Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Terremoto: Um perigo cada vez mais presente na nossa vida!

 

11/11/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas o aluno poderá conhecer e compreender como ocorrem os terremotos, além de aprender como se calcula a intensidade destes. Além disso, poderão aprender o que são placas tectônicas e como se proteger dos terremotos. Também serão discutidos os Tsunamis nestas aulas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula, na sala de aula, orientando com que os alunos formem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes e distribua a cada grupo uma das reportagens sugeridas abaixo:

Observação: O professor poderá imprimir as matérias jornalísticas em cópias suficientes a todos.

http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158118
http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=929983&tit=Soterrados-por-terremoto-podem-chegar-a-3-mil-na-Indonesia
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-220057.htm
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/10/01/e011010171.asp
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1323065-10406,00-TERREMOTO+PROVOCA+TSUNAMI+NO+PACIFICO.html

Após cada grupo analisar e discutir sua reportagem, o professor deverá promover um debate entre todos os alunos, de forma que ambas as reportagens sejam conhecidas por todos.

Em seguida, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, perguntando por que ocorre um terremoto (Fig. 1) e como evitá-lo.

Figura 1 – Imagem de uma rodovia depois de um terremoto.
Imagem disponível em: http://otavionapeneira.zip.net/images/terremoto.jpg. Acesso em: 04 Out 2009

Neste momento, questione os alunos o quão perigoso é um terremoto e se alguém já presenciou este fenômeno, e peça para que este fale sobre o ocorrido. Durante o debate, esclareça as dúvidas que surgirem.

Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá dizer que estás questões serão respondidas nas próximas atividades e que será visualizado os locais com maior risco de terremotos e equipamentos que medem sua intensidade.

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá exibir o recurso (Fig. 2), postado abaixo, que se trata de três vídeos de aproximadamente 2 minutos cada, cujo objetivo é explicar os terremotos.

Recursos:Como funcionam os terremotos - parte 1
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-1-video.htm

Figura 2 – Imagem do primeiro vídeo.

Como funcionam os terremotos - parte 2
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-2-video.htm

Figura 3 – Imagem do segundo vídeo.

Como funcionam os terremotos - parte 3
Link do Recur so no site do Como Tud o Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremot os-3-video.htm

Figura 4 – Imagem do segundo vídeo.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Estes vídeos (Fig. 2, 3 e 4) explicam porque ocorre os terremotos e demonstram como funciona o sismógrafo, equipamento utilizado para medir a intensidade dos terremotos.

Após visualizar os vídeos, questione os alunos sobre a importância de um sismógrafo e qual a influência da movimentação das placas tectônicas na causa dos terremotos.

Atividade 2

Na atividade anterior foi visto as principais ideias a cerca dos terremotos, assim sendo, nesta atividade discutiremos estes fundamentos (sismógrafo, placas tectônicas, escala Richter).

Neste momento, na sala de informática, peça para que cada grupo pesquise na internet e em livros sobre um determinado assunto sugerido abaixo, é sugerido um tempo de quinze (15) minutos para a realização desta pesquisa.

Temas a serem pesquisado:

• Sismógrafo;
• Placas Tectônicas;
• Risco de terremotos no Brasil;
• Escala Richter;
• Como agir no caso de terremotos;
• Os terremotos mais importantes da histórica.

Sugestão de sites:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9284.shtml
http://ciencia.hsw.uol.com.br/terremotos.htm
http://www.unb.br/ig/sis/terremo.htm
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-mede-forca-terremotos-abalos-sismicos-489737.shtml
http://www.igc.usp.br/geologia/a_terra.php

Após cada grupo pesquisar e anotar as informações mais importantes será feito uma atividade chamada de Mural Jornal (Fig. 5).

Figura 5 – Jornal Mural.
Imagem disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 08 Out 2009

Esta atividade consiste com que a sala faça um jornal que ficará exposto no corredor da escola, sendo que neste exemplar será apresentado o tema Terremoto. As informações a serem colocadas neste, jornal, deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas. Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013) poderá esclarecer quaisquer dúvidas.


SUGESTÃO

Questione os alunos se eles sabem o que é um Tsunami (Fig. 5) e se quando ocorre um terremoto no mar, pode ocasionar um tsunami.

Figura 5 – Tsunami.
Imagem disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/como_se_forma_tsunami.jpg. Acesso em: 04 Out 2009

Sugira que eles pesquisem na internet ou em livros sobre os Tsunamis e sua relação com a Física, e apresentem na próxima aula suas pesquisas. Favoreça com que cada grupo apresente e explique os tsunamis, os incidentes mais famosos e se existe algum método de evitar essa catástrofe.

Sugestões de Sites:

http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40130.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tsunami2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/tragedianaasia/como_ocorre_um_tsunami.shtml
http://froog.com.br/como-acontece-tsunami/

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na pesquisa, no debate e peça para que cada aluno pesquise e recorte uma reportagem que trate sobre o assunto terremoto ou tsunami, e a relação destes com a Física, e apresente para a sala na próxima aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 25 calificaciones

  • Cinco estrelas 16/25 - 64%
  • Quatro estrelas 7/25 - 28%
  • Três estrelas 2/25 - 8%
  • Duas estrelas 0/25 - 0%
  • Uma estrela 0/25 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • rosemari barbosa, EMEIEF PROF MARCILIO DIAS DE SAN THIAGO , Santa Catarina - dijo:
    rosemaribarbosa@hotmail.com

    10/10/2011

    Quatro estrelas

    gostei muito da metodologia com que a aula foi passada aos alunos. parabéns.


  • Júlia de Almeida Neves, ESCOLA ESTADUAL ELDAH BITTON TELLES DA ROCHA , Amazonas - dijo:
    juneves29@gmail.com

    18/07/2011

    Quatro estrelas

    Uma otima aula para o conhecimento....


  • Msris Eloi de Jesus, ESCOLA MUNICIPAL DOM PEDRO II , Sergipe - dijo:
    maria_jesus61@yahoo.com.br

    06/05/2011

    Quatro estrelas

    A aula está ótima pois, tem um vaso material escrio e com fotos videos que por se só deixa tudo muito claro.


  • Maria do Socorro Teixeira Gomes, E E E F M Mª José de Miranda Burity , Paraíba - dijo:
    socorrotgomes@gmail.com

    14/03/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a forma como foi trabalhado o tema. Com certeza os alunos também gostarão de uma aula assim, onde todos podem aprender de uma forma dinâmica.


  • CARLA CAROLINA CARDOSO DE ANDRADE, ASSOCI DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS , Bahia - dijo:
    carlacarolina27@yahoo.com.br

    03/02/2011

    Cinco estrelas

    esta atividade pode relacionar com os problemas ambientais rovocado pelo homem voce pode aproveitar bastante gostei.


  • Maria de Lourdes Rocha de Sousa Coelho, ESC EST MORRO DO MATO , Tocantins - dijo:
    lurdesrsc@hotmail.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula está excelente, parabéns professora.


  • maria Rosilei \Oliveira dos Santos ornelas, ESCOLA MUNICIPAL BRINCANDO E APRENDENDO , Bahia - dijo:
    rosileiornelas@gmail.com

    29/12/2010

    Três estrelas

    Achei a aula interessantíssima!! Bem fundamentada,porém acho que o conhecimento prévio deve ser trabalhado com o aluno sim. Fica parecendo que o mesmo é um mero receptor de conhecimentos e não carrega consigo nenhuma bagagem.


  • ANA MARIA DE PAULA E SILVA, CEJA 6 DE Agosto , Mato Grosso - dijo:
    amarips@hotmail.com

    27/12/2010

    Cinco estrelas

    Esta atividade em a sala faz o aluno aprender praticando e expor no corredor da escola, demonstra o interesse pelo acontecimento no mundo.


  • Vera luce Monteiro, PREF MUN DE VILA NOVA DOS MARTIRIOS , Maranhão - dijo:
    veramoteiro@gmail.com

    21/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Com certeza contribuirá muito para mim enquanto Coordenadora, pois será de grande apoio para os professores. Um grande abraço. Um Feliz Natal e um 2011 repleto de realizações!!! --------------------------------------------------------------------------------


  • ANA MARIA DE PAULA E SILVA, CEJA 6 DE AGOSTO , Mato Grosso - dijo:
    amarips@hotmail.com

    30/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns ! Sua aula mostra bem como a Natureza vem reagindo diante do desrespeito humano alerta-os para a problemática existente e conscientiza mostrando reportagens em videos.


  • MARLENE REIS DOS SANTOS, Almoxarifado - SEDUC , Bahia - dijo:
    marlevicasantos@yahoo.com.br

    15/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da forma como foi abordado o conteudo, foi bastante relevante e ao mesmo tempo interativo.


  • Édna mara Gonçalves, PREF MUN DE BLUMENAU , Santa Catarina - dijo:
    prodeda@yahoo.com.br

    12/10/2010

    Cinco estrelas

    parabéns professora pela sua dedicação e carinho


  • Rosangela Morais de Moraes Lima, ESC EST PROF M CRISTINA B RODRIGUES , Amapá - dijo:
    rosangelamoraeslima@bol.com.br

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Sua aula está excelente. Com certeza contribuirá muito para a minha prática na sala de aula. Bem criativa. Sucesso! Rosangela/AP


  • GILVAN DA SILVA CARDOSO, COL EST NAIR TIECHER , Goiás - dijo:
    GILCARDOSO1951@HOTMAIL.COM

    10/07/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula teve uma excelente abordagem.


  • Aparecida Candida Fonseca sena, ESC EST SILVA DOURADO , Tocantins - dijo:
    aparecidacandida@hotmail.com

    01/07/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo nível da aula, vai contribuir muito na minha prática pedagogica


  • Susanna de A. Borghi, C.E. CONSELHEIRO JOSINO , Rio de Janeiro - dijo:
    saborghi@terra.com.br

    29/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Flavia Bicas Grazziotti, EEEFM JOSE ROBERTO CHRISTO , Espírito Santo - dijo:
    flaviabicas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula!Vou adaptá-la e colocar em prática.


  • élia maria barbosa rocha, ESCOLA ESTADUAL PROF JOSE Q CAVALCANTE , Alagoas - dijo:
    ellyabr@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Usei essas aulas com meus alunos e eles gostaram muito.


  • Eldi Roberto Gomes, PREF MUN DE SANTA HELENA , Paraíba - dijo:
    eldiroberto@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora pela escolha do tema,pois atuamente é de grande relevanciapara o processo ensino aprendizagem.


  • Hélio Evangelista da Silva, ESC PROF JOSE RODRIGUES LEITE , Acre - dijo:
    helio.evangelista@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótimo plano de aula; posso usar nas minhas aulas?


  • Charlene Sfalsim Teixeira, COLEGIO CRISTO REI , Espírito Santo - dijo:
    charlene.sfalsim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela dedicação no planejamento da aula e pelo desprendimento em dividi-la. Tenho certeza que muitas pessoas aproveitaram o conteúdo, principalmente no atual momento. Abs,


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - dijo:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom o seu plenejamento!!! Ele deixará os nossos educandos ápar das realidades atuais.Os acontecimentos que de certa forma está "sacudindo" o mundo. O objetivo mesmo é despertar nos alunos, e fazer com que eles se preparem para algo que vinher á acontecer. Parabénssss


  • Andréa Marques Leão Doescher, UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL , São Paulo - dijo:
    andreamleao@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito obrigado pelos elogios, ficamos muito felizes por saber que vários professores estão utilizando e gostando desta aula. Esperamos poder fornecer mais aulas inovadoras e que possam ajudar cada vez mais vocês.


  • merlin, Finlândia - dijo:
    merlin19@live.com.pt

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    las de railas


  • Eldi Roberto Gomes, PREF MUN DE SANTA HELENA , Paraíba - dijo:
    eldiroberto@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora pela escolha do tema,pois atuamente é de grande relevanciapara o processo ensino aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.