Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Operações com frações

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estimular o aluno a utilizar o conteúdo aprendido sobre frações, como soma, subtração, multiplicação, divisão e simplificação;
• Fixar os conceitos dados em sala de aula sobre frações próprias e impróprias;
• Estimular o raciocínio sobre a noção de proporcionalidade;
• Compreender e diferenciar a fração como parte-todo, número e operador multiplicativo;
• Identificar as frações que podem ser simplificadas, isto é, o aluno conseguir encontrar frações equivalentes e também as irredutíveis, utilizando o MDC (Máximo Divisor Comum) ou algum outro método para tal.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=668  
• Somar e subtrair, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1190  
• Multiplicar frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=672  
• Simplificar frações (encontrando um divisor comum entre o numerador e o denominador), http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=906  
• Saiba montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC) quando for realizar operações entre as frações, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1184  
• Conceito de frações próprias e impróprias, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=670  

Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática (Duas aulas)

          Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Operações com frações” com seus alunos. Primeiramente, acomode os alunos em duplas nos equipamentos do laboratório de informática e, em seguida, apresente a seus alunos o vídeo “Frações”. Para isto, previamente, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50504, e faça o download do vídeo citado e reproduza-o até o tempo de 1 minuto e 16 segundos, o restante do vídeo é de interesse para você, Professor. Após a apresentação do trecho do vídeo citado, provoque um debate com seus alunos sobre, por exemplo, se a situação do vídeo é normal no dia-a-dia, eles vão dizer que não. Peça a eles que citem alguns exemplos de onde aparecem a frações. Alguns exemplos:
     • Receitas de preparo de alimentos em geral;
     • Lista de determinados alimentos em cardápios de restaurante

          As questões acima são apenas sugestões para um início de discussão sobre o assunto abordado pelo objeto e devem ser complementadas com as questões que aparecerem particularmente em cada sala de aula.

Professor, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_matematica_mat64a.arquivo.pdf e leiam os fundamentos das operações com frações. Caso mesmo não esteja disponível, acesse:

Professor, após a leitura, tire as dúvidas que ainda permaneçam, em seguida, realize uma atividade para complementar o estudo conteúdo de frações já estudado em sala de aula. Para isto utilizaremos um aplicativo chamado “ Fraciomia” que deve ser instalado previamente nos computadores do laboratório de informática e esta disponível em www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Download/fraciomia.zip. Após acessar o aplicativo, siga as instruções do mesmo. Inicialmente será apresentada a tela abaixo. Clique em “Início”.

          Ao entrar no aplicativo, o mago informa que o aluno será o aprendiz dele. Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse em “Fazer encomenda”.

          Após clicar em “Fazer encomenda”, será apresentada a tela abaixo, na qual informa q ue o mago recebeu uma determinada quantidade de encomenda para porções de fins diversos. Para isto, a dupla de alunos deverá procurar os ingredientes no Livro de Porções

retirar os ingredientes no estoque

e preparar as porções no laboratório

.

          No livro de receitas, os alunos deverão escolher o tipo de receita no lado direito da tela e registrar em uma folha de papel os ingredientes, suas respectivas quantidades, modo de preparar e o rendimento.

          Em seguida, peça a eles que cliquem no botão “Ir para o estoque”. Será apresentada a te la abaixo:

          Para identificar os diversos tipos de ingredientes, em cada grupo, basta posicionar o mouse em do recipiente e o aplicativo mostrará nome do mesmo.

          Ao clicar sobre o ingrediente nas estantes do estoque aparece a sua quantidade em “quantidade disponível neste pote” e os alunos devem inserir a “quantidade que restará no pote” após eles pegarão o tanto que eles queiram. Caso seja necessário, eles podem pegar outro pote.

          Professor os alunos registraram em uma folha de papel a receita com as devidas quantidades dos ingredientes, mas caso algum não tenha feito, basta fecha a tela anterior e clicar em “Inventário”, no lado esquerdo, na parte inferior.

será mostrada a tela abaixo. Nela podemos “Ler” (consultar) a receita da porção no “Livro de Poções”. Podemos também consultar as quantidades dos ingredientes que já foram adicionados ao inventário.

          Após completar todos os ingredientes, clique em “Preparar a poção”. Será mostrada a tela abaixo. Nela é informada a sequência para colocar os ingredientes no caldeirão para finalizar a porção. Clique e arreste o desenho do vidro com os ingredientes e solte-o sobre o caldeirão.

          Após concluir, peça a eles que cliquem no botão “Pronto” e será exibida a tela abaixo.

          Após ter realizado as atividades propostas, algumas perguntas que pode m ser feitas, como:
               • Por que temos que encontrar o mínimo múltiplo comum quando efetuamos uma soma ou uma subtração de frações?
               • Por que podemos falar que uma fração do tipo imprópria pode ser escrita na forma de uma fração mis ta?
               • É possível encontrar frações irredutíveis sem utilizar o MDC?
  ;              • Para que precisamos simplificar as frações, isto é, achar frações equivalentes?
               • Quais conceitos sobre frações você sabia antes de utilizar o módulo?
               • E depois de utilizar o módulo?

Em sala de aula (Duas aulas)

          Professor, para continuar as atividades com operações com frações, propomos uma atividade lúdica. A revisão de cálculos com números nas formas fracionárias e decimal é o objetivo central deste jogo, que visa também ao desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e estimativa, bem como a observação de algumas regularidades envolvendo operações com frações e decimais.

Organização da c lasse: em duplas

Recursos necessários: < br />• Um tabuleiro



• Um marcador e

• Uma folha de registro para cada jogador.

Regras:
     1. Os jogadores registram o número 1 em suas folhas e decidem quem começa.
     2. O primeiro jogador desloca, à sua escolha, o marcador da posição de “Partida” para outra adjacente e efetua a operação indicada no segmento percorrido, registrando o resultado em sua folha. O resultado representa seu total de pontos na jogada.
     3. O segundo jogador faz o mesmo, iniciando sua jogada com o valor 1, mas partindo da nova posição do marcador.
     4. O jogo continua sucessivamente assim, com cada participante, na sua vez, usando o valor de seus pontos da jogada anterior para efetuar o novo cálculo.
     5. O percurso pode ser feito em qualquer direção e em qualquer sentido, porém cada segmento não pode ser percorrido duas vezes consecutivas.
     6. Todas as jogadas devem ser registradas.
     7. O jogo acaba quando um dos jogadores alcança a posição “CHEGADA”.
     8. Ganha o jogador que tiver o maior número de pontos

Fonte: Caderno do Mathema, Jogos de matemática de 1º a 3º ano, Ensino Médio. Editora Artmed.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, sugerimos:

  • Retome os problemas colocados no início da aula, no caso, a situação apresentada no vídeo inicial;
  • Atividades em sala.
  • Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano para que você, Professor, possa verificar o que eles assimilaram.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs sobre o assunto. Caso queira utilizar algum Blog já existente, sugerimos o seguinte http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090820085634AAnxpLi.
  • Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Adalgiza Pereira da Silva , Colégio Estadual Wilson Joffre , Paraná - dijo:
    adalgisa_p@hotmail.com

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    Aula relaciona bem os conteúdos na matemática e desperta o interesse do aluno.Parabéns!


  • Luana, pública , São Paulo - dijo:
    luanacristina_oliveira@hotmail.com

    24/08/2011

    Quatro estrelas

    Gostei de como foi aplicada a aula e aplicarei com minhas turmas também.


  • Edna Gouveia, Esc. Est. Gercina Borges Teixeira , Goiás - dijo:
    ednagouveiacpa@yahoo.com.br

    29/01/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito interessante, gostei muito foi aplica-la com minhas turmas e indicar para mues colegas.


  • Terezinha De Jesus V. de Oliveira, E.M.E.F.Professora Antônia Rosa , Pará - dijo:
    tekavasconcelos@yahoo.com.br

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    As sugestões apresentadas acima pelo professor Carlos Oliveira, sem sombras de dúvidas tornarão as aulas mais interessantes e por certo prenderão as atenções dos alunos, o que facilitará uma melhor aprendizagem e uma boa interação entre professor, aluno e ferramentas de trabalho.


  • ELMA DELIAMM RIBEIRO CANDEIA DE ARAUJO, EEEFM HERCULANO PEREIRA , Paraíba - dijo:
    elmaribeiro2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma excelente aula de MATEMATICA ,PARABENS.VOU DESENVOLVER COM MEUS ALUNOS,POIS TRABALHO COM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SÃO DESISTIMULADOS ,COM CERTEZA VAI TORNAR UMA AULA ATRATIVA E DIFERENTE.PARABÉNS.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.