16/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Os alunos aprenderão sobre os órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino, suas diferenças anatomo-fisiológicas. Além disso, esta aula pode contribuir para o aprimoramento da habilidade artística, da criatividade, da coordenação motora e da sociabilidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo
IMPORTANTE:
Uma aula antes da implementação destas, o professor deverá pedir que o professor de Biologia trabalhe o sistema reprodutor feminino e masculino, mostrando e explicando as figuras 1, 2 e 3, as quais tratam dos órgãos reprodutores femininos e masculinos, respectivamente, aos alunos.
Figura 1- Genitália feminina externa
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp. Acesso em 29 Set. 2009.
Figura 2- Útero
http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-feminino/. Acesso em 29 Set. 2009.
Figura 3- Sistema reprodutor masculino
http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm. Acesso em 29 Set. 2009
O professor deverá mostrar e explicar as diferentes partes do sistema reprodutor feminino e masculino. Sugerimos que ele enfatize as diferenças anatômicas e fisiológicas destes sistemas.
MOTIVAÇÃO:
O professor pode iniciar a aula perguntando aos alunos se sabem explicar o sistema reprodutor feminino e masculino, e se apresentam dúvidas quanto aos mesmos. Ele deve deixá-los à vontade para se manifestarem. Após, pode esclarecê-los que a aula visa trabalhar o sistema reprodutor visando a compreensão anatômica deles.
ATIVIDADE 1
Estando os alunos divididos em grupos de 4 integrantes, o professor entregará aos grupos folhas de papel pardo e canetas esferográficas, e explicará que cada grupo deverá eleger um dos alunos para deitar-se sobre esta folha no chão. A atividade consiste que eles deverão fazer o contorno do corpo do colega. Após, o aluno deverá se levantar. Feito isso, eles deverão pintar, neste contorno, os órgãos sexuais internos e externos de acordo com o sexo deste aluno (Fig. 4).
Figura 4- Trabalhando os sistemas reprodutivos
http://www.adjorisc.com.br/data//noticias/1/197343_conteudo.png. Acesso em 10 Out. 2009.
Concluída esta elaboração, cada grupo deverá apresentar oralmente seu corpo, nomeando as partes desenhadas.
O professor atuará como mediador, auxiliando os alunos e sanando suas dúvidas. Cabe a ele a correção, de forma descontraída, das possíveis distorções sobre os aspectos anatômicos que estes corpos possam apresentar.
ATIVIDADE 2
Buscando um aprofundamento do conteúdo, ou seja, trabalhar o conhecimento dos alunos acerca do sistema reprodutor, o professor entregará para cada grupo massas de modelar. Com elas cada grupo deverá fazer os órgãos reprodutores feminino e masculino. O intuito é, além de trabalhar e sistematizar o conteúdo apreendido em aula, possibilitar que os alunos possam aprimorar a habilidade artística, a criatividade e a coordenação motora.
Os alunos deverão fixar suas produções artísticas com a massa de modelar sobre uma folha de papel pardo "em branco" (sem ter sido utilizada) que estará posicionada em cima da mesa do professor. Assim que todas obras forem concluídas, o professor solicitará que cada grupo explique-a para os demais alunos.
Tal como na atividade anterior, o professor atuará como mediador, e cabe a ele auxiliar os alunos na realização da atividade, bem como, corrigir eventuais equívocos que eles possam cometer, visando, sobretudo, que eles compreendam as diferenças anatômicas dos órgãos reprodutivos masculinos e femininos.
ATIVIDADE 3
O professor dividirá os alunos em duplas, primeiro mistas. Os alunos deverão ficar frente a frente, e realizar movimentos sincronizados, como se fossem reflexo um do outro. As duplas são mudadas até que todos tenham tido alguém do mesmo sexo como espelho.
Finalizada esta atividade, o professor solicitará que eles formem um círculo. Neste, cada um deverá relatar como foi, e o que representou esta atividade para eles. O intuito é que eles compreendam que além das diferenças físicas (sexuais) existe outras, como a da altura, a cor de pele, sendo preciso respeitar todas elas.
ATIVIDADE 4
Como atividade final, cada aluno receberá uma folha de papel sulfite e deverá, de forma individual, escrever sua opinião sobre as atividades realizadas, se trouxeram contribuições ao seu aprendizado sobre os sistemas reprodutores, e se sim, que contribuições foram essas, se não, o que ficou faltando, ou o que não ficou claro; o que aprenderam; suas impressões (se gostaram ou não, e porquê) sobre o que foi trabalhado nesta aula, bem como as dúvidas que apresentam. Os alunos não precisam se identificar, contudo, o professor recolherá estas folhas e as lerá em voz alta.
Esta atividade visa dar voz aos alunos para manifestarem suas opiniões, bem como, para verificar possíveis lacunas de informação. Desta forma, o professor poderá durante esta leitura fazer possíveis esclarecimentos que se fizerem necessários.
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/09/2013
Cinco estrelasApliquei esta aula em sala e o resultado foi muito bom.