20/12/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre os assuntos polêmicos abordados na mídia atualmente. O professor deverá anotar no quadro as indicações dos alunos.
Após as discussões quando os alunos informarem sobre a situação do país de Honduras o professor deverá apresentar a temática da aula. “A influência da mídia na sociedade atual”
Apresentar o mapamúndi para turma identificando os países envolvidos no “caso de Honduras”. Nesse momento, questione a turma sobre os países que estão a favor e contra o golpe militar de Honduras, as principais relações econômicas (importação e exportação), etc.
Após essa primeira reflexão sobre a situação social, política e econômica o professor deverá apresentar a turma:
O pesadelo é nosso. Revista Veja – Edição 2132 – 30 de Set. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/300909/pesadelo-nosso-p-116.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.
LAGE, J. Lula afirma não dever explicações a "golpistas" de Honduras. Publicado em 24 de Set. 2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u628522.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Governo interino recua e convida missão da OEA; Zelaya apela à Assembleia da ONU. Publicado em 29 de Set. de 2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u630600.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Disponível em: <http://www.blogalvarodias.com/2009/09/mi-casa-mi-vida/> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Agora questione:
- Qual a influência desses meios de comunicação para compreensão do tema? Eles estão informando, induzindo ou confundindo o leitor?
- Quais características exemplificam essa opinião?
- Identificar os meios de comunicação que proporcionam essas situações:
a) Informação parcial
b) Oposição ao governo
c) A favor do governo
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Analisando a mídia
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre os assuntos polêmicos da atualidade.
Ao citarem o Golpe político em Honduras apresentar o mapa múndi e identificar os países que se relacionam com Honduras.
Para identificar essas relações o professor deverá levar para sala de aula reportagens de jornais, revistas, vídeos e áudios sobre o tema.
A turma será dividida em pequenos grupos para análise do material:
- países que fazem fronteira com Honduras
- aliados políticos
- países contra Honduras
- relações comerciais e políticas
- influência política
Todas essas informações deverão ser sinalizadas no mapa mundi e apresentadas para a turma.
Após o debate os alunos deverão analisar o meio de comunicação utilizado para adquirir as informações:
Qual a mídia analisada: ( ) Jornal ( ) Revista ( ) Vídeo internet ( ) Programa de televisão ( ) Áudio O meio de comunicação analisado apresenta-se contra ou a favor ao tema abordado? O meio de comunicação está apoiando a ação relatada, criticando a ação ou informando a ação? Você concorda como o meio de comunicação abordou a reportagem? Reescreva a reportagem de forma imparcial, para ser ‘transmitida’ na sala de aula. |
Após responder as questões os alunos deverão apresentar para turma os materiais analisados e as decisões tomadas. Durante as apresentações o professor deverá questionar os alunos de que forma a mídia influência na compreensão do leitor.
Os alunos deverão elaborar individualmente um artigo de opinião sobre o tema.
Aula 02: Os jornalistas são vocês!
Agora os alunos deverão escolher um fato polêmico e um meio de comunicação para apresentar para turma. Ou seja, poderão criar uma matéria jornalística para material impresso ou web, um programa de televisão ou de rádio.
Para realizar essa atividade a t urma será dividida em pequenos grupos e seguir o roteiro sugerido:
Atenção Professor! Reserve mais duas aulas para conclusão dessa atividade.
Oriente seus alunos na elaboração da reportagem, para todas as mídias é importante que os grupos sigam o roteiro sugerido. Para escrever a reportagem indicamos o Google Docs, uma ferramenta gratuita de escrita colaborativa que permite que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo, dúvidas em como utilizar a ferramenta consulte o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Para os programas de áudio e vídeo eles podem utilizar celulares, gravadores e câmeras fotográficas digitais para capturar som e imagem. A edição do material pode ser feita nos softwares Windows Movie Maker e Cinelerra (software livre). Para o áudio indicamos o Audacity (software livre) específico para edição de áudio. Em Recursos Complementares indicamos alguns tutoriais.
O professor deverá apresentar para turma alguns estilos de narrativa, por exemplo:
- vídeo documentário: Regime militar
Portal do Professor. Regime militar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=866> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Professor argumente com os alunos as diferenças entre um documentário e um filme de ficção, as principais características de um documentário e a forma como o narrador trata os fatos, a intenção das imagens e vídeos de época inseridos na narrativa.
- Ficção: trechos do Filme “Era uma vez no México”
A história é sobre a realização de uma revolução no México, e cada vilão tem um interesse diferente em torno dela. É um conto bem “Tarantiniano” mesmo, confundindo interesses de personagens e, eventualmente, fazendo-os chocarem-se entre si. Cineplayers. Disponível em: <http://www.cineplayers.com/filme.php?id=296> Acesso em 05 de Out. de 2009. |
|
Professor destacar o momento que Antonio Bandeiras e seu bando invadem o prédio onde o presidente do México está escondido. Faça relações com o contexto histórico do filme e da situação de Honduras. |
- Jornalístico: Alexandre Garcia fala da crise política em Honduras.
Disponível em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1136101-7823-ALEXANDRE+GARCIA+FALA+DA+CRISE+POLITICA+EM+HONDURAS,00.html> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Professor chame a atenção dos alunos para os momentos que o jornalista inseri sua opinião sobre o tema da reportagem. A ênfase como trata o tema, a ironia, etc .
Aula 05: Apresentação das reportagens
Os grupos deverão apresentar para turma os materiais produzidos. O professor deverá comandar as discussões e os alunos poderão participar do processo de avaliação, preenchendo o seguinte questionário:
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão elaborar um questionário para entrevistar a comunidade escolar e verificar de que maneira a mídia influência a vida das pessoas. Após a pesquisa e contabilização dos dados os alunos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa.
Sugestão de questionário:
Nome | Tipo |
---|---|
Regime Militar | Vídeo |
Portal do Professor. Controles básicos do Audacity. Disponível em: <http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=189> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Portal do Professor. Inserindo música de fundo no Audacity. Disponível em: <http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/musica_fundo.htm> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Microsoft. Cortando Clipes de Áudio e Vídeo com o Windows Movie Maker. Disponível em: <http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/learnmore/trimmingclips.mspx> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Editando com o cinelerra. Disponível em: <http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_7.html> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Além dos critérios propostos na aula 05, o professor deverá avaliar:
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2013
Cinco estrelasEsta aula deu ideias criativas para participação dos alunos em atividades que tocam no tema dos meios de comunicação e relações de hegemonia/contra hegemonia.
16/10/2011
Cinco estrelasExcelente!!Obrigada Juliana e a sua equipe que sempre nos trazem criativas sugestões para tornar mais dinâmicas as nossa aulas.
04/08/2011
Cinco estrelasAcho excelente essa aula...gostei!!! Obrigada
10/09/2010
Cinco estrelasAchei a sugestão de aula muito interessante, pode-se trabalhar de forma interdisciplinar e abrange vários tópicos, conteúdos e aproveita aas diversas mídias
19/08/2010
Cinco estrelasAdorei o roteiro da aula. O tema é amplo e vc pode adaptar para qualquer conteúdo. Parabéns. Eu também procuro investir em sala de aula o que eu posso imaginar (se vc imaginar, voce vai realizar) para que o aprendizado seja relevante, suficiente e duradouro. Um abraço.
23/05/2010
Cinco estrelasexcelente a sugestão de conteúdos, de metodologia e de apresentação. são aulas muito dinâmicas e que realmente provoca os educandos a pesquisar e produzir seus próprios conhecimentos sobre o tema. é de fundamental importancia refletir e produzir uma crítica dialética sobre os meios de comunicação, uma vez que estes estão todos os dias em nossas casas, determinando os assuntos do cotidiano e as posições sobre os mesmos. o olhar crítico é de importancia suma, para que realmente haja conhecimento.
25/03/2010
Quatro estrelasAs aulas que eu observei foram ótimas,sou Dinamizadora e professora e tenho a missão de um professor de para procurar sites interativo para aula de história do ensino médio e ainda naõ consegui se vcs tiverem por favor me de sugestão
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é de excelente qualidade permite aos alunos à reflexão sobre o tema, a discussão e a construção do seu conhecimento.
24/03/2010
Duas estrelasAdorei essa sugestão para trabalhar a mídia em sala !!!!Queria saber ser poderia me enviar por email algumas dicas de trabalhar formação cidadã em sala!!!!!!