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De onde vem a onda?

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como a onda do mar é formada.

Duração das atividades
As atividades estão divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Conversar sobre as ondas do mar

1º Momento:  O professor inicia a aula conversando sobre o mar e suas ondas, esse é um momento de interagir com as ideias das crianças, uma conversa permeada por perguntas, respostas, complementação da ideia do outro, contraposição ou justaposição que é predominante na faixa etária de 5 anos. Exemplo de situações vivenciadas na turma 4, quando o professor pergunta: No mar existe onda? Como elas são formadas?

Exemplo de ideias iniciais de crianças na faixa etária de 5 anos:

  •  Os peixes fazem a onda na praia.
  • São as pedras que fazem.
  • Vem de outras águas.
  • Vem do vento.
  • Os tubarões fazem as ondas porque eles nadam bem forte.
  • Não tem tubarão no raso e no raso tem onda.

É importante que o professor tenha como ponto de partida do seu planejamento o conhecimento inicial das crianças em relação ao tema, para que,  durante o estudo elas sejam reelaboradas e/ou ampliadas.

2º Momento: o professor e as crianças assitem  o vídeo do portal  "De onde vem a onda?", mas antes o professor já deve ter assistido e elaborado questões a serem discutidas e o modo como deve proceder durante a sessão. com o objetivo das crianças conhecerem como são formadas as ondas.

De onde vem a onda?

O recurso é um vídeo do episódio do programa da TV Escola, do programa “De ond e vem?”, que fala sobre a formação das ondas do mar a partir da força dos ventos. E vai questionando de acordo com seus principais elementos: pista, área de arrebentação e crista da onda. O vídeo é lúdico e explicativo, o que facilita o entendimento dos alunos sobre o assunto.

3º Momento -  O professor estabelece um diálogo com as crianças a partir do recurso do portal, discute com os alunos as novas informações e retoma os questionamentos feitos no primeiro momento da aula e as crianças fazem o registro através do desenho e da escrita, mediante as seguintes questões:

  • Como são formadas as ondas?
  • Por que a água da lagoa não tem onda?

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Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as ondas do mar, o professor pode ainda visitar outros sites relacionados ao tema como:

Como são formadas as ondas do mar?

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3272045-EI8408,00-Como+se+formam+as+ondas+do+mar.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a onda? Vídeo
Avaliação

Avaliar se os alunos compreenderam como são formadas as ondas do mar através da oralidade, escrita e desenho.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • marluce, prefeitura do rio , Rio de Janeiro - dijo:
    marlucenasce@ig.com.br

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei essa idéia vou aplicar essa aula com certeza


Sem classificação.
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