Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrever, jogar e brincar com o Menino Maluquinho

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
  • Levantar e confirmar suposições relativas ao conteúdo do texto apresentado;
  • Participar dos diálogos em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor;
  • Elaborar a escrita de títulos das brincadeiras, segundo o enredo do filme e livro do Menino Maluquinho.
Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que as crianças conheçam a história do Menino Maluquinho, de Ziraldo. Caso contrário, apresente-a para as crianças num momento de roda de história;
  • A aula é dirigida para crianças em processo de compreensão da escrita alfabética. No caso de grupo heterogêneo, composto de crianças em níveis diferenciados de leitura e escrita, o professor poderá eleger um leitor/ escriba em cada grupo, ou ainda ser o escriba.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A atividade será realizada com referência à história “ O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, por meio da apresentação do livro e do filme.

1) Professor apresente e converse com a turma inicialmente sobre o livro. Pergunte se conhecem o personagem e seus amigos, por que ele recebe este nome, quais suas atitudes e características, e caso não o conheçam estimule a turma a pensar sobre as questões acima.

Busque relacionar a história com a temática da aula, apresentando a relação do personagem com a vivência de jogos e brincadeiras. Selecione alguns trechos do livro que aborde esta relação e leia juntamente com as crianças: se possível, deixe disponível alguns exemplares para as crianças manusearem.

2) Após a exploração inicial sugerida acima projete o filme “Menino Maluquinho”, solicitando que os alunos identifiquem alguns jogos e brincadeiras que surgirão no filme.

Professor, abaixo segue a resenha do livro e filme do Menino Maluquinho, para auxiliar na apresentação e discussão dos mesmos com as crianças. Este material poderá ser utilizado numa variação da aula: solicitar que os aprendizes produzam, ao final da aula, uma resenha do livro ou do filme.

Sinopse do livro: O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo. Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2006 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.

Sinopse do filme: O filme, de 1994, é estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin, sendo produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol, Tonico entre outros.

Muito dos trechos do filme foram filmados na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do menino maluquinho durante o filme. Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Menino_Maluquinho – acessado em 23 de setembro de 2009

        

Atividade 2

3) Após a exibição do filme o professor poderá dividir a turma em grupos e solicitar que as crianças desenhem em pequenos pedaços de papel as brincadeiras que mais lhe chamaram a atenção ou que mais gostaram. Os desenhos deverão ser colados em cartazes a serem anexados na sala de aula. Cada grupo deverá escolher um título para seu cartaz e escrever abaixo de cada imagem o nome da brincadeira.

Neste momento da escrita o professor poderá estimular a produção pela própria criança, disponibilizando o Alfabeto Móvel:
“...destina-se as crianças e/ou professores das séries iniciais de escolaridade, no recinto escolar ou domiciliar, onde o processo ensino-aprendizagem no período de alfabetização exige o manusear do alfabeto para que o educando perceba que as palavras são construídas a partir da seleção e combinação das le tras e que à troca de posição de cada uma delas corresponde a criação de uma nova palavra.”
http://www.patentesonline.com.br/brinquedo-pedagogico-alfabeto-movel-fixo-117402.html – acessado em 14 de outubro de 2009

Variação:  Solicitar que a criança diga o nome da brincadeira para que o professor escreva no quadro e o grupo copie no caderno. Outra alternativa é o professor ser o escriba ou solicitar que uma outra criança em processo mais avançado de alfabetização o seja.


Atividade 3

4) Ao final da atividade cada grupo poderá escolher uma brincadeira que foi mencionada em seu cartaz para ser vivenciada com a turma. Procure lembrar as crianças para escolherem brincadeiras possíveis de serem vivenciadas no espaço escolar. Caso não seja possível vivenciá-las no mesmo dia, devido a necessidade de providenciar materiais ou espaço, realize-as em um novo dia marcado com a turma.

Recursos Complementares

Como recurso complementar é indicado um Modelo de Alfabeto Móvel disponível no site abaixo:
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/docs/alfabeto_movel.pdf  

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Num primeiro momento da aula por meio do levantamento e confirmação de hipóteses sobre o nome do personagem e do título;
  • Na escrita de títulos das brincadeiras: relacionando o desenho com o texto, considerando o tema central da aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MONICA SANT ANNA, ESCOLA M MAL THAUMATURGO DE AZEVEDO , Rio de Janeiro - dijo:
    m_sgf@globo.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO , ALÉM DE DIVULGAR O NOME DO ARTISTA ZIRALDO E SUA OBRA , QUE POR SINAL É MARAVILHOSA , AJUDAMOS NOSSOS ALUNOS A CONHECER NOVAS ESCRITAS E VIVENCIAR DIFERENTES TIPOS DE BRINCADEIRAS. ESTOU PRECISANDO DE ATIVIDADES , UTILIZANDO O MESMO FILME PARA O 3º ANO , QUEM PUDER AJUDAR , MANDE PARA O MEU E-MAIL. OBRIGADO.


  • Denise Borkenhagen dos Santos, Escola Municipal Jardim das Flores , Mato Grosso - dijo:
    deniseborkenhagen@hotmail.com

    27/11/2010

    Cinco estrelas

    Legal, amei sua aula, pois ela cria momentos reflexivo na produção da escrita, mesmo aqueles alunos que ainda não entendeu o processo da escrita seram estimulados a escreverem de forma tranquila. Parabéns colega.


  • elisangela gomes , escola levi , Rondônia - dijo:
    elisagomreis@hotmail.com

    02/06/2010

    Cinco estrelas

    ótimo, tem sequência didática, chama a atenção das crianças motivando-as a participar melhor da aula. facilita a compreensão da escrita.


  • Mirian Pereira Pieper, EMEB Armando Dias , Mato Grosso - dijo:
    familiapieper@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, principalmente da interação dos alunos com o livro, é uma pena que em muitas escolas não tem materiais para que os alunos possam manusear.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.