20/12/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
• Estimular o aluno a utilizar o conteúdo aprendido sobre frações, como soma, subtração, multiplicação, divisão e simplificação;
• Fixar os conceitos dados em sala de aula sobre frações próprias e impróprias;
• Estimular o raciocínio sobre a noção de proporcionalidade;
• Compreender e diferenciar a fração como parte-todo, número e operador multiplicativo;
• Identificar as frações que podem ser simplificadas, isto é, o aluno conseguir encontrar frações equivalentes e também as irredutíveis, utilizando o MDC (Máximo Divisor Comum) ou algum outro método para tal.
• Frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=668
• Somar e subtrair, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1190
• Multiplicar frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=672
• Simplificar frações (encontrando um divisor comum entre o numerador e o denominador), http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=906
• Saiba montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC) quando for realizar operações entre as frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1184
• Conceito de frações próprias e impróprias, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670
No laboratório de informática (Duas aulas)
Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Operações com frações” com seus alunos. Primeiramente, acomode os alunos em duplas nos equipamentos do laboratório de informática e, em seguida, apresente a seus alunos o vídeo “Frações”. Para isto, previamente, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50504, e faça o download do vídeo citado e reproduza-o até o tempo de 1 minuto e 16 segundos, o restante do vídeo é de interesse para você, Professor. Após a apresentação do trecho do vídeo citado, provoque um debate com seus alunos sobre, por exemplo, se a situação do vídeo é normal no dia-a-dia, eles vão dizer que não. Peça a eles que citem alguns exemplos de onde aparecem a frações. Alguns exemplos:
• Receitas de preparo de alimentos em geral;
• Lista de determinados alimentos em cardápios de restaurante
As questões acima são apenas sugestões para um início de discussão sobre o assunto abordado pelo objeto e devem ser complementadas com as questões que aparecerem particularmente em cada sala de aula.
Professor, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_matematica_mat64a.arquivo.pdf e leiam os fundamentos das operações com frações. Caso mesmo não esteja disponível, acesse:
Ao entrar no aplicativo, o mago informa que o aluno será o aprendiz dele. Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse em “Fazer encomenda”.
Após clicar em “Fazer encomenda”, será apresentada a tela abaixo, na qual informa q ue o mago recebeu uma determinada quantidade de encomenda para porções de fins diversos. Para isto, a dupla de alunos deverá procurar os ingredientes no Livro de Porções
retirar os ingredientes no estoque
e preparar as porções no laboratório
.
No livro de receitas, os alunos deverão escolher o tipo de receita no lado direito da tela e registrar em uma folha de papel os ingredientes, suas respectivas quantidades, modo de preparar e o rendimento.
Em seguida, peça a eles que cliquem no botão “Ir para o estoque”. Será apresentada a te la abaixo:
Para identificar os diversos tipos de ingredientes, em cada grupo, basta posicionar o mouse em do recipiente e o aplicativo mostrará nome do mesmo.
Ao clicar sobre o ingrediente nas estantes do estoque aparece a sua quantidade em “quantidade disponível neste pote” e os alunos devem inserir a “quantidade que restará no pote” após eles pegarão o tanto que eles queiram. Caso seja necessário, eles podem pegar outro pote.
Professor os alunos registraram em uma folha de papel a receita com as devidas quantidades dos ingredientes, mas caso algum não tenha feito, basta fecha a tela anterior e clicar em “Inventário”, no lado esquerdo, na parte inferior.
será mostrada a tela abaixo. Nela podemos “Ler” (consultar) a receita da porção no “Livro de Poções”. Podemos também consultar as quantidades dos ingredientes que já foram adicionados ao inventário.
Após completar todos os ingredientes, clique em “Preparar a poção”. Será mostrada a tela abaixo. Nela é informada a sequência para colocar os ingredientes no caldeirão para finalizar a porção. Clique e arreste o desenho do vidro com os ingredientes e solte-o sobre o caldeirão.
Após concluir, peça a eles que cliquem no botão “Pronto” e será exibida a tela abaixo.
Após ter realizado as atividades propostas, algumas perguntas que pode m ser feitas, como:
• Por que temos que encontrar o mínimo múltiplo comum quando efetuamos uma soma ou uma subtração de frações?
• Por que podemos falar que uma fração do tipo imprópria pode ser escrita na forma de uma fração mis ta?
• É possível encontrar frações irredutíveis sem utilizar o MDC?
; • Para que precisamos simplificar as frações, isto é, achar frações equivalentes?
• Quais conceitos sobre frações você sabia antes de utilizar o módulo?
• E depois de utilizar o módulo?
Em sala de aula (Duas aulas)
Professor, para continuar as atividades com operações com frações, propomos uma atividade lúdica. A revisão de cálculos com números nas formas fracionárias e decimal é o objetivo central deste jogo, que visa também ao desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e estimativa, bem como a observação de algumas regularidades envolvendo operações com frações e decimais.
Organização da c lasse: em duplas
Recursos necessários: < br />• Um tabuleiro
• Um marcador e
• Uma folha de registro para cada jogador.
Regras:
1. Os jogadores registram o número 1 em suas folhas e decidem quem começa.
2. O primeiro jogador desloca, à sua escolha, o marcador da posição de “Partida” para outra adjacente e efetua a operação indicada no segmento percorrido, registrando o resultado em sua folha. O resultado representa seu total de pontos na jogada.
3. O segundo jogador faz o mesmo, iniciando sua jogada com o valor 1, mas partindo da nova posição do marcador.
4. O jogo continua sucessivamente assim, com cada participante, na sua vez, usando o valor de seus pontos da jogada anterior para efetuar o novo cálculo.
5. O percurso pode ser feito em qualquer direção e em qualquer sentido, porém cada segmento não pode ser percorrido duas vezes consecutivas.
6. Todas as jogadas devem ser registradas.
7. O jogo acaba quando um dos jogadores alcança a posição “CHEGADA”.
8. Ganha o jogador que tiver o maior número de pontos
Fonte: Caderno do Mathema, Jogos de matemática de 1º a 3º ano, Ensino Médio. Editora Artmed.
• Guia do professor do objeto de aprendizagem: http://www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Guia/GUIA%202%20FRACIOMIA.pdf
• http://www.superacaojovem.org.br/dicas/arqs/%7B4D789570-EB45-4CD7-9C99-9A875E6892E0%7D_RoteirodePlanejamento8%AAs%E9rie-AtividadesdeProtagonismoeMatem%E1tica.pdf
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, sugerimos:
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/09/2013
Cinco estrelasAula relaciona bem os conteúdos na matemática e desperta o interesse do aluno.Parabéns!
24/08/2011
Quatro estrelasGostei de como foi aplicada a aula e aplicarei com minhas turmas também.
29/01/2011
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante, gostei muito foi aplica-la com minhas turmas e indicar para mues colegas.
26/10/2010
Quatro estrelasAs sugestões apresentadas acima pelo professor Carlos Oliveira, sem sombras de dúvidas tornarão as aulas mais interessantes e por certo prenderão as atenções dos alunos, o que facilitará uma melhor aprendizagem e uma boa interação entre professor, aluno e ferramentas de trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma excelente aula de MATEMATICA ,PARABENS.VOU DESENVOLVER COM MEUS ALUNOS,POIS TRABALHO COM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SÃO DESISTIMULADOS ,COM CERTEZA VAI TORNAR UMA AULA ATRATIVA E DIFERENTE.PARABÉNS.