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Letras, números e imagens: aprendendo de forma lúdica

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a finalidade da leitura por meio do reconhecimento do gênero;
  • Planejar a escrita do texto considerando o tema central;
  • Produzir texto escrito do gênero “Instrução de Jogos”, adequando ao objetivo e ao contexto de circulação.
Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Caso o gênero ainda não tenha sido trabalhado o professor deverá apresentar a estrutura e a a função do mesmo;
  • É desejável que os aprendizes escrevam alfabeticamente. Em turmas heterogêneas, o professor poderá ser o escriba de algumas crianças ou solicitar que outras crianças o sejam. Ou ainda, construir coletivamente o texto no quadro, para que a turma copie posteriormente.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

1) Discutam com a turma quais são suas brincadeiras e jogos favoritos. Escreva-as no quadro em forma de lista. Aproveite para explorar rapidamente os usos do gênero textual “lista” no nosso dia a dia. Mantenha esta escrita no quadro para auxiliar nas atividades posteriores. Em seguida, selecione algumas brincadeiras e solicite que expliquem oralmente os procedimentos para se brincar, destacando: quais materiais necessários; o passo a passo do jogo ou brincadeira; qual espaço poderá ser utilizado; quantas pessoas poderão brincar. É importante escrever, deixando como apoio para a turma, os tópicos para a escrita do gênero instrucional (no caso as regras de um jogo ou brincadeira.


2) Em seguida divida a turma em três grupos, sendo que cada grupo receberá um desafio: criar ou reinventar um jogo utilizando:
a) Letras e Palavras;
b) Números;
c) Figuras e Imagens.

3) Distribua aleatoriamente um destes tópicos por grupo, ou seja, um grupo ficará com a temática Letras e Palavras, outro com Números, e por fim outro com Figuras e Imagens. Solicite que reinventem ou criem jogos/ brincadeiras com estas temáticas.

O professor poderá auxiliar as crianças indicando alguns exemplos: amarelinha – no lugar dos números podemos substituir por letras em ordem alfabética; jogo da memória – letra de forma e letra cursiva; jogo da velha com números; jogo de dominó com palavras divididas em silabas; rouba bandeira com imagens; e outros.

Segue abaixo uma breve descrição de um gênero instrucional “regras de jogo”:

RACHWAL, SILVANA CRISTINA RAMOS. Gênero Instrucional “regras do jogo”: uma proposta de ação pedagógica.

“...o gênero textual 'regras do jogo' cuja capacidade dominante de linguagem é 'descrever ações', que consiste em prescrever, instruir para uma determinada ação.”

“...apresenta orientações para a realização de uma atividade: como jogar. Dentro dessa categoria de texto, encontramos desde as mais simples receitas culinárias até os mais complexos manuais de instrução. Os textos instrucionais, independente de sua complexidade, apresentam características em comum.”

“Outro elemento importante a ser analisado nas regras de jogo é o uso de numerais, que se justifica pelo fato de que as regras devem seguir uma seqüência lógica, partindo-se das recomendações mais simples para as mais complexas. As instruções devem ser, preferencialmente, curtas, objetivas, o que faz com que o texto escrito para esse fim apresente–se organizado, geralmente, em itens. Além disso, é importantíssimo que, ao escrever um manual de instruções, tenha-se em mente o interlocutor real, a fim de que se possa definir o nível de complexidade do texto para atingir o objetivo do mesmo: instruir claramente sobre os passos para executar uma determinada tarefa.”

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/407-4.pdf – Acessado em 14 de outubro de 2009


4) Entregue um cartaz para cada grupo solicitando que destaquem o tópico recebido. O grupo deverá escolher um escriba que será o relator do texto, ou, própria professor poderá escolher um escriba por grupo, considerando os níveis diferenciados de leitura e escrita da turma. Solicite que escrevam o nome do jogo ou brincadeira e os procedimentos para brincar. Peça que, se possível, desenhem um modelo do jogo.

5) Quando os grupos finalizarem o trabalho, solicite que apresentem e expliquem os jogos criados para os demais colegas. Exponha o trabalho no mural da sala ou da escola.


Sugestão complementar: Em aulas seguintes o professor poderá disponibilizar materiais para confecção dos jog os e brincadeiras, e realizá-las em conjunto com a turma com orientação do grupo que as criaram.


Abaixo segue alguns modelos de imagens, números e letras que poderão ser utilizados.

                        

             

Variação: Em turmas iniciantes no processo de aquisição da escrita alfabética, o professor poderá construir coletivamente o jogo, escrevendo no quadro o gênero instrucional – a partir da participação dos aprendizes – ou ainda sendo escriba de alguns. Nesse caso, é importante que o professor destaque algumas palavras, como por exemplo, o nome do jogo, e faça algum trabalho de “consciência fonologia” e “consciência fonêmica” pronunciando as sílabas da palavra escolhida, pedindo para que contem as “partes da palavra” (batendo palmas para auxiliar na contagem) etc. Após a contagem das sílabas é importante que o professor pronuncie devagar cada fonema e aponte a sua representação (as letras) na palavra escrita no quadro.

Recursos Complementares

Sugestão de site do jornal Folha de São Paulo, caderno infantil (folhinha); apresenta jogos e brincadeiras infantis:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Durante a discussão do gênero e na identificação da finalidade e função do mesmo;
  • No processo da escrita do gênero e por meio de sua adequação ao objetivo e contexto de circulação proposto;
  • Na escrita do texto: se está avançando na compreensão da escrita alfabética/ortográfica.
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