11/11/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Nestas aulas o aluno poderá conhecer e compreender como ocorrem os terremotos, além de aprender como se calcula a intensidade destes. Além disso, poderão aprender o que são placas tectônicas e como se proteger dos terremotos. Também serão discutidos os Tsunamis nestas aulas.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula, na sala de aula, orientando com que os alunos formem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes e distribua a cada grupo uma das reportagens sugeridas abaixo:
Observação: O professor poderá imprimir as matérias jornalísticas em cópias suficientes a todos.
http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158118
http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=929983&tit=Soterrados-por-terremoto-podem-chegar-a-3-mil-na-Indonesia
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-220057.htm
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/10/01/e011010171.asp
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1323065-10406,00-TERREMOTO+PROVOCA+TSUNAMI+NO+PACIFICO.html
Após cada grupo analisar e discutir sua reportagem, o professor deverá promover um debate entre todos os alunos, de forma que ambas as reportagens sejam conhecidas por todos.
Em seguida, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, perguntando por que ocorre um terremoto (Fig. 1) e como evitá-lo.
Figura 1 – Imagem de uma rodovia depois de um terremoto.
Imagem disponível em: http://otavionapeneira.zip.net/images/terremoto.jpg. Acesso em: 04 Out 2009
Neste momento, questione os alunos o quão perigoso é um terremoto e se alguém já presenciou este fenômeno, e peça para que este fale sobre o ocorrido. Durante o debate, esclareça as dúvidas que surgirem.
Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá dizer que estás questões serão respondidas nas próximas atividades e que será visualizado os locais com maior risco de terremotos e equipamentos que medem sua intensidade.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá exibir o recurso (Fig. 2), postado abaixo, que se trata de três vídeos de aproximadamente 2 minutos cada, cujo objetivo é explicar os terremotos.
Recursos:Como funcionam os terremotos - parte 1
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-1-video.htm
Figura 2 – Imagem do primeiro vídeo.
Como funcionam os terremotos - parte 2
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-2-video.htm
Figura 3 – Imagem do segundo vídeo.
Como funcionam os terremotos - parte 3
Link do Recur so no site do Como Tud o Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremot os-3-video.htm
Figura 4 – Imagem do segundo vídeo.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Estes vídeos (Fig. 2, 3 e 4) explicam porque ocorre os terremotos e demonstram como funciona o sismógrafo, equipamento utilizado para medir a intensidade dos terremotos.
Após visualizar os vídeos, questione os alunos sobre a importância de um sismógrafo e qual a influência da movimentação das placas tectônicas na causa dos terremotos.
Atividade 2
Na atividade anterior foi visto as principais ideias a cerca dos terremotos, assim sendo, nesta atividade discutiremos estes fundamentos (sismógrafo, placas tectônicas, escala Richter).
Neste momento, na sala de informática, peça para que cada grupo pesquise na internet e em livros sobre um determinado assunto sugerido abaixo, é sugerido um tempo de quinze (15) minutos para a realização desta pesquisa.
Temas a serem pesquisado:
• Sismógrafo;
• Placas Tectônicas;
• Risco de terremotos no Brasil;
• Escala Richter;
• Como agir no caso de terremotos;
• Os terremotos mais importantes da histórica.
Sugestão de sites:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9284.shtml
http://ciencia.hsw.uol.com.br/terremotos.htm
http://www.unb.br/ig/sis/terremo.htm
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-mede-forca-terremotos-abalos-sismicos-489737.shtml
http://www.igc.usp.br/geologia/a_terra.php
Após cada grupo pesquisar e anotar as informações mais importantes será feito uma atividade chamada de Mural Jornal (Fig. 5).
Figura 5 – Jornal Mural.
Imagem disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 08 Out 2009
Esta atividade consiste com que a sala faça um jornal que ficará exposto no corredor da escola, sendo que neste exemplar será apresentado o tema Terremoto. As informações a serem colocadas neste, jornal, deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas. Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013) poderá esclarecer quaisquer dúvidas.
SUGESTÃO
Questione os alunos se eles sabem o que é um Tsunami (Fig. 5) e se quando ocorre um terremoto no mar, pode ocasionar um tsunami.
Figura 5 – Tsunami.
Imagem disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/como_se_forma_tsunami.jpg. Acesso em: 04 Out 2009
Sugira que eles pesquisem na internet ou em livros sobre os Tsunamis e sua relação com a Física, e apresentem na próxima aula suas pesquisas. Favoreça com que cada grupo apresente e explique os tsunamis, os incidentes mais famosos e se existe algum método de evitar essa catástrofe.
Sugestões de Sites:
http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40130.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tsunami2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/tragedianaasia/como_ocorre_um_tsunami.shtml
http://froog.com.br/como-acontece-tsunami/
Teoria e experimentos:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/terremotos.htm
Avalie a participação dos alunos nas discussões, na pesquisa, no debate e peça para que cada aluno pesquise e recorte uma reportagem que trate sobre o assunto terremoto ou tsunami, e a relação destes com a Física, e apresente para a sala na próxima aula.
Quatro estrelas 25 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/10/2011
Quatro estrelasgostei muito da metodologia com que a aula foi passada aos alunos. parabéns.
18/07/2011
Quatro estrelasUma otima aula para o conhecimento....
06/05/2011
Quatro estrelasA aula está ótima pois, tem um vaso material escrio e com fotos videos que por se só deixa tudo muito claro.
14/03/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante a forma como foi trabalhado o tema. Com certeza os alunos também gostarão de uma aula assim, onde todos podem aprender de uma forma dinâmica.
03/02/2011
Cinco estrelasesta atividade pode relacionar com os problemas ambientais rovocado pelo homem voce pode aproveitar bastante gostei.
25/01/2011
Cinco estrelasSua aula está excelente, parabéns professora.
29/12/2010
Três estrelasAchei a aula interessantíssima!! Bem fundamentada,porém acho que o conhecimento prévio deve ser trabalhado com o aluno sim. Fica parecendo que o mesmo é um mero receptor de conhecimentos e não carrega consigo nenhuma bagagem.
27/12/2010
Cinco estrelasEsta atividade em a sala faz o aluno aprender praticando e expor no corredor da escola, demonstra o interesse pelo acontecimento no mundo.
21/11/2010
Cinco estrelasParabéns! Com certeza contribuirá muito para mim enquanto Coordenadora, pois será de grande apoio para os professores. Um grande abraço. Um Feliz Natal e um 2011 repleto de realizações!!! --------------------------------------------------------------------------------
30/10/2010
Cinco estrelasParabéns ! Sua aula mostra bem como a Natureza vem reagindo diante do desrespeito humano alerta-os para a problemática existente e conscientiza mostrando reportagens em videos.
15/10/2010
Quatro estrelasGostei da forma como foi abordado o conteudo, foi bastante relevante e ao mesmo tempo interativo.
12/10/2010
Cinco estrelasparabéns professora pela sua dedicação e carinho
11/10/2010
Cinco estrelasParabéns professora Sua aula está excelente. Com certeza contribuirá muito para a minha prática na sala de aula. Bem criativa. Sucesso! Rosangela/AP
10/07/2010
Cinco estrelasSua aula teve uma excelente abordagem.
01/07/2010
Cinco estrelasParabéns pelo nível da aula, vai contribuir muito na minha prática pedagogica
29/06/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula!Vou adaptá-la e colocar em prática.
24/03/2010
Três estrelasUsei essas aulas com meus alunos e eles gostaram muito.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora pela escolha do tema,pois atuamente é de grande relevanciapara o processo ensino aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasótimo plano de aula; posso usar nas minhas aulas?
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela dedicação no planejamento da aula e pelo desprendimento em dividi-la. Tenho certeza que muitas pessoas aproveitaram o conteúdo, principalmente no atual momento. Abs,
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom o seu plenejamento!!! Ele deixará os nossos educandos ápar das realidades atuais.Os acontecimentos que de certa forma está "sacudindo" o mundo. O objetivo mesmo é despertar nos alunos, e fazer com que eles se preparem para algo que vinher á acontecer. Parabénssss
24/03/2010
Cinco estrelasMuito obrigado pelos elogios, ficamos muito felizes por saber que vários professores estão utilizando e gostando desta aula. Esperamos poder fornecer mais aulas inovadoras e que possam ajudar cada vez mais vocês.
24/03/2010
Cinco estrelaslas de railas
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora pela escolha do tema,pois atuamente é de grande relevanciapara o processo ensino aprendizagem.