Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O som da ditadura

 

31/10/2008

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre a Ditadura e suas conseqüências para a sociedade brasileira; Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada. Comparar as criações musicais da época e com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos.
Duração das atividades
5 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar o conhecimento deles sobre essa fase da história e relacionar com as músicas que eles ouvem atualmente.
Estratégias e recursos da aula

A história precisa ser trabalhada como algo dinâmico, vivo, dessa forma a capacidade de relações entre passado e futuro fica evidente para os alunos. Essa seqüência de atividade visa unir a linguagem do vídeo à linguagem musical para levar os alunos a entenderem a essência da ditadura e o que isso significou para a sociedade brasileira.

Seqüência didática:

1. “O Regime Militar (Ditadura) foi instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964. Estende-se até o final do processo de abertura política, em 1985. É marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.”
Fonte:http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/ditadura/

Utilize essa atividade para identificar o conhecimento que os alunos já têm sobre o tema e o que precisa ser lapidado.


2. Disponibilize para os alunos o recurso de vídeo que mostra um panorama da ditadura nas palavras de Boris Fausto, um historiador, que com palavras simples e contundentes nos leva para uma outra época da história brasileira.

 


3. Peça para os alunos pesquisarem o que foi o AI- 5.
4. Qual foi o papel que muitos estudantes desempenharam na ditadura?
5. Proponha um desafio: o aluno deverá colocar-se como um estudante da época da ditadura e registrar esse momento em uma página de um diário. Para fomentar a criatividade, leia um trecho do livro de Anne Frank. Indique sites para que eles possam ler sobre o assunto e tornar a atividade o mais verossímil possível.
6. Faça sessões de cinema: Sugestões:
O ano em que meus pais saíram de férias;
Cabra-cega
Zuzu Angel
Lamarca
O que é isso companheiro?
Ação entre Amigos; Beto Brant, 1998
Barra 68, Sem Perder A Ternura; Vladimir Carvalho, 2000
Bom Burguês, O; Oswaldo Caldeira, 1979
Bye Bye Brasil; Cacá Diegues, 1979
Cabra Marcado Para Morrer; Eduardo Coutinho, 1964/84
Eles não Usam Black-Tie; Leon Hirszman, 1981
Hora e a Vez de Augusto Matraga, A; Roberto Santos, 1965
Jango; Silvio Tendler, 1984
Lamarca; Sérgio Rezende, 1994
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia; Hector Babenco, 1977
Nunca Fomos Tão Felizes; Murilo Salles, 1983
Pra Frente, Brasil; Roberto Farias, 1983
Que Bom Te Ver Viva; Lúcia Marat, 1989
Que É Isso, Companheiro, O; Bruno Barreto, 1997
Terra Em Transe; Glauber Rocha, 1967
Fonte: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/ditadura/para_ver.htm

A cada sessão converse com os alunos, valide conhecimentos, opiniões, discordâncias, etc. O importante é alimentar o debate de boas idéias. É necessário também ter assistido o filme proposto anteriormente para fazer boas intervenções para os alunos.
7. Peça para os alunos em roda lerem seus diários fictícios.
8. Traga um rádio e letras de músicas, para os alunos interpretarem o sentido das canções.

Sugestões:


Cálice Chico Buarque de Holanda
Apesar de você Chico Buarque de Holanda
Roda viva Chico Buarque de Holanda
O bêbado e o equilibrista Elis Regina
Para não dizer que não falei das flores Geraldo Vandré
Alegria alegria Caetano Veloso
É proibido proibir Caetano Veloso

9. Indique que os alunos tragam músicas de protesto atuais.
10. Debata as letras das músicas trazidas pelos alunos e contextualize a contemporaneidade dos fatos.


Apesar de você
Chico Buarque de Holanda

(Crescendo) Amanhã vai ser outro día x 3

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.

(Coro) Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

(Coro2) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você

(Coro3)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

(Coro4)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiáÂ…Â….

 

 

Roda Viva
Chico Buarque de Holanda

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...

A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

A roda da saia mulata
Não quer mais rodar não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou...

A gente toma a iniciativa
Viola na rua a cantar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a viola prá lá...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...

O samba, a viola, a roseira
Que um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...

No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...(4x)


É proibido proibir
Caetano Veloso

A mãe da virgem diz que não
E o anúncio da televisão
E estava escrito no portão
E o maestro ergueu o dedo
E além da porta
Há o porteiro, sim...

E eu digo não
E eu digo não ao não
Eu digo: É!
Proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...

Me dê um beijo meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estantes, as estátuas
As vidraças, louças
Livros, sim...

E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo: É!
Proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...

Me dê um beijo meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estátuas, as estantes
As vidraças, louças
Livros, sim...

E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo: É!
Proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...


Alegria alegria- Caetano Veloso

Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...

Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...


Elis Regina
O Bêbado e o Equilibrista

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos...

A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel

E nuvens!
Lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Prá noite do Brasil.
Meu Brasil!...

Que sonha com a volta
Do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora!
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil...

Mas sei, que uma dor
Assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança...

Dança na corda bamba
De sombrinha
E em cada passo
Dessa linha
Pode se machucar...

Asas!
A esperança equilibrista
Sabe que o show
De todo artista
Tem que continuar...


Geraldo Vandré
Para não dizer que não falei das flores

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)

Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2x)

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...

Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(4x)

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares
http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ http://www.memoriaestudantil.org.br/main.asp?Team=%7B6CB6B3C4-B6BF-4D56-8B2E-286CD15F2893%7D http://www.mundosites.net/historiadobrasil/ditaduramilitar.htm
Avaliação
Relacione a primeira produção dos alunos em comparação com o diário fictício que cada um irá criar e identifique os avanços. Identifique a capacidade dos alunos relacionarem as músicas de protesto da época às contemporâneas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 64 calificaciones

  • Cinco estrelas 25/64 - 39,06%
  • Quatro estrelas 37/64 - 57,81%
  • Três estrelas 2/64 - 3,12%
  • Duas estrelas 0/64 - 0%
  • Uma estrela 0/64 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gilmária Barbosa Santos, Colégio Estadual Menandro Minahim , Bahia - dijo:
    barbosagil@bol.com.br

    12/11/2013

    Cinco estrelas

    Uma aula criativa e alegre para falar de um tema tão triste. Precisamos ajudar nossos alunos a ler, refletir e entender o que foi esse momento histórico.Esta aula vem contemplar principalmente a reflexão e comparação do momento em que vive o país hoje.Parabéns pela aula.Além de explorar a questão musical de suma importância no período da ditadura que foi muitas vezes fonte de fuga para quem entendia a mensagem.Hoje, o rap retrata o papel de despertar a cidadania através de suas letras.Parabéns


  • Maria Delza Strobel Ferracin, Escola João Brienne de Camargo , Mato Grosso - dijo:
    mariadelzastrobel@hotmail.com

    21/06/2013

    Cinco estrelas

    excelente aula, era o que eu procurava para enriquecer minhas aulas parabéns muito criativa


  • Rita de Cássia Mota Maia, ESC LANDULFO ALVES DE ALMEIDA , Bahia - dijo:
    rita.maia1111@prof.educacao.ba.gov.br

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, pela brilhante abordagem do tema em questão. Acredito que atividades com a contextualização de letras de músicas, é uma boa fonte de informação e promove um apredizado significativo, pois já venho desenvolvendo esse tipo de atividade e vamos realizar este ano o V Festival de Música e História da Ditadura Militar. abraços.


  • maria de fatima marques da silva, ESCOLA INDUSTRIAL DE ARCOVERDE , Pernambuco - dijo:
    fatimamaria1954@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    goste muito evou aplicar este conhecimentos adquiridos com meu alunos apezr das dificuldades encontradas principalamente nos acervos de musica pois é dificil encotrar a mpb da época mas vou tentar .fiz em minha turma algo mais omenos parecido foi o julgamento de Che Guevara e isto os motivou bastante levamos quatro aulas e ainda foi pouco o tempo para que eles chegassem a um veridito, o mais importante foi ver em seus rostos o prazer de fazer alguma coisa deixando-os felizes e satisfeitos


  • DANIEL MARCELO LUIZ, EEB CACILDA GUIMARAES , Santa Catarina - dijo:
    HISTORIADORDANI@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola Gostei de sua abortagem, utilizar a musica como ferramenta é uma otima dica, sua seleção é primorosa.. Parabéns


  • Nelci Hasper, NTE - NAVIRAI , Mato Grosso do Sul - dijo:
    nhasper@sed.ms.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da forma como você trabalha o tema. Parabéns


  • Jussara Fritas Negri, EEEFM PROF CLAUDIONOR RIBEIRO , Espírito Santo - dijo:
    jussaranegri@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa! Aula prática e objetiva.


  • SIMONE CRISTINA CORRÊA, ESCOLA ESTADUAL JAIME VERISSIMO DE CAMPOS , Mato Grosso - dijo:
    scristinacorrea@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Foi ótima,gostei... Parabéns!!!


  • Rosemary Nascimento Barbosa, E E E F M RUTH ROSITA N GONSALEZ , Pará - dijo:
    rose-grecia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É muito bom ter mais uma contribuição para melhor repassar para os alunos as aulas que tratam desse tema. A partir dessas idéias posso desenvolver outras que contemplem o assunto e facilitem aos discentes o entendimento de tão polêmico período.


  • Ana Claudia Leal Gonzalez, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes , Bahia - dijo:
    ana-lealgonzalez@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua sugestão de aula,é muito criativa e o uso da música faz com que os alunos se interessem mais pois sai do tradicional e se torna mais atraente.


  • Carlos Otávio Ferreira do Nascimento, E E E F M DR MIGUEL DE STA BRIGIDA , Pará - dijo:
    prof.otavionascimento@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Valeu esta sugestão de aula, pois trabalho com Sociologia e estou introduzindo a música nas minhas aulas. Os alunos gostam e ficam com mais estímulo para estudar os assuntos repassados. Valeu mesmo!


  • Antonia Cláudia Prado Pinto, PROF PAULO FREIRE EEFM , Ceará - dijo:
    claudiapradop@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente aula.Parabéns.Vai me ajudar muitoooooooo


  • Maria da conceição Gomes da Silva, ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA , Paraíba - dijo:
    mcg-santos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula e fiz uma adaptação para o Ensino Fundamental II- os recursos utilizados, a coerência com as estapas e a metodologia lúdica, criativa foi excelente para envolver toda a turma na discursão.


  • GFirlene Linda Teixeira, Colégio Estadual Assis Chateaubriand , Goiás - dijo:
    girlene.teixeira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, irei trabalhar com meus alunos, vou acrescentar alguns ítens, diminuir outros, pra ficar parecendo um pouquinho comigo e também conforme a realidade de nossa escola e alunos. Parabéns pelo seu trabalho!!


  • cristina maria de carvalho valadares, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL , Distrito Federal - dijo:
    cristinaead@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente dicas, principalmente cinematográficas! abraços, Cristina


  • Ana Marta Rodrigues Araújo, CE ARIMATHEA CYSNE , Maranhão - dijo:
    anamartaarbra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão é ótima, e de fácil execução diante dos recursos existente hoje em varias escolas.


  • Osmarina Costa de Aguiar, CEM MADALENA DE CANOSSA , Maranhão - dijo:
    osmarina@globo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula bem planejada, gostei de tudo que foi desenvolvido no tema. parabéns!


  • Vilma Acácia Silva Moraes, COMPLEXO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL , Maranhão - dijo:
    vilmaacaciamorais@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem bolada e esquematizada a tua aula, gostei muito , sou apaixonada pelo assunto, e é um dos mais interessantes, cuja temática é envolvente e tem como envolver o aluno, a ideia de contextualizar as músicas daquela época, faz eles descobrem que hoje é que somos medrosos , antes as pessoas se envolviam bem mais nas questões sociais.!!! Valeu, adorei


  • joanei francisca de Campos, ESCOLA ESTADUAL MIGUEL BARACAT , Mato Grosso - dijo:
    jfdcampos@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei ótimo, idéias criativa é muito importantante para o nosso crescimento.


  • Mara Regina Palandi, ESC EST ENS MED EVARISTO DE ANTONI , Rio Grande do Sul - dijo:
    mararegina_palandi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Você está de parabéns,gostei muito desta abordagem sobre o assunto da ditadura militar e como tornar nossas aulas mais dinamicas, atrativas em sala de aula.Obrigada por mais esta contribuição .


  • LUCIANA GABRIELA DOS SANTOS NERI, ESCOLA RODOLFO AURELIANO , Pernambuco - dijo:
    GABRIELANERI4@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO BEM ELABORADA. ÓTIMA


  • Arivaldo Moura da Silva, COLEGIO ESTADUAL DR RUBEM CARNEIRO , Bahia - dijo:
    ariduda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Acabei de concluir a minha licenciatura em historia e esse e o primeiro ano em trabalho a disciplina, e, confesso estou sentindo dificuldades. Achei a proposta didática de voces fantástica. Preciso de ajuda. Obrigado.


  • Ilza Maria Fernandes, EE DA CIDADE INDUSTRIAL , Minas Gerais - dijo:
    imfernandes@click21.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muitíssimo! Valeu!! Parabéns!!


  • Sonia Maria Bessa da Silva, E E E F M RIO CAETE , Pará - dijo:
    soniabessa999@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Conheci sua sugestão de aula graças a uma atividade do curso "Midias na Educação" e achei bastante interessante pela criatividade(os alunos adoram música!) e pela riqueza que informações e sensações que esta mídia transmite. Ao mesmo tempo, é uma boa oportunidade dos jovens conhecerem a obra desses cantores como Chico Buarque, Elis Regina, etc.


  • PATRICIA SANTOS DOS SANTOS, ESC.EST.JULIETA LOPES DE ALBUQUERQUE , Amazonas - dijo:
    patriciasaraiva.na@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Estou iniciando o curso de Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas-AM e sua proposta de aula sobre O Som da DITADURA está ótimo. Tenho certeza que os alunos vão gostar muito porque é bem dînâmico.


  • alcides correia cardozo, EE 31 DE MARÇO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    alcidesstejuti@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito competente a elaboração das aulas propostas, a minha escola não dispõe de recursos necessários para realizá-las, mesmo assim, vou fazer o possível para empregar essas idéias dispostas nesse planejamento em algumas turmas minhas.


  • Luís Sérgio da Silva, 9 DE JULHO , São Paulo - dijo:
    sergiohis@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    É um ótimo trabalho. Eu já trabalho desta forma com os meus alunos desde 2001, ano em que me efetivei na rede estadual do estado de São Paulo


  • Maria Auxiliadora Pedrosa de Souza, ESC DOM HENRIQUE RUTH , Acre - dijo:
    auxiliadoraczs@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua proposta de trabalho, suas sugestões foram ótimas, trabalhando dessa forma tornamos os nossos alunos questionadores e capazes de formularem seus próprios conceitos. Parabéns...ótimo!


  • Patrícia de Oliveira Muniz, CIEP BRIZOLAO 355 ROQUETE PINTO , Rio de Janeiro - dijo:
    patyciep@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns muito bem organizada essa aula, e de forma super interativa usando os recursos de mídia na escola, dessa forma estudar a época da ditadura passa de um processo "chato" a um forma de compreender um pouco o que foi a realidade daqueles dias.


  • carlos alberto silveira artigas, ESC MUN ENS PROF DR ANTENOR GONCALVES PEREIRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    artigas@alternet.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estou iniciando um curso de especialização pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, em Midias na Educação, achei sua proposta muito criativa e acima de tudo instigante, porque levará os alunos a pesquisa, ao debate, a leitura e contextuelização e obviamente a um melhor aprendizado. Parabéns, ótimo!


  • Valdeci de Campos Lessa, E M E F MARIA JOSÉ OLIVEIRA FARO , Pará - dijo:
    valdolessa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As estratégias que você desenvolveu para esta sequência didática são perfeitas. Adorei.


  • Carla Nayane Rodrigues Corrêa, E.E.F.M. PROFª MARIETA SANTOS , Ceará - dijo:
    cnayane6@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eu achei que a aula foi muito interessante, principalmente porque trata de um tema que ainda é um certo tabú na nossa história. É importante que os nossos alunos tenham acesso à essa parte negra da História brasileira.


  • ADRIANO ESTEVAM ONORATO, CAIC DIOGO DE BRAGA , Pernambuco - dijo:
    adrianoonorato@pitu.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens..... vou trabalhar com essas dicas....


  • Ederson Luiz Maure, ISABEL C E PRINC E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    proedinho@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Estou acessando pela primera vez, está excelente.


  • maria neyde gomes ximenes, colegio estadual joaquim magalhaes , Ceará - dijo:
    mneydegomes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    adorei a aula, bem dinãmica e com aquele bate-papo com a turma bem discontraido, com certeza desenvolverá o senso crítico , analisando o ontem e o hoje, ótimo.


  • EDNA FELIX DE ARAUJO, EEF DOM QUINTINO , Ceará - dijo:
    ednafelix_crato@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, até pq esse assunto é dos mais contudentes da história do Brasil.Esse método facilita o entendimento dos alunos e alunas e permite que eles compreendam que para chegarmos a "democracia", muitas pessoas perderam suas vidas em nome de um ideal: A LIBERDADE.Vou utiliizae essa experiência,porém acrescentando algumas inovações.


  • Genival Nunes Braz, Secretaria Municipal de Educação de MOJU , Pará - dijo:
    genivalbraz@msn.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A proposta de aula é bastante interessante e inovadora, pois, nós historiadores precisamos de atividades que relacione, não de forma linear, o passado e as especificidades relacionadas com o presente, isto é, desmistificando o passado para tentar compreender as práticas do cotidiano atual, numa trajetória que precisa dessa análise e reflexão, par não cairmos na tentação do anacronismo e, deixar que nossos alunos sejam infectados por visões deturpadoras da HISTÓRIA!


  • Godiva Affonso Teixeira de Godoy Westin, EE VICENTE LANDI JUNIOR , Minas Gerais - dijo:
    godatgw@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhei com as músicas da época regime militar e a compreensão desse periodo foi melhor do que do ano anterior, também usei mesa redonda para debates e a posição dos alunos em relação aos pontos positivos e negativos do regime militar para a redemocratização do pais,foi muito proveitoso conseguiram entender e criticaram os outros governos após o regime de modo a relacionar os fatos até os dias atuais.


  • Cristina Isabel Sobral ferreira, EEM Vivina Monteiro , Ceará - dijo:
    cristsobral33@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O planejamento desta aula está excelente;os conteúdos que devem ser trabalhos estão muito bem articulados; as sugestões de atividades, filmes e músicas de ótima qualidade;Parabéns colega professora, mas gostaria de sugerir que o Componente curricular fosse um pouco mais abrangente, afinal em um conteúdo tão rico, nós podemos usar a criatividade e trabalharmos a escrita, leitura, interpretação, produção textual, artes; longe de mim criticar um trabalho neste nível, só acho que posso colaborar ok?


  • cloves jose ramos mendonça martins, EEEM MARINETE DE SOUZA LIRA , Espírito Santo - dijo:
    clovessj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    boa orientaçao e material


  • Genival Nunes Braz, E E E M PROFA ERNESTINA PEREIRA MAIA , Pará - dijo:
    genivalbraz10@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sem dúvida esse tipo de organização do material não só torna as aulas de História mais dinâmica, como desperta maior interesse de nossos alunos, além de ser um empírico incentivo a pesquisa por melhores informações sobre o tema em estudo.


  • ALLANILDO ARAÚJO, E E E F M OSVALDO CRUZ , Pará - dijo:
    allanildoaraujo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa sugestão de aula é muito rica e interessante ao levar o aluno a colocar-se naquele momento histórico que foi a ditadura militar e que tem sido trabalhada pouquíssimas vezes em nossas escolas. Parabéns professora e muito obrigado pela sugestão, irei aplicá-la e com certeza contribuirá para o avanço do pensamento crítico dos meus alunos.


  • Silvia de Cássia Barbosa Pereira, ESC EST SANTA TEREZINHA , Goiás - dijo:
    cassia3gs@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    colega, adorei seu dinamismo e é claro copiei sua idéa. Com sua sugestão ficou fácil trabalhar esse tema tão complexo. Parabéns!


  • Marfisa Pereira da Silva Reis, CENTRO INTEGRADO DE EDUCACAO DO CONDE , Bahia - dijo:
    marfisareis@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A matéria é bastante interesante! principalmente no que se refere a uma metodologia criativa e dinâmica. Parabéns!


  • Valdemir Luís dos Santos Hoffmann, EEB ADOLFO JOSE MARTINS , Santa Catarina - dijo:
    valdemirsanttos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é interessantísssima, pois levará os alunos a se interessar mais pela história recente do Brasil e entender muito de seus reflexos na sociedade atual. O regime militar tentou, mas não conseguiu, calar vozes que protestavam contra a falta de liberdade. A música foi a forma mais sutil de falar e ser ouvido, de não se calar ante um regime autoritário.


  • janice Dalla Libera Rodrigues, ESCOLA ESTADUAL IVALDINO FRANCIO , Mato Grosso - dijo:
    janicedalla@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula esta muito bem planejada,csertamente os alunos ficaram cocentrados e a paixonados pela história da ditadura militar e questionarão os aspectos não democraticos da sociedade


  • Edenilce Rodrigues da Silva Luna, Escola municipal profª Avani Cargnelutti Fehlauer , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ersluna@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão da aula e dos recursos utilizados que levarão os alunos a comprensão do período de ditadura militar. Parabéns.


  • Claudia Conceiçao Guimaraes, Escola Estadual Luiz Prisco de Braga , Minas Gerais - dijo:
    claudiaap79@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula. Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Kamila Brito, ABRAAO BAQUIT ESCOLA DE ENS FUND E MÉDIO , Ceará - dijo:
    millabritto1@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A proposta é bastante pertinente e atrativa para os educandos, pois possui inúmeros recursos didáticos e tecnológicos como os filmes e músicas que abordam o assunto, podendo ser trabalhados em sala de aula como forma de enriquecer as práticas pedagógicas da mesma. Parabéns!


  • José Romero Soares Santana, ESCOLA ESATDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ASSIS CHATEAUBRIAND , Paraíba - dijo:
    jrlouhan@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    È interessante ter uma outra forma de tratar da ditadura militar no Brasil que não seja aquele padrão didático convencinal.A bordar este tema visualizando-o atraves da música, leva o aluno a perceber que ocampo cultural também estava envolvido no movimento contra a ditadura militar no nosso país.


  • Davi Sousa das Chagas, VISCONDE DO RIO BRANCO EEFM , Ceará - dijo:
    davichagas_ce@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Prof.Grace Parabéns,sua aula é bastante dinâmica e diversificada.O tema é intrigante e requer uma meta,esquadrinhar esse período,afim de interpretar suas várias vertentes.Para que não digam "Isso não acontece mais..." abraço.


  • Lenisia Vargas Rodrigues, ESC EST ANA NASTRE DE MELO , Goiás - dijo:
    lenisiavargasrodrigues@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo... Pena que as pessoas têm pouco conhecimento e interesse sobre esses asuntos por sinal tão destrutivos em nosso país no tangente à cultura e política brasileira.


  • IONY ALVES DOS SANTOS, E E E M PLINIO PINHEIRO , Pará - dijo:
    ionys@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    1)Traria uma pessoa para cantar as músicas estudadas pelos alunos e se possível uma para falar sobre o período para relatar sua vivência.


  • Antonio C. R. Jesus, E. E. Coração Eucarístico , Minas Gerais - dijo:
    acrjmnr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito importante esta aula pois ela respeita a diversidade dos alunos, confere com o PCN/CBC, e trilha o caminho da transversatilidade do currículo mineiro.Adorei as sugestões. as indicações bibliográficas são exelentes, enfim tudo de bom. Parabéns! O professor necessita ouvir isto, ver isto e ter oportunidade em acessar esses dados para consulta e poder aplicar isto em sala de aula para que os alunos tenham esse conhecimento.


  • Jacqueline Lemos, EMANUEL EEFM , Ceará - dijo:
    jhalemos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O conteúdo trabalhado de forma dinâmica, contextualizada, tem muita mais chances de ser compreendida por nossos alunos do que a velha e tradicional aula expositiva, sem interferências, sem sentido para nós.Gostei muito, pois um assunto tão sério como a ditatura militar poder ser trabalhada com músicas,levando-os a refletir os momentos políticos de cada época,parabéns!


  • ana coelho de sousa, E M E F VICENTE CORREA , Pará - dijo:
    walcyane_waltyane@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula está ótima, ela nos ajuda a desenvolver um bom trabalho.


  • Mara Regina Palandi, ESC EST ENS MED EVARISTO DE ANTONI , Rio Grande do Sul - dijo:
    mararegina_palandi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Você está de parabéns,gostei muito desta abordagem sobre o assunto da ditadura militar e como tornar nossas aulas mais dinamicas, atrativas em sala de aula.Obrigada por mais esta contribuição .


  • norlania cristina da siva santana, ESCOLA AGENOR BATISTA DA SILVA , Bahia - dijo:
    cristinalan2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A PRESENTE AULA ESTÁ BASTANTE RICA, MOSTRA COM CLAREZA QUE NUNCA DEVEMOS NÓS CALAR DIANTE DE UM FATO.


  • Ana Lucia Rodrigues Damasceno, Secretaria Municipal de Educação de QUEBRANGULO , Alagoas - dijo:
    ana-4.2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima


  • Laudemir Aparecido da Silva, GUIDO DIAS DE ALMEIDA PROF , São Paulo - dijo:
    professormiro@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela originalidade e pelo tema escolhido, com certeza semeou boas sementes para um pensamento crítico para os acontecimentos históricos, então boas flores!


  • jocsan pires silva, E M E F PROF MARIA JOSE DOS SANTOS MARTINS , Pará - dijo:
    jocsansilva@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    È muito bom trabalhar com músicas, o aluno tem mais meios para refletir e tirar suas conclusões do tema estdado. parabéns pelas sugestões!


  • lourdes, ESCOLA ESTADUAL PROFº BENEDITO MORAES , Alagoas - dijo:
    lourdinhalima 1960@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    parabéns pela aula maravilhosa e bem bolada


  • Marciana Gomes Sampaio, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - dijo:
    marciana.duda@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Cara professora adorei sua sugestão, pois a trabalho com músicas facilita a comprensão do assunto e os alunos adoram pois é uma aula inovadora, que trabalha o conteúdo de forma dinâmica, outras sugestões de músicas são: Meu caro amigo(Chico Buarque) e o Cálice(Chico Buarque) .


  • GERCINA Ricardo de Oliveira, EEPSG PAULINO MODESTO , Mato Grosso - dijo:
    gercina_oliveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula interessante facil para os alunos entenderem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.