Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Soltando a imaginação na Zuzubalândia

 

10/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a importância de uma alimentação saudável
  • Identificar os alimentos e personagens citados na história
  • explorar a imaginação dos alunos com base na história
Duração das atividades
3 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Problemática

O professor deverá questionar a turma sobre:

  • A importância de uma alimentação saudável?
  • Como seria o mundo e a sociedade com base nas características da Zuzubalândia?
  • O que é anorexia?
  • Qual o papel das avós na educação dos netos?

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá questionar a turma sobre o que eles mais gostam de comer, de fazer nas horas vagas, como é a relação com as suas avós, etc.

Instrumentalização:

Aula 01:

O professor deverá levar para sala de aula imagens dos alimentos e guloseimas citados no livro animado Zuzubalândia. A medida que vai apresentando as imagens para turma questione se os alunos gostam dos alimentos, se podem comer, se comem com freqüência, em qual refeição, etc.

Após a discussão apresente a turma o livro animado Zuzubalândia disponível em: Portal do Professor. Livro animado de Zuzubalândia. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20632 Acesso em 14 de Out. de 2009.

.

Livro animado de Zuzubalândia

Atenção professor! Reserve o laboratório de informática para realizar a atividade, certifique-se da existência de fones de ouvido para todos os alunos, pois o livro possui áudio e cada aluno necessita de um tempo para leitura.

Após a leitura questione os alunos sobre o que eles acharam da história, dos personagens, das características do mundo da Zuzubalândia, etc.

Durante a discussão questione os alunos:

  • O professor deverá questionar a turma sobre a importância de uma alimentação saudável? Como seria o mundo e a sociedade com base nas características da Zuzubalândia?
  • O que é anorexia?
  • Qual o papel das avós na educação dos netos?

Atenção Professor! No site do Ministério da Saúde está disponível vários áudios sobre Alimentação Saudável, de acordo com o ‘rumo’ das discussões apresente alguns áudios para turma.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov. br/portal/saude /visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 Acesso em 14 de Out. de 2009.

Para contextualizar a discussão apresente o vídeo: Dieta Saudável

Youtube. Dieta Saudável . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4 Acesso em 14 de Out. de 2009.

undefined

Durante o vídeo questione a postura do anjo e do capetinha, qual escolha os alunos fariam em cada momento. Se eles conhecem os alimentos indicados pelo anjo e se costumam ingerir esses alimentos.

Os alunos deverão criar desenhos para ilustrar sua opinião sobre a história. Após a finalização dos desenhos, o professor deverá criar um mural com as atividades. Cada aluno deverá apresentar seu desenho.

Aula 02:

O professor deverá convidar a turma para criar um mundo Zuzubalândia. A turma será dividida em pequenos grupos que deverão criar maquetes ilustrando uma cidade diferente, conforme o exemplo do livro. Nessa cidade os alunos terão que mostrar toda a sua imaginação, inserir ‘objetos’, situações, personagens, etc. 

O professor deverá reservar os seguintes materiais:

  • isopor e papelão
  • palito de dente, sorvete e churrasco
  • massa de modelar e argila
  • revistas e jornais
  • cola, tesoura, fita crepe e durex
  • tintas e tecidos

Antes de iniciar a montagem os grupos deverão fazer um desenho ilustrando a maquete a ser construída, a característica e localização dos personagens, objetos e prédios, etc. O grupo deverá decidir em conjunto o tema da cidade, os objetos, as características, etc. Após essa discussão deverão iniciar a montagem das maquetes.

Atenção Professor! Reserve mais uma aula para finalização das maquetes.

Aula 03: Apresentação dos resultados

O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos. Os grupos deverão apresentar suas maquetes para a escola, falando dos materiais utilizados, da temática escolhida, dos personagens, etc;

Prática social final do conteúdo

a) Os alunos deverão elaborar um texto com ilustrações enfatizando o que aprendeu na aula, como foi criar as maquetes, o que mais gostou de fazer, o que menos gostou de fazer, quais dificuldades encontrou e as posturas/decisões adotadas, etc. O texto deve ser entregue no dia da apresentação.

b) No laboratório de informática leve os alunos para acessarem o jogo "O poder dos alimentos". O objetivo é chegar ao final do jogo tendo vencido todos os problemas resultantes de má alimentação. A atividade consiste num jogo, em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.

.

O poder dos alimentos

Sugestão de avaliação:

Sugerimos que ao final de cada aula os alunos preencham o seguinte questionário que fará parte da avaliação da turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Livro animado de Zuzubalândia Animação/simulação
O poder dos alimentos Animação/simulação
Recursos Complementares

Transtornos alimentares. Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares.html Acesso em 14 de Out. de 2009.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 Acesso em 14 de Out. de 2009.

Youtube. Dieta Saudável. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4 Acesso em 14 de Out. de 2009.

Portal da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1444 Acesso em 14 de Out. de 2009.

60 dicas de alimentação saudável. Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030102_nut_60dicas.htm Acesso em 14 de Out. de 2009.

Avaliação

O professor deverá apresentar para turma os critérios de avaliação, discuta com a turma o formato ideal de avaliação (sugerimos que seja realizada em todas as aulas, isto é, ao término da aula os alunos preenchem o questionário sugerido em Estratégias da aula), solicite que os alunos participem da avaliação. Além dos questionários o professor deverá observar:

  • participação nas aulas
  • envolvimento com a atividade
  • participação no grupo
  • responsabilidade com as tarefas recebidas
  • capricho e criatividade
  • respeito a opinião dos colegas
  • data da entrega
  • oralidade na apresentação
  • postura durante as apresentações
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.