Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogando com a potenciação

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Karina da Conceição Batista
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através da atividade proposta para essa aula o aluno poderá desenvolver suas habilidades em calcular potências no conjunto dos racionais.
Duração das atividades
Aproximadamente 75 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desse jogo, é necessário que o professor já tenha trabalhado potenciação no conjunto dos racionais.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desse jogo é propiciar um momento em que o aluno possa desenvolver suas habilidades em calcular potências de números racionais de uma forma mais lúdica. O jogo é composto por 18 pares de cartas que possuem a potência a ser calculada e seu respectivo resultado, e o vencedor é aquele que obtém o maior número de pares corretamente agrupados. Veja o par apresentado como exemplo abaixo:

Inicialmente, as cartas que indicam o cálculo a ser realizado (cor verde) devem ser separadas das que apresentam os resultados (cor laranja). Após serem separadas os alunos devem deixar expostas no centro da mesa 2 cartas da cor verde. O restante das cartas verdes e laranjas devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. A sugestão é que o jogo seja realizado em dupla, nesse caso, cada aluno fica com 7 cartas verdes e 9 laranja. Sorteia-se entre os alunos quem iniciará a rodada e o primeiro deles tem a oportunidade de recolher do centro da mesa uma das cartas para formar seu primeiro par, caso ele possua a solução procurada entre suas cartas laranja. Do contrário, após certificar-se de que seu cálculo está correto e que ele não conseguiu formar um par em sua vez de jogar, ele passa a vez para o colega. Esse, com certeza possui entre suas cartas as duas respostas, mas só pode formar um único par por rodada. Após recolher para si a carta escolhida para formar seu primeiro par, ele descarta uma de suas cartas verdes para o centro da mesa. Eles então, partem para a segunda rodada, e prosseguem o jogo até que todos os pares estejam formados, e o vencedor será o que chegar ao final com o maior número de pares corretamente agrupados.

A seguir são apresentadas as cartas que serão utilizadas no jogo.

Avaliação

O professor pode pedir aos alunos que façam um registro dos cálculos realizados durante o jogo de modo que ele possa avaliar posteriormente o grau de habilidade que os alunos já possuem nesse conteúdo. Há aqueles que eliminam etapas durante o registro mas acertam os cálculos, evidenciando que já são capazes de realizar algumas etapas mentalmente e demonstram habilidade nesse assunto, por outro lado, podem aparecer registros desorganizados, que apresentem problemas na notação matemática utilizada, ou mesmo registros que revelem erros conceituais a respeito da potenciação. De qualquer modo, além do registro por escrito, outro instrumento de avaliação muito eficaz é a observação do professor enquanto os alunos realizam a atividade. A interação entre os jogadores pode ser muito reveladora sobre as questões que ainda precisam ser mais trabalhas e discutidas posteriormente com toda a turma.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • KETLYN CAUANE, HERACLITO FONTURA SOBRAL PINTO , Paraná - dijo:
    KETLYNCAUANE@GMAIL.COM

    01/09/2015

    Quatro estrelas

    O PASSO A PASSO TA FALTANDO


  • pablo diego pacheco bastos, E E E F M DR FREITAS , Pará - dijo:
    prof.pablobastos@gmail.com

    28/05/2012

    Cinco estrelas

    por se tratar de um jogo já aumenta o interesse na disputa, portanto uma maior aceitação e interação com o conteúdo. Muito bom!


  • LUÉCIO OLIVEIRA NEVES, E.M.E.I.F.M JOÃO MARTINS DOS SANTOS , Paraíba - dijo:
    luecio_oliveira@hotmail.com

    10/02/2012

    Cinco estrelas

    UM FATOR SIGNIFICANTE DESSA AULA É PROPICIAR A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O MAIS IMPORTANTE, BRINCANDO E SE DIVERTINDO, TORNANDO A AULA PRAZEROSA E ESTIMULANTE.


  • Carlos Antonio Escobar, ESCOLA MUNICIPAL CONSULESA MARGARIDA MAKSOUD TRAD , Mato Grosso do Sul - dijo:
    escobarcae@hotmail.com

    29/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom a atividade.....está de parabéns....vou adapta-la para potenciação de naturais...e aplicar aos meus alunos....e depóis posto o resulatado final......vou ver também se faço um dominó de potencias.....deve ser legal....té mais.


  • Elizangela Bispo de paula Meira, Escola Padre Ezequiel Ramin , Mato Grosso - dijo:
    paulabispo18@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula essa é uma boa forma de sair da rotina. Para mim é uma ótima aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.