19/10/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno identificará diferentes formas de respeito e valorização da vida em sua diversidade, bem como a preocupação com a proteção das diferentes formas de vida.
Não há necessidade de pré-requisitos.
Recursos para utilização na aula: Sala de vídeo ou sala de Informática
ATIVIDADE 1: O professor iniciará a aula com o filme intitulado Shrek 1.
Informações do filme:
Ano de lançamento (EUA): 2001
Distribuição: primeiramente nos cinemas, algum tempo depois chegou às locadoras e nos dias de hoje podemos assistir esse filme em canais abertos de TV e até mesmo fazer dowload da internet. Disponível em: < http://www.elitedosfilmes.com/2009/03/31/shrek-1-dublado/>.
Duração: 90 minutos
Sinopse:
Shrek 1 é um filme de animação (comédia), destinado ao público infantil, porém, aceito pelos adolescentes e adultos, pois é uma comédia irreverente, satirizando os contos de fada e os desenhos animados. Ele narra a história de um ogro chamado Sherk num pântano longínquo.
FIGURAS 1 e 2: Cenas do filme
Da noite pro dia, sua vida é invadida por personagens de contos de fadas: um lobo em sua cama, três porquinhos sem-teto, camundongos falantes, todos banidos do reino de Lord Farquaad, que já não quer que seu reino seja o lar das fábulas infantis. Para ajudar os personagens expatriados, Shrek faz um acordo com Farquaad e precisa salvar a princesa Fiona, com quem o lorde quer se casar. Na sua missão, Shrek conta com um fiel, esperto e tagarela Burro. Mas a princesa é um tanto durona e as coisas não serão muito fáceis.
Figura 3: Cena do filme
Diante desse contexto, a utilização desse artefato cultural para o ensino de Ciências, requer uma visão ampla do professor para focar, no decorrer do filme, cenas que sejam relevantes para o tema desenvolvido na aula.
ATIVIDADE 2: Explorando o filme
O filme Shrek 1 é uma comédia que para o ensino de Ciência abrange praticamente temáticas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Cabe então ao professor destacar em cada ano de ensino os conteúdos a serem abordados nas cenas subseqüentes do filme. Para ser bastante explorado durante a programação da aula, o filme pode ser assistido integralmente e, depois ser pausado diante do tema a ser abordado.
Dentro de tal contexto, abordaremos temáticas referentes ao 6º ano do ensino fundamental.
Em algumas cenas do filme ocorrem grandes interações entre os personagens, destacando a importância das relações entre os seres vivos para a vida do planeta e para o bem-estar da humanidade, bem como a variedade de seres vivos ou mesmo de ecossistemas contemplando a biodiversidade do planeta que nos auxilia no estudo da estrutura, da dinâmica das teias alimentares e da importância dos decompositores principalmente dos fungos e bactérias. Após assistir ao filme o aluno deverá responder as questões a seguir:
Observação para o professor:
O aluno deverá redigir uma (simulação de) carta às autoridades federais sobre a importância de conservar a biodiversidade, apresentando argumentos que justifiquem essa preocupação.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2010
Três estrelasUma aula que aparentemente não aborda o tema, mas com as devidas intervenções atinge os objetivos! Serve como momento de descontração sem fugir do conteúdo curricular.
22/07/2010
Cinco estrelasQue ótima abordagem,sobre esse filme! Me sugeriu novas ideias de criatividade para meu futuro académico,que é pedagogia.