19/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a estação do ano “Outono”, além de trabalhar com a prática de leitura e interpretação de texto, por meio poemas e músicas.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar aos alunos um vídeo (Fig. 1) da música “Ruas de Outono” interpretada pela cantora Ana Carolina. O vídeo tem a duração de quatro minutos.
Link do vídeo:
http://vagalume.uol.com.br/ana-carolina/videos/ruas-de-outono.html Acesso em: 14.Out.2009.
Figura 1- Imagem do vídeo
Observação:
Segue abaixo o link do site em que há a letra da música apresentada no vídeo acima.
http://letras.terra.com.br/ana-carolina/861120/
Em seguida, o poema “Canção de Outono” de Cecília Meireles por meio do link abaixo:
http://www.pensador.info/frase/Mjk5NDQ/#
Em seguida, sugerimos que o poema “Canção de Outono” de Cecília Meireles, postado abaixo, seja apresentado aos alunos.
Feito isso, o professor deverá conversar com os alunos sobre a música e o poema que abordam o mesmo tema, ou seja, o outono. Os alunos, em duplas, deverão listar as características da estação apontadas tanto na música quanto no poema.
É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes tipos de texto, entre eles os do tipo “Poesia” e que saibam, sobretudo interpretá-los!
Para continuar os estudos sobre a estação do ano “Outono”, sugerimos que as duplas acessem o site “Brasil Escola” (Fig. 2) para obter mais informações sobre o tema das aulas.
http://www.brasilescola.com/geografia/outono.htm
Após o acesso e à leitura dos conteúdos contidos no site, além dos conhecimentos obtidos por meio das letras do poema e da música, o professor deverá pedir que os alunos falem sobre o que aprenderam até o momento, que digam o que acharam do poema, da música e do site...
Este é um momento importante para que o professor perceba se os alunos estenderam o propósito das aulas.
Figura 2- Imagem do site “Brasil Escola”
Para dar continuidade ao estudo sobre o tema das aulas e, também com o objetivo de finalizá-las, os alunos deverão elaborar um material, descrito abaixo, que poderá ter cunho de avaliação para o professor.
Sugerimos ainda que estas produções sejam expostas em um Mural da sala de aula ou entregues à biblioteca da escola para que os demais alunos possam conhecê-las.
Para os alunos da EJA:
Os alunos desta modalidade de ensino deverão elaborar, em duplas, um pequeno texto sobre o outono, conforme o gênero de sua preferência, isto é, música, poema, redação, analogias com a vida cotidiana...Sugerimos que os alunos apresentem sua produção, lendo o texto, ou cantando a música etc. Isto é importante para que a produção realizada seja conhecida e valorizada pelos colegas e também para que sejam avaliados neste momento pelo professor.
Para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:
Os alunos poderão, individualmente, fazer um desenho sobre a poesia de Cecília Meireles, como se fosse uma interpretação por meio de desenho.
Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos a aula “Aprendendo com os diferentes tipos de texto” publicada no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659
Os alunos deverão ser avaliados em todas as atividades propostas, pois todas têm o objetivo de trabalhar a leitura, escrita e interpretação de textos – competência cognitiva principal destas aulas, bem como a criatividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!