05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
A atividade será realizada com referência à história “ O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, por meio da apresentação do livro e do filme.
1) Professor apresente e converse com a turma inicialmente sobre o livro. Pergunte se conhecem o personagem e seus amigos, por que ele recebe este nome, quais suas atitudes e características, e caso não o conheçam estimule a turma a pensar sobre as questões acima.
Busque relacionar a história com a temática da aula, apresentando a relação do personagem com a vivência de jogos e brincadeiras. Selecione alguns trechos do livro que aborde esta relação e leia juntamente com as crianças: se possível, deixe disponível alguns exemplares para as crianças manusearem.
2) Após a exploração inicial sugerida acima projete o filme “Menino Maluquinho”, solicitando que os alunos identifiquem alguns jogos e brincadeiras que surgirão no filme.
Professor, abaixo segue a resenha do livro e filme do Menino Maluquinho, para auxiliar na apresentação e discussão dos mesmos com as crianças. Este material poderá ser utilizado numa variação da aula: solicitar que os aprendizes produzam, ao final da aula, uma resenha do livro ou do filme.
Sinopse do livro: O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo. Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2006 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.
Sinopse do filme: O filme, de 1994, é estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin, sendo produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol, Tonico entre outros.
Muito dos trechos do filme foram filmados na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do menino maluquinho durante o filme. Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Menino_Maluquinho – acessado em 23 de setembro de 2009
3) Após a exibição do filme o professor poderá dividir a turma em grupos e solicitar que as crianças desenhem em pequenos pedaços de papel as brincadeiras que mais lhe chamaram a atenção ou que mais gostaram. Os desenhos deverão ser colados em cartazes a serem anexados na sala de aula. Cada grupo deverá escolher um título para seu cartaz e escrever abaixo de cada imagem o nome da brincadeira.
Neste momento da escrita o professor poderá estimular a produção pela própria criança, disponibilizando o Alfabeto Móvel:
“...destina-se as crianças e/ou professores das séries iniciais de escolaridade, no recinto escolar ou domiciliar, onde o processo ensino-aprendizagem no período de alfabetização exige o manusear do alfabeto para que o educando perceba que as palavras são construídas a partir da seleção e combinação das le tras e que à troca de posição de cada uma delas corresponde a criação de uma nova palavra.”
http://www.patentesonline.com.br/brinquedo-pedagogico-alfabeto-movel-fixo-117402.html – acessado em 14 de outubro de 2009
Variação: Solicitar que a criança diga o nome da brincadeira para que o professor escreva no quadro e o grupo copie no caderno. Outra alternativa é o professor ser o escriba ou solicitar que uma outra criança em processo mais avançado de alfabetização o seja.
4) Ao final da atividade cada grupo poderá escolher uma brincadeira que foi mencionada em seu cartaz para ser vivenciada com a turma. Procure lembrar as crianças para escolherem brincadeiras possíveis de serem vivenciadas no espaço escolar. Caso não seja possível vivenciá-las no mesmo dia, devido a necessidade de providenciar materiais ou espaço, realize-as em um novo dia marcado com a turma.
Como recurso complementar é indicado um Modelo de Alfabeto Móvel disponível no site abaixo:
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/docs/alfabeto_movel.pdf
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2011
Cinco estrelasADOREI AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO , ALÉM DE DIVULGAR O NOME DO ARTISTA ZIRALDO E SUA OBRA , QUE POR SINAL É MARAVILHOSA , AJUDAMOS NOSSOS ALUNOS A CONHECER NOVAS ESCRITAS E VIVENCIAR DIFERENTES TIPOS DE BRINCADEIRAS. ESTOU PRECISANDO DE ATIVIDADES , UTILIZANDO O MESMO FILME PARA O 3º ANO , QUEM PUDER AJUDAR , MANDE PARA O MEU E-MAIL. OBRIGADO.
27/11/2010
Cinco estrelasLegal, amei sua aula, pois ela cria momentos reflexivo na produção da escrita, mesmo aqueles alunos que ainda não entendeu o processo da escrita seram estimulados a escreverem de forma tranquila. Parabéns colega.
02/06/2010
Cinco estrelasótimo, tem sequência didática, chama a atenção das crianças motivando-as a participar melhor da aula. facilita a compreensão da escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, principalmente da interação dos alunos com o livro, é uma pena que em muitas escolas não tem materiais para que os alunos possam manusear.