Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Palavras, sílabas, letras e fonemas com o Tangolomango das irmãs

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar rimas.
  • Contar sílabas.
  • Reconhecer fonemas iniciais.
  • Pensar nas correspondências entre grafemas e fonemas na escrita de palavras.
  • Comparar o tamanho das palavras.
  • Refletir sobre a constituição de sílabas de algumas palavras (consoante-vogal, consoante-vogal-consoante).
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento das letras do alfabeto.
  • Atenção para o sons pronunciados.
  • Domínio da base alfabética.
Estratégias e recursos da aula

Para encontrar o Tangolomango das irmãs acesse o site:
http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/tangolomango.html <Acesso em 30/09/09>

  • Texto Tangolomango das irmãs reproduzido com letras grandes num cartaz.


TANGOLOMANGO DAS IRMÃS


ERAM NOVE IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI FAZER BISCOITO.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS NOVE FICARAM OITO.

ERAM OITO IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI AMOLAR CANIVETE.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS OITO FICARAM SETE.

ERAM SETE IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI FALAR INGLÊS.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS SETE FICARAM SEIS.

ERAM SEIS IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI CAÇAR UM PINTO.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS SEIS FICARAM CINCO.

ERAM CINCO IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI FAZER TEATRO.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS CINCO FICARAM QUATRO.

ERAM QUATRO IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI FALAR FRANCÊS.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS QUATRO FICARAM TRÊS

ERAM TRÊS IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI ANDAR NAS RUAS.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS TRÊS FICARAM DUAS

ERAM DUAS IRMÃS NUMA CASA,
UMA FOI FAZER COISA ALGUMA.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E DAS DUAS FICOU SÓ UMA

ERAM UMA IRMÃ NUMA CASA,
E ELA FOI FAZER FEIJÃO.
DEU TANGOLOMANGO NELA
E ACABOU A GERAÇÃO


Atividade 1

Professor(a), com esta atividade focalizaremos o sistema alfabético de escrita e as relações entre palavras, sílabas, letras e, principalmente, a relação entre fonemas e grafemas.

1) Você poderá começar trabalhando com o Tangolomango das irmãs na oralidade. É muito fácil memorizá-lo e você pode fazer isso de diferentes maneiras. Você pode dividir a turma em dois grupos e solicitar que, a cada momento, uma parte da turma repita aquilo que você disse. Pode-se brincar bastante com o objetivo de memorização, alternando o(s) grupo(s) que falam: só os meninos, só as meninas, a turma do lado direito, do lado esquerdo, quem tem o nome que termina com a letra A, O, etc. As variações neste último caso dependerão dos nomes dos alunos de cada turma. A maneira como falam também pode ser explorada com variações como: repetir com voz grossa; voz fina; alta; baixa; só com o movimento dos lábios (sem voz); etc.


2) Mantendo o foco na oralidade você poderá explorar as rimas que aparecem neste tangolomango. Inicialmente você poderá pedir para os alunos que identifiquem as palavras que rimam. Outra estratégia é pedir que os alunos, em duplas, criem variações para o tangolomango mantendo-se as rimas. Por exemplo:

Eram nove irmãs numa casa,
uma fez um desenho doido.
Deu tangolomango nela 
e das nove ficaram oito.

Caso as crianças não consigam se lembrar de palavras que rimem com os números, você poderá oferecer uma lista de palavras (abaixo, em negrito) como elemento facilitador da atividade para que eles criem as frases diferentes.

FAZER BISCOITO- OITO – foi nadar perto do boto
AMOLAR CANIVETE- SETE - foi ver jogo de basquete
FALAR FRANCÊS – SEIS - foi falar com um chinês
PELAR UM PINTO – CINCO – comprar um brinco
FOI PARA O TEATRO – QUATRO - foi limpar o seu sapato
CASOU COM UM PORTUGUÊS – TRÊS - foi jogar xadrez
PASSEAR NAS RUAS - DUAS – comer cenouras cruas
NÃO FEZ COISA ALGUMA –UMA - foi tomar banho de espuma
E ACABOU A GERAÇÃO – foi caçar camaleão

Pode-se explorar também os sons iniciais de algumas palavras, como na palavra CANIVETE e BISCOITO que serão trabalhadas num momento posterior.


3) No próximo momento, você poderá apresentar o texto num cartaz com letras grandes. É interessante que você observe se o espaço em branco entre as palavras está bom para que os alunos  percebam, com clareza, a distância entre uma palavra e outra. Você poderá pedir para que os alunos leiam. Aqueles que ainda não são capazes de decodificar o texto e ler com autonomia podem participar se forem encorajados a falar cada versinho enquanto a professora indica com o dedo as palavras no texto. Para que o próprio aluno use esta estratégia não convencional de leitura, ele deve ter o texto memorizado e,  à medida que recita, fazer coincidir o que fala com o texto escrito passando o dedo em cada verso.

Explore com as crianças o tamanho das palavras e peça para que identifiquem a palavra que tem mais letras, a que tem menos letras, palavras com a mesma quantidade de letras. Ao trabalhar o “tamanho das palavras” o professor poderá explorar o aspecto gráfico e sua relação com o “tamanho sonoro” pedindo que as crianças contem as sílabas, batendo palmas, por exemplo, ao pronunciá-las, ou usando outro recurso de contagem. Depois é importante que o professor pergunte quantos “pedaços” a palavra tem. Depois de constatada a quantidade de sílabas o professor poderá pronunciar separadamente cada fonema apontando para a letra correspondente na palavra. Esse procedimento auxiliará no desenvolvimento da aquisição da base alfabética do nosso sistema de escrita.


4) Com o texto no quadro, peça aos alunos que encontrem uma palavra com 8 letras e 4 sílabas como na atividade abaixo. A atividade já está preenchida. O professor poderá fazer no quadro uma tabela como a das palavras abaixo que será completada à medida que os alunos forem respondendo algumas perguntas.

PROCURE NO TEXTO TANGOLOMANGO DAS IRMÃS:

A) UMA PALAVRA QUE TEM 8 LETRAS E QUATRO SÍLABAS

Atividade produzida pela autora

Neste momento é interessante que o (a) professor(a) peça aos alunos que contem quantas sílabas tem a palavra CANIVETE e as pronunciem juntamente com ele(a). Após a contagem, solicitar aos alunos que ditem as sílabas, uma a uma à medida que o(a) professor(a) vai escrevendo no quadro, nos devidos espaços. Uma vez que queremos trabalhar a constituição das sílabas e evidenciar que podem haver sílabas formadas por uma, duas, três, quatro ou cinco letras e com diferentes estruturas, é oportuno fazer perguntas para as crianças do tipo: Quantas letras tem na sílaba CA? E na sílaba NI? E na sílaba VE? E na sílaba TE? Na silaba CA, tem vogal? Tem consoante? Começa com vogal ou com consoante? (repetir a análise nas outras sílabas) Retomar neste momento quais são as vogais e as consoantes do nosso alfabeto, caso os alunos ainda não as identifiquem. Após fazer a análise da sílaba, dos sons iniciais, finais e intermediários, passar para a análise de cada fonema da palavra canivete e ir destacando com que letra ele foi representado. Desafiar os alunos a perceberem quantos sons tem na sílaba CA e tentar isolá-los. O(a) professor (a) vai produzindo cada som da sílaba e perguntando aos alunos que letra foi usada para escrever aquele som na palavra, estabelecendo assim, a relação entre o som e a letra usada para grafar a palavra que está sendo analisada. É preciso muita atenção para que o professor pronuncie o som da palavra e não comece dizendo o nome da letra, pois a palavra CANIVETE começa como som de “Kê” (como em cavalo, colar) e não o som “Ce” (como em cebola e cidade). Na palavra “cebola” o som começa como o som da letra, o que não ocorre na palavra canivete. Repetir a análise com cada sílaba da palavra CANIVETE e focalizar o som produzido e as letra usada para representá-lo. É interessante contrastar em seguida, o nome da letra e o som que ela tem naquela palavra.

5) Pode se repetir as estratégias indicadas acima com a palavra BISCOITO(ou outra qualquer que apresente estrutura silábica diferente de consoante-vogal (CV).

Ao final da atividade contrastar as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à seqüência das letras nas sílaba. Na palavra CANIVETE temos sílabas formadas por consoante-vogal (sílabas canônicas) que é o tipo de estrutura silábica construída primeiro pela criança no processo de alfabetização. A palavra BISCOITO, por sua vez, tem sílabas formadas por Consoante- vogal-consoante (CVC), Consoante-vogal vogal (CVV) e consoante-vogal(CV).

b) UMA PALAVRA QUE TEM OITO LETRAS E TRÊS SÍLABAS

Atividade produzida pela autora

Recursos Complementares

Para encontrar rimas divertidas:
http://avidasecretadoslivros.blogspot.com/2009/09/rimas-divertidas.html <Acesso em 30/09/09>

http://rimas.mmacedo.net/ <Acesso em 30/09/09>

Para saber mais sobre consciência fonológica:

Consciência fonológica em crianças pequenas. Marilyn Jager Adams et al. Artmed,2006.

Avaliação

O(a) professor(a) pode selecionar palavras que apresentem a mesma estrutura silábica das palavras trabalhadas. Por exemplo, pode-se trabalhar com ditado e letras móveis ditando o som às crianças pedindo-lhes que encontrem a letra que corresponde aquele som. Ao final da atividade pode-se contrastar as respostas dos alunos verificar a necessidade de repetir o trabalho com certos sons. Essa avaliação apresenta, mais evidentemente, o caráter diagnóstico, de suporte para a continuidade das propostas que visam a compreensão do nosso sistema de escrita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • rubenilde lemos, Escolaa Adventista , Maranhão - dijo:
    rubinhalemos@gmail.com

    20/02/2014

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão de aula até mesmo para criar um aula descontraída no 6º ano.


  • monica pena, escola euride santana , Bahia - dijo:
    veronicaatvidade55-@hotmail.com

    28/02/2013

    Quatro estrelas

    foi otimo para a crinçada aprender com mais facilidade ,dá para entende mesmo


  • THALYTA REBECCA DE CAMPOS, thalyta , Paraná - dijo:
    thalytagrittem@hotmail.com

    20/11/2012

    Cinco estrelas

    é muito explicativo


  • Marina, Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros , Santa Catarina - dijo:
    mcbertoldi@gmail.com

    06/07/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sequencia didática e da maneira como foi explanado o plano de aula, acho bastante prático e pretendo utilizar com minhas turmas. Parabéns pela iniciativa, e pela existência desse portal!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.