Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


APRENDENDO SOBRE INTERAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES SERES VIVOS E O AMBIENTE NO FILME SHREK 1

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno identificará diferentes formas de respeito e valorização da vida em sua diversidade, bem como a preocupação com a proteção das diferentes formas de vida.

Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de pré-requisitos.

Estratégias e recursos da aula

 Recursos para utilização na aula: Sala de vídeo ou sala de Informática

ATIVIDADE 1: O professor iniciará a aula com o filme intitulado Shrek 1.

Informações do filme:
Ano de lançamento (EUA): 2001


Distribuição: primeiramente nos cinemas, algum tempo depois chegou às locadoras e nos dias de hoje podemos assistir esse filme em canais abertos de TV e até mesmo fazer dowload da internet. Disponível em: < http://www.elitedosfilmes.com/2009/03/31/shrek-1-dublado/>.

Duração: 90 minutos

Sinopse:
Shrek 1 é um filme de animação (comédia), destinado ao público infantil, porém, aceito pelos adolescentes e adultos, pois é uma comédia irreverente, satirizando os contos de fada e os desenhos animados. Ele narra a história de um ogro chamado Sherk num pântano longínquo.

FIGURAS 1 e 2: Cenas do filme


Da noite pro dia, sua vida é invadida por personagens de contos de fadas: um lobo em sua cama, três porquinhos sem-teto, camundongos falantes, todos banidos do reino de Lord Farquaad, que já não quer que seu reino seja o lar das fábulas infantis. Para ajudar os personagens expatriados, Shrek faz um acordo com Farquaad e precisa salvar a princesa Fiona, com quem o lorde quer se casar. Na sua missão, Shrek conta com um fiel, esperto e tagarela Burro. Mas a princesa é um tanto durona e as coisas não serão muito fáceis.

Figura 3: Cena do filme


Diante desse contexto, a utilização desse artefato cultural para o ensino de Ciências, requer uma visão ampla do professor para focar, no decorrer do filme, cenas que sejam relevantes para o tema desenvolvido na aula.

ATIVIDADE 2: Explorando o filme

O filme Shrek 1 é uma comédia que para o ensino de Ciência abrange praticamente temáticas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Cabe então ao professor destacar em cada ano de ensino os conteúdos a serem abordados nas cenas subseqüentes do filme. Para ser bastante explorado durante a programação da aula, o filme pode ser assistido integralmente e, depois ser pausado diante do tema a ser abordado.


Dentro de tal contexto, abordaremos temáticas referentes ao 6º ano do ensino fundamental.


Em algumas cenas do filme ocorrem grandes interações entre os personagens, destacando a importância das relações entre os seres vivos para a vida do planeta e para o bem-estar da humanidade, bem como a variedade de seres vivos ou mesmo de ecossistemas contemplando a biodiversidade do planeta que nos auxilia no estudo da estrutura, da dinâmica das teias alimentares e da importância dos decompositores principalmente dos fungos e bactérias. Após assistir ao filme o aluno deverá responder as questões a seguir:

  • Em sua opinião, qual a importância da biodiversidade para a vida do planeta?
  • Destacar algumas atitudes de proteção e conservação da biodiversidade.

Observação para o professor:

  • Explorar com os alunos que este é um filme comercial, sem pretensões científicas; assim, muitas vezes, alguns animais se misturam em ambientes totalmente improváveis: na floresta estavam sendo aprisionados personagens de contos de fadas como ursos, porquinhos e o burro.
  • Diante desse tema enriquecedor, s eria oportuno dar ênfase nas relações humanas, como os laços de amizade, valores, palavras chaves como: cortesia, obrigada, alegria, a cooperação, trabalho em equipe, ser responsável, respeitando sempre as diferenças.
Avaliação

O aluno deverá redigir uma (simulação de) carta às autoridades federais sobre a importância de conservar a biodiversidade, apresentando argumentos que justifiquem essa preocupação.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Chyntia Silva Teixeira, ESC MUL DOM EMMANOEL GOMES DE OLIVEIRA , Goiás - dijo:
    chyntiasit@gmail.com

    02/08/2010

    Três estrelas

    Uma aula que aparentemente não aborda o tema, mas com as devidas intervenções atinge os objetivos! Serve como momento de descontração sem fugir do conteúdo curricular.


  • Carmelita, UNEB , Bahia - dijo:
    carmelita-araujo@hotmail.com

    22/07/2010

    Cinco estrelas

    Que ótima abordagem,sobre esse filme! Me sugeriu novas ideias de criatividade para meu futuro académico,que é pedagogia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.