10/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Não há necessidade.
O professor deverá questionar a turma sobre:
O professor deverá questionar a turma sobre o que eles mais gostam de comer, de fazer nas horas vagas, como é a relação com as suas avós, etc.
O professor deverá levar para sala de aula imagens dos alimentos e guloseimas citados no livro animado Zuzubalândia. A medida que vai apresentando as imagens para turma questione se os alunos gostam dos alimentos, se podem comer, se comem com freqüência, em qual refeição, etc.
Após a discussão apresente a turma o livro animado Zuzubalândia disponível em: Portal do Professor. Livro animado de Zuzubalândia. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20632 Acesso em 14 de Out. de 2009.
.
Atenção professor! Reserve o laboratório de informática para realizar a atividade, certifique-se da existência de fones de ouvido para todos os alunos, pois o livro possui áudio e cada aluno necessita de um tempo para leitura.
Após a leitura questione os alunos sobre o que eles acharam da história, dos personagens, das características do mundo da Zuzubalândia, etc.
Durante a discussão questione os alunos:
Atenção Professor! No site do Ministério da Saúde está disponível vários áudios sobre Alimentação Saudável, de acordo com o ‘rumo’ das discussões apresente alguns áudios para turma.
Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov. br/portal/saude /visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 Acesso em 14 de Out. de 2009.
Para contextualizar a discussão apresente o vídeo: Dieta Saudável
Youtube. Dieta Saudável . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4 Acesso em 14 de Out. de 2009.
Durante o vídeo questione a postura do anjo e do capetinha, qual escolha os alunos fariam em cada momento. Se eles conhecem os alimentos indicados pelo anjo e se costumam ingerir esses alimentos.
Os alunos deverão criar desenhos para ilustrar sua opinião sobre a história. Após a finalização dos desenhos, o professor deverá criar um mural com as atividades. Cada aluno deverá apresentar seu desenho.
O professor deverá convidar a turma para criar um mundo Zuzubalândia. A turma será dividida em pequenos grupos que deverão criar maquetes ilustrando uma cidade diferente, conforme o exemplo do livro. Nessa cidade os alunos terão que mostrar toda a sua imaginação, inserir ‘objetos’, situações, personagens, etc.
O professor deverá reservar os seguintes materiais:
Antes de iniciar a montagem os grupos deverão fazer um desenho ilustrando a maquete a ser construída, a característica e localização dos personagens, objetos e prédios, etc. O grupo deverá decidir em conjunto o tema da cidade, os objetos, as características, etc. Após essa discussão deverão iniciar a montagem das maquetes.
Atenção Professor! Reserve mais uma aula para finalização das maquetes.
O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos. Os grupos deverão apresentar suas maquetes para a escola, falando dos materiais utilizados, da temática escolhida, dos personagens, etc;
a) Os alunos deverão elaborar um texto com ilustrações enfatizando o que aprendeu na aula, como foi criar as maquetes, o que mais gostou de fazer, o que menos gostou de fazer, quais dificuldades encontrou e as posturas/decisões adotadas, etc. O texto deve ser entregue no dia da apresentação.
b) No laboratório de informática leve os alunos para acessarem o jogo "O poder dos alimentos". O objetivo é chegar ao final do jogo tendo vencido todos os problemas resultantes de má alimentação. A atividade consiste num jogo, em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.
.
Sugerimos que ao final de cada aula os alunos preencham o seguinte questionário que fará parte da avaliação da turma.
Nome | Tipo |
---|---|
Livro animado de Zuzubalândia | Animação/simulação |
O poder dos alimentos | Animação/simulação |
Transtornos alimentares. Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares.html Acesso em 14 de Out. de 2009.
Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 Acesso em 14 de Out. de 2009.
Youtube. Dieta Saudável. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4 Acesso em 14 de Out. de 2009.
Portal da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444 Acesso em 14 de Out. de 2009.
60 dicas de alimentação saudável. Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030102_nut_60dicas.htm Acesso em 14 de Out. de 2009.
O professor deverá apresentar para turma os critérios de avaliação, discuta com a turma o formato ideal de avaliação (sugerimos que seja realizada em todas as aulas, isto é, ao término da aula os alunos preenchem o questionário sugerido em Estratégias da aula), solicite que os alunos participem da avaliação. Além dos questionários o professor deverá observar:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!