Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção textual: texto informativo – Carnaval no Brasil (ou outras festividades)

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar dos diálogos em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor;
  • Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas, ampliando a compreensão;
  • Produzir texto escrito: informativo. Adequando a escrita por meio dos objetivos propostos;
  • Revisar e reelaborar a própria escrita.
Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Esta atividade poderá ser organizada em turma em processo inicial de alfabetização. Em turma heterogênea, o professor poderá escolher algumas crianças para auxiliarem os demais colegas, sendo seus escribas. Ou ainda, produzir coletivamente o texto no quadro para copia dos aprendizes.
Estratégias e recursos da aula

Recursos

1 – Uma pequena caixa com algumas perguntas para iniciar a discussão do tema.
2 – Dois mapas do Brasil anexados em cartaz.

Atividade 1

1) Disponha a turma em roda e escreva no quadro a temática da aula: O Carnaval. Apresente a “caixa surpresa” para a turma e solicite que algumas crianças retirem as questões da caixa e leiam para a turma discutir.

Algumas sugestões de perguntas para a caixa: Qual o significado do carnaval para você? Quais suas lembranças de carnavais passados? Como seu bairro/cidade vive o carnaval? Você tem uma escola de samba favorita? Como as regiões do Brasil comemoram o carnaval? Cante uma música/marchinha de carnaval.

Atividade 2

2) Apresente, em seguida, um cartaz com dois mapas grandes com as regiões do Brasil, e discuta oralmente com a turma sobre a diversidade do carnaval no país.

3) Distribua imagens com esta diversidade ou forneça jornais e revistas afim de que as crianças identifiquem e discutam sobre as especificidades. Solicite, então, que as crianças cole-as no primeiro mapa, relacionando com sua respectiva região brasileira.


Atividade 3

4) Divida a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma região brasileira. Entregue pequenos pedaços de papel e solicite que o grupo escreva as características das modalidades carnavalescas de sua respectiva região e cole-as no segundo mapa. Explore na produção textual: a escrita do nome da região, as formas de celebrarem o carnaval e suas características.

5) Após o momento de escrita, solicite que o grupo avalie a mesma e, se necessário, reelaborem um novo texto. Questões poderão ser apresentadas: o meu texto está claro? Consigo entender o que está escrito? Está grafado corretamente? Falta alguma informação?

6) Ao final da atividade discuta a importância do respeito às diferenças. Divulgue o trabalho nos murais da escola.

Variação: A mesma atividade poderá ser adaptada de acordo com a festividade, comemoração ou discussão das diferenças culturais ou humanas.

Segue a seguir alguns informes sobre o carnaval nas regiões brasileiras, que servirá para apoiar a discussão com a turma: Minas Gerais – bailes, carnaval de rua, marchinhas, batucadas; Rio de Janeiro e São Paulo – escolas de samba; Bahia – axé, trios elétricos, micaretas; Pernambuco – frevo e maracatu; Região Norte – Festa do Bumba-meu-boi.

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis, Manaus e em Vitória. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, menos para o Rio Grande do Sul, que desde 2008 transmite os desfiles de Porto Alegre.

Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
http ://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil – acessado em 14 de outubro de 2009

7) Segue ainda algumas fotos e modelos de mapas que poderão ser utilizados na atividade:

http://ecoviagem.uol.com.br/imagens/leiaute/mapa-basil.gif – acessado em 14 de outubro de 2009   

http://www.santiagosiqueira.pro.br/mapas/brasil/brasil_regioes_mudo.jpg – acessado em 14 de outubro de 2009

Avaliação

O aprendiz será avaliado:

  • No processo de relacionar a imagem do carnaval à sua localidade no território brasileiro, buscando pistas textuais, intertextuais e contextuais;
  • Por meio da produção do texto informativo, adequado ao objetivo proposto: descrição das características do carnaval em determinada região brasileira.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.