Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Descobrindo as regras da letra R

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Discriminação auditiva, atenção e ritmo.
• Os sons do “R” e suas representações gráficas.

Duração das atividades
4 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecimentos sobre a estruturação da escrita alfabética que é realizada da esquerda para direita, de cima para baixo.
• Distinção entre vogal e consoante.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:
Vídeo da música “Aquarela”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230

Computador para assistir ao vídeo.

Aquarela

 

Atividade 1

Caro professor, inicie a aula distribuindo a letra da música “Aquarela” para os alunos. Em seguida, passe o vídeo da música para que eles acompanhem.
Coloque novamente a música e desta vez peça aos alunos que circulem todas as palavras que tenham a letra R.

Atividade 2

Forme pequenos grupos de no máximo 5 alunos e peça para que eles listem as palavras encontradas na música, observando o som e a posição da letra R.

Professor peça para que os alunos observem as palavras listadas e circulem as letras que estão ao lado da letra R.
Peça que observem e respondam: Das palavras citadas na lista, em quais palavras encontramos a letra R entre vogais? Vá para lousa e liste as palavras encontradas pelos alunos.

Professor, faça perguntas que levarão os alunos as descobertas das regras da letra R : O R está no meio de quais letras? Qual o som do R? O seu som é forte ou fraco (brando)?
É importante pronunciar cada palavra ou pedir que as crianças façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra R.

Atividade 3

Agora os alunos terão que listar as palavras que começam com a letra R e que possuem “dois erres” (RR):

Continue o debate: Observem o som do R nestas palavras. Coloquem o dedo no pescoço abaixo do queixo e digam “AMARELO” e “RISCOS” .O que vocês sentiram ao pronunciarem a palavra RISCOS? Qual a diferença que perceberam? O som da letra R é forte ou fraco (brando)?Agora digam as palavras RISCOS e CORRO como o dedo no pescoço, abaixo do queixo. O que vocês perceberam? O som é igual? A posição da letra R é a mesma?

Professor, liste as seguintes palavras na lousa/quadro e pergunte: Quais letras estão ao lado da letra R? Em todas as palavras a letra R está ao lado de uma vogal? Ao lado da letra R tem uma consoante?

Peça para que os alunos digam as palavras em voz alta (com o dedo no pescoço abaixo do queixo) o que sentem ao pronunciarem a letra R. O som é forte? Quantos erres há na palavra?
Professor, liste no quadro outras palavras com a mesma regra para que o aluno perceba que nesta regra, onde há uma consonte+R+ vogal, o som do R é forte e coloca-se apenas uma letra R.

Outros exemplos:

Atividade 4

Para finalizar as regras do R, peça para que os alunos circulem a letra que vem antes da letra R nas seguintes palavras:

Professor, promova debates até que os alunos cheguem as regras esperadas. Qual o som da letra r? É forte ou fraco (brando)? Qual letra vem antes do R? O som da letra R na palavra AMARELO e QUALQUER é o mesmo?
Registre na lousa/ quadro todas as regras encontradas pelos alunos.

Distribua uma tabela com as regras descobertas e peça para que os alunos colem no caderno para consultá-las.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Avaliação

Verificar se os alunos compreenderam que o som representado pelo R depende de sua posição na palavra e que há mais de um som representado por essa letra.
Verificar se os alunos compreenderam se o som do R inicial é o mesmo do R duplo no meio das palavras.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/11 - 100%
  • Quatro estrelas 0/11 - 0%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aderonilze galvão, UEB Criança Feliz , Maranhão - dijo:
    nilzegalvao@hotmail.com

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    nota 10


  • socorro, Escola Municipal , Rio de Janeiro - dijo:
    tokavelloso@ig.com.br

    18/05/2014

    Cinco estrelas

    me ajudou muito


  • LUZIA CARDOSO, Anhanguera , Mato Grosso do Sul - dijo:
    LUZIACARDOSOCG@GMAIL.COM

    23/03/2014

    Cinco estrelas

    Gostei. Precisava explicar, em um trabalho, os diferentes sons do R e a música é ótima também...


  • Alda nara, Centro Integrado Cristo redentor , Bahia - dijo:
    aldinhazuart@hotmail.com

    02/06/2013

    Cinco estrelas

    Amei as estratégias da aula,um show de motivação! Parabéns mesmo e obrigada pelas dicas.


  • kalina, xxxxxxx , Paraná - dijo:
    kalinatm@gmail.com

    01/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula, ajudou-me a esclarecer algumas duvidas de como explicar e trabalhar os sons do r.


  • jamille, jamille , Santa Catarina - dijo:
    jamillensmachado@hotmail.com

    22/05/2013

    Cinco estrelas

    muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm


  • marta lima, professora aposentada , Alagoas - dijo:
    martinharejanelima@hotmail.com

    03/05/2013

    Cinco estrelas

    Muita boa a explicação e de fácil entendimento. Parabéns!


  • maria jose chagas costa, minha casa , Ceará - dijo:
    mazechagascosta@gmail.com

    18/01/2013

    Cinco estrelas

    tenho um folha excepcional de 29 anos, estes exercícios tem me ajudado muito .Parabeén e muito abrigado pela dedicação de voces


  • Adione santos Queiroz , Instituto Educacional João Lopes Pontes , Bahia - dijo:
    aq_prado@bol.com.br

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito das estratégias para a aula sobre as regras da letra R. Com elas pude diversificar a forma de trabalhar com essa dificuldade ortográfica que muitos alunos têm: os sons do "R" e suas representações gráficas. Valeu pela colaboração!


  • idervania rosani, arca do saber , Ceará - dijo:
    idervaniamel25@hotmail.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    muito bom;tirei todas minhas duvidas;é muito gratificante saber q quando precisamos podemos contar com uma explicação tão bbem esclareçida como a do sote de voçes.adorei obrigado ajudou muito.


  • Rosangela de Carvalho Barretto, UATI , Bahia - dijo:
    rcbarretto@hotmail.com

    19/07/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da explicação.Estava deveras precisando dela pois, ficava confundida com os sons da letra erre.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.