05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/02/o-papagaio-especial.html <Acesso em 7/10/2009>
http://sitededicas.uol.com.br/piadas4.htm <Acesso em 7/10/2009>
A piada é um gênero textual que agrada muito as crianças. O trabalho em sala de aula, pelas próprias características do gênero, traz descontração e divertimento. O(a) professor(a) pode aproveitar este interesse dos alunos e trabalhar nesta aula tanto habilidades de leitura como também trabalhar com o desenvolvimento da oralidade. Essa proposta pode ser repetida algumas vezes ao longo do ano com piadas diferentes.
1) Para iniciar este trabalho, o professor pode contar uma piada que conhece ou escolher algumas das piadas selecionadas abaixo. Em seguida poderá propor que aos alunos que contem as piadas que conhecem. Alguns alunos podem trazer piadas pouco adequadas para o contexto da sala de aula, nesse caso é preciso fazer intervenções e apresentar algumas piadas para os alunos para que tenham referência de como o este gênero textual pode ser tratado na escola.
2) A piada tem como estrutura textual uma pequena narrativa que se desenvolve e leva o leitor a fazer certas previsões. No desfecho, quebra-se esta previsibilidade e surpreende-se o leitor/ouvinte provocando risos. A proposta de leitura de piadas com o recurso da pausa protocolada favorece a conscientização desta estrutura facilitando a produção textual, tanto oral, quanto escrita. O(a) professor (a) pode desenvolver o trabalho com leitura e utilizar este recurso de maneira sistemática, não só com este gênero, mas com outros também. A pausa protocolada é uma técnica de leitura na qual o professor lê uma parte do texto e vai fazendo perguntas para que os alunos levantem hipóteses e façam previsões sobre o que irá acontecer em seguida. Ao usar a pausa protocolada é importante que o professor faça perguntas do tipo: O que vai acontecer agora? O texto nos dá alguma dica para pensar isso? O objetivo de tais perguntas é fazer o aluno se tornar mais consciente dos processos de interpretação do texto. Na compreensão deste gênero é importante que o aluno se torne consciente daquilo que é o esperado ou previsível e da quebra desta previsibilidade com o inesperado, que causa humor.
Apresento abaixo a piada O papagaio do navio que será explorado em seguida com o recurso da pausa protocolada. No texto as pausas e as perguntas que serão feitas para os alunos estão em destaque.
O papagaio do navio
Um dia o mágico foi se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo shows todas as noites. Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações:
- O coelho está ali, debaixo da mesa!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
E o mágico sentia mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
- Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/02/o-papagaio-especial.html <Acesso em 7/10/2009>
Um dia o mágico foi se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo shows todas as noites.
Quais mágicas vocês acham que o mágico fazia todas as noites? Que tipo de mágicas faz um mágico? |
Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações.
Quais segredos vocês acham que ele revelou? O que vocês acham que ele dizia? |
- O coelho está ali, debaixo da mesa!!
- A carta tá na outra manga dele!!
- O lenço tava no bolso!!!
Como vocês acham que o mágico se sentia quando o papagaio revelava para o público os seus truques? |
E o mágico sentia mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
O que vocês acham que aconteceu com eles? Vocês acham que o mágico matou o papagaio? |
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
-Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!
Por que o papagaio disse "desisto"? Ele desiste de quê? |
À medida que os alunos vão respondendo às perguntas é importante que o professor solicite que eles retomem o que foi dito no texto anteriormente e que permitiu que fizessem tais inferências. Voltar ao texto para checar as possibilidades de leitura, para confirmar ou rejeitar hipóteses é essencial.
3) Com foco no desenvolvimento da oralidade, o professor poderá propor um Festival de piadas. Para isso ele poderá solicitar às crianças que peçam a seus pais que lhes contem uma piada para ser contada para os colegas e professora. Pode-se combinar com as crianças que durante uma semana, ou o tempo que a turma decidir, iniciarão as atividades do dia contando uma piada. Pode-se estender o trabalho e organizar a contação de piadas para outras turmas.
Para que a situação comunicativa em que este gênero será usado fique bem definida para os alunos, o professor pode fazer perguntas que os ajudem a pensar na situação. É preciso que os alunos compreendam o que causa o humor, fazendo com que possam contar a piada sem perder de vista a construção da previsibilidade no ouvinte e o elemento surpresa. Algumas perguntas podem ser feitas para ajudá-los a pensar na situação: O que vamos fazer? Para quem vamos contar a piada? Quando contamos uma piada para alguém o que podemos fazer para que os ouvintes imaginem a cena melhor? Podemos usar expressões dos personagens?O que ajuda a dar graça à piada?
Seguem abaixo piadas retiradas de alguns sites.
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
- Queria um Papagaio que fosse especial.
- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O Papagaio respondeu:
- Aí eu caio!
Um cachorro faz xixi na perna de um ceguinho que estava parado na esquina esperando para atravessar a rua.
Ao sentir o líquido escorrendo pela perna, o ceguinho enfia a mão no bolso e ofe rece uma bolacha para o cachorro.
Ao ver a cena, uma velhinha comenta:
-Nossa, como você é bonzinho! O cachorro fez xixi em sua perna e você ainda dá comida pra ele!
-Que nada, senhora.. eu quero é sab er onde que está a cabeça dele pra dar uma bengalada!
Na volta às aulas, a professora animada expõe seus ensi namentos para a classe:
-A nossa mãe é uma c oisa muito importante e, por isto, quero que cada um conte uma história e esta história deverá acabar com a frase: “Mãe só tem uma”.
E o Juquinha co meçou sua história:
Um dia na hora do almoço, minha mãe, olhou para mim e disse:
-Juquinha vá lá na geladeira e pegue duas coca-colas, uma para você e outra para o seu pai." - Eu fui na geladeira e depois de olhar bem lá dentro, disse bem alto:
- Mãe, só tem uma!
O garoto chega na sorveteria e pergunta:
- Tem sorvete de azeitona ?
aí o cara responde:
- Não
Dia seguinte:
- Tem sorvete de azeitona ?
- Não.
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Não
Outro dia:
-Tem sorvete de azeitona ?
- Tem !!!
- Eca !!
http://sitededicas.uol.com.br/piadas4.htm <Acesso em 7/10/2009>
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/02/o-papagaio-especial.html <Acesso em 7/10/2009>
Para saber mais sobre leitura e inferências:
COSCARELLI, C. V. Inferência: Afinal o que é isso? Belo Horizonte: FALE/UFMG. Maio, 2003.
http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/publica.htm < Acesso em 07/10/2009>
COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, dez.1996. p. 163-174. disponível em http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/PUCSBPC.pdf
O (a) professor(a) terá como foco de avaliação dois eixos: o produção das inferências no gênero piada e o desenvolvimento da oralidade. Em relação às capacidades de leitura, tais como interpretação de texto e produção de inferências ele poderá registrar em um caderno, a participação em sala e também avaliar a compreensão em atividades individuais após desenvolver um trabalho sistemático com o gênero piada. Em relação à oralidade o professor poderá avaliar se o aluno é capaz de contar piadas com desenvoltura e com atenção no seu interlocutor.
Quatro estrelas 9 calificaciones
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22/03/2015
Cinco estrelasInteressante... Muito bom!!! Peguei algumas para trabalhar com meus alunos.
29/10/2014
Cinco estrelasAdorei. Estava procurando atividades para este tema e gostei muito
07/06/2014
Cinco estrelasMuito boom
07/06/2014
Cinco estrelasMuito legal Precisamos fazer os estudantes lerem para além do posto, do dito.....
20/08/2012
Cinco estrelasAdorei!
20/07/2012
Quatro estrelasSimplesmente adorei estas ideias de como trabalhar com piadas, estava procurando uma maneira divertidade ensinar e encontrei aqui. Obrigada!!!!!
23/08/2011
Quatro estrelasO gênero piada é muito propício para o trabalho de leitura e produção textual na sala de aula, desde o ensino fundamental até o médio. è uma forma de analisar linguistica e gramaticalmente um texto sem usá-lo como pretexto, estimulando, desta forma, o ensino/aprendizado sem que a originalidade do gênero seja prejudicada. A sequência apresentada foi muito interessante e, com certeza, irei aplicá-la.
16/08/2010
Três estrelasO gênero piada é, talvez, a maior ferramenta para se trabalhar a oralidade e a criatividade de nossos alunos,pois a aproximdade das estórias através da linguagem e do enredo é um mecanismo não tido em outros gêneros.A sequência está de acordo com os nossos critérios de ensino da língua.Gostei!
24/03/2010
Quatro estrelasEu achei que a escolha do tipo de texto para o desenvolvimento da proposta didática foi adequado