05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Recursos
1 – Uma pequena caixa com algumas perguntas para iniciar a discussão do tema.
2 – Dois mapas do Brasil anexados em cartaz.
1) Disponha a turma em roda e escreva no quadro a temática da aula: O Carnaval. Apresente a “caixa surpresa” para a turma e solicite que algumas crianças retirem as questões da caixa e leiam para a turma discutir.
Algumas sugestões de perguntas para a caixa: Qual o significado do carnaval para você? Quais suas lembranças de carnavais passados? Como seu bairro/cidade vive o carnaval? Você tem uma escola de samba favorita? Como as regiões do Brasil comemoram o carnaval? Cante uma música/marchinha de carnaval.
2) Apresente, em seguida, um cartaz com dois mapas grandes com as regiões do Brasil, e discuta oralmente com a turma sobre a diversidade do carnaval no país.
3) Distribua imagens com esta diversidade ou forneça jornais e revistas afim de que as crianças identifiquem e discutam sobre as especificidades. Solicite, então, que as crianças cole-as no primeiro mapa, relacionando com sua respectiva região brasileira.
4) Divida a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma região brasileira. Entregue pequenos pedaços de papel e solicite que o grupo escreva as características das modalidades carnavalescas de sua respectiva região e cole-as no segundo mapa. Explore na produção textual: a escrita do nome da região, as formas de celebrarem o carnaval e suas características.
5) Após o momento de escrita, solicite que o grupo avalie a mesma e, se necessário, reelaborem um novo texto. Questões poderão ser apresentadas: o meu texto está claro? Consigo entender o que está escrito? Está grafado corretamente? Falta alguma informação?
6) Ao final da atividade discuta a importância do respeito às diferenças. Divulgue o trabalho nos murais da escola.
Variação: A mesma atividade poderá ser adaptada de acordo com a festividade, comemoração ou discussão das diferenças culturais ou humanas.
Segue a seguir alguns informes sobre o carnaval nas regiões brasileiras, que servirá para apoiar a discussão com a turma: Minas Gerais – bailes, carnaval de rua, marchinhas, batucadas; Rio de Janeiro e São Paulo – escolas de samba; Bahia – axé, trios elétricos, micaretas; Pernambuco – frevo e maracatu; Região Norte – Festa do Bumba-meu-boi.
O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis, Manaus e em Vitória. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, menos para o Rio Grande do Sul, que desde 2008 transmite os desfiles de Porto Alegre.
Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
http ://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil – acessado em 14 de outubro de 2009
7) Segue ainda algumas fotos e modelos de mapas que poderão ser utilizados na atividade:
http://ecoviagem.uol.com.br/imagens/leiaute/mapa-basil.gif – acessado em 14 de outubro de 2009
http://www.santiagosiqueira.pro.br/mapas/brasil/brasil_regioes_mudo.jpg – acessado em 14 de outubro de 2009
O aprendiz será avaliado:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/02/2012
Cinco estrelasexcelente
06/02/2012
Cinco estrelasMUITO CRIATIVO, AMEI O SUAS ATIVIDADES. OBRIGADA POR EXISTIR.
02/03/2011
Quatro estrelasAdorei a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sugestão de atividades, bem contextualizada e criativa!