o que não mudou e o que mudou nas paisagens de um colega. Ou, peça que eles troquem suas paisagens com as de um colega e este vai descrever o que mudou e o que não mudou.
Professor leve o aluno a identificar, comparar, relacionar e concluir as semelhanças e diferenças, suas causas e conseqüências nas paisagens analisadas.
Cinco estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/07/2011
Cinco estrelasEu gostei muito dessa aula!Tudo específico e razoável.Faz a gente pensar,do jeito que eu quis,é muito bom para entender!Obrigado para a aula prática sobre paisagem.
19/06/2011
Cinco estrelaseu gostei muito pos abri amente da queles que tem dificudade de aprender
23/09/2010
Cinco estrelasNossa!!! Gostei muito da aula desse professor, e estou feliz, pois eu também trabalho esse conteúdo dessa maneira: explorando o que os alunos já trazem consigo acerca da realidade vivenciada dentro e fora da escola... E é isso mesmo...
12/06/2010
Cinco estrelasAchei sua aula maravilhosa Parabéns. Pretendo fazer a mesma coisa usando claro a realidade dos meus aluno. abraços
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é bastante sugestiva, é excelente iniciar a aula fazendo um diagnóstico da concecpção dos alunos referente a paisagem, os aspectos vísiveis que eles têm, já que se trata da série inicial do Fundamental, a didática aplicada estar voltada a exemplos do dia-dia do aluno, o local onde mora, a execução de desenho, mostra que a paisagem é formada de ambinte natural e construído.A apresentação de vídeos é relevante, pois nessas séries o vísivel é fundamental. Mas apenas uma aula é muito pouco
24/03/2010
Cinco estrelasGostei desta aula, pois o conceito de paisagem é bastante confundido pela maioria das pessoas, pois pensam que paisagem trata-se apenas de um ambiente natural. No entanto, cabe à escola dar uma nova roupagem pra este conteúdo através das aulas e estratégias, mostrando sempre que paisagem diz respeito ao ambiente natural e construído.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DA AULA DO PROFESSOR NILTON E PERCEBI NELE A MESMA PREOCUPAÇÃO QUE EU TENHO COM O MEUS ALUNOS SOBRE A BAGAGEM QUE ESTE ALUNOS TRAZEM DE CASA PARA ESCOLA NO QUE DIZ RESPEITO A APROVEITAR TODAS AS INFORMAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS TRAZIDAS DA SOCIEDADE EM QUE ELES ESTÃO INCERRIDOS.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da didática utilizada propõe para o aluno várias formas de observação.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula. pretendo fazer o mesmo com minha turma.