Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Olimpíadas: Rio de Janeiro, 2016!

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre as Olimpíadas, em especial a que será realizada no Rio de Janeiro (Brasil) no ano de 2016, além de conhecimentos acerca de pesquisa em diferentes fontes de informação (sites, jornais e revistas) e leitura e escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Motivação:

Sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas ou trios para que as atividades possam ser realizadas no Laboratório de Informática.

Para dar início às discussões destas aulas, um dia antes da realização destas aulas, o professor deverá pedir que os alunos recortem de jornais, revistas (Fig. 1), panfletos entre outros materiais, algo sobre a realização dos “Jogos Olímpicos e Paraolímpicos” que ocorrerá no Rio de Janeiro no ano de 2016.

Figura 1- Imagem de uma capa de revista de circulação nacional

Disponível em: http://jangadeiroonline.com.br/files/2009/09/20090926_capa___poca.jpg Acesso em: 13.Out.2009.

Observação: É importante que o professor traga também algumas reportagens para o caso de algum aluno que não tenha levado possa ter material para realizar a atividade!

Feito isso, no dia destas aulas, o professor deverá pedir que os alunos mostrem o material que trouxeram, bem como o que sabem sobre este tema, já que nos últimos dias, os meios de comunicação (impressos e televisivos) têm dado ênfase a este assunto.


Atividade 1


Em seguida, após a apresentação dos alunos sobre as “reportagens” e seus conhecimentos acerca do assunto que trouxeram, o site (Fig. 2) postado abaixo deverá ser acessado pelas duplas ou trios formados.
Neste site há uma reportagem que aborda o tema da conquista do Brasil em sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e também uma reportagem de um tele jornal que tem a duração de 1’03 (um minuto e três segundos) que versa sobre este assunto.

Link do site:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1327272-17698,00-RIO+TRANSFORMA+O+SONHO+OLIMPICO+EM+REALIDADE+E+CONQUISTA+OS+JOGOS+DE.html  

Figura 2- Imagem do site acima

Depois de fazer a leitura da citada reportagem, o vídeo que se encontra neste mesmo site deverá ser transmitido aos alunos. Em seguida, sugerimos que uma discussão a respeito do assunto seja provocada pelo professor, para que os alunos possam opinar, dizer o que entenderam, bem como expressar eventuais dúvidas, para que o desenvolvimento das próximas atividades não seja prejudicado.


Atividade 2


Neste momento, cada dupla deverá realizar uma pesquisa na Internet, entre outras fontes - Atlas, livros didáticos, jornais, revistas e etc., sobre os Jogos Olímpicos para que o tema das aulas seja melhor estudado e aprofundado.

Os temas sugeridos para a realização das pesquisas são:

1. O que são os Jogos Olímpicos (definição);
2. Jogos Olímpicos (breve histórico);
3. Cidades que já sediaram os Jogos Olímpicos;
4. Paraolimpíadas (o que é);
5. Rio 2016 (campanha da cidade em sediar os jogos);
6. Rio 2016 (preparativos)

Abaixo estão indicados alguns sites para a realização das pesquisas. Ressaltamos que, os números são referentes aos temas, por exemplo, para a pesquisa do tema 1 (O que são os Jogos Olímpicos – definição) sugerimos dois sites.

1 e 2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos  

1 e 2. http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/curiosidades-dos-jogos-olimpicos.htm  

3. http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/sedes-dos-jogos-olimpicos.htm  

4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos#Jogos_Paraol.C3.ADmpicos  

4. http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/paraolimpiadas-jogos-paraolimpicos.htm  

3 e 5. http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/jogos-olimpicos-2016-rio-de-janeiro.htm  

5 e 6. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016#Processo_de_candidatura  

6. http://www.zap.com.br/imoveis/rio-de-janeiro+rio-de-janeiro/?gclid=CKj_mu_jpZ0CFc9h2godgSnwqw  


6 . http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016  

6. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1379234  

Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar um jornal mural sobre o tema de sua pesquisa (um dos seis elencados acima), para que posteriormente todos os outros grupos da sala de aula, bem como os demais alunos da escola, conheçam um pouco sobre todos os temas sugeridos.


Atividade 3

O jornal mural deverá ser construído por todos os alunos, ainda em grupos (anteriormente estabelecidos). Cada um dos grupos após ter efetuado as pesquisas propostas deverá neste momento, elaborar uma reportagem para compor o jornal mural.
As reportagens deverão conter textos escritos, além de imagens (fotos, desenhos).

Sugerimos que as reportagens sejam elaboradas no computador, por meio de editores de texto, como, por exemplo, o “Microsoft Word”. É importante que as fontes das buscas (links dos sites das reportagens) sejam citadas em cada uma das reportagens elaboradas pelos grupos, como por exemplo:

Após a imagem colocar as seguintes informações:

Disponível em: (colocar o endereço do site). Acesso em: (colocar a data – dia, mês e ano).

Recursos Complementares

A aula “Escrevendo e lendo com o jornal mural” poderá ser trabalhada com os alunos em outra oportunidade:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, desde os dias em que antecederam o desenvolvimento destas aulas, já que os alunos ficaram responsáveis por buscar reportagens entre outros materiais sobre o tema dos Jogos Olímpicos. Ao final das atividades (elaboração do texto jornalístico) o professor deverá avaliar se cada dupla ou trio foi capaz de desenvolver as atividades propostas (seu tema de pesquisa) com competência e, sobretudo perceber a importância que os Jogos Olímpicos tem no cenário esportivo mundial, bem como a importância de um país sediar estes jogos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.