20/09/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Identificar as características do texto jornalístico;
Produzir uma notícia para o mural da sala ou da escola;
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de textos de jornais;
Criar o hábito de leitura.
É importante que os alunos estejam no nível silábico da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos. Além disso, que conheçam os recursos do Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox, Tux Paint e KWord.
O jornal, sendo um portador de texto, nos possibilita ensinar aos alunos a ler e escrever e também o letramento, pois desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que têm uma função social relevante. Além disso, a possibilidade de um trabalho lúdico é um fator motivador e de alta relevância, sobretudo no que se refere ao ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser trabalhado é a sugestão para este 1º momento. Para isso, organize os alunos em uma roda e questione-os:
-Quem já leu um jornal?
-Os familiares de vocês leem jornais?
- Para que os jornais servem?
-Quais tipos de jornais vocês conhecem?
-Será que existe diferença entre o jornal da televisão (telejornal), os jornais impressos e os jornais on-line?
-Alguém já ouviu um jornal pelo rádio?
- Vocês sabem como um jornal impresso é feito?
Anote as respostas e os questionamentos dos alunos e logo após traga para eles a possibilidade de entrar em contato com os diferentes tipos de jornais, para que possam perceber as diferenças.
Para a realização desta atividade comparativa, segue algumas sugestões:
Telejornal: vídeo do programa Jornal Nacional, reportagem sobre um tema que interessam aos alunos, o circo. Este vídeo poderá ser acessado com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yOzyWtq9cHk
Jornais on-line: Alguns sítios trazem jornais específicos para o público infantil, com uma linguagem mais simplificada e com matérias mais atraentes, como por exemplo:
http://blogs.estadao.com.br/estadinho/
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/
http://www.obrasileirinho.com.br/
Em contra partida, é interessante que os alunos tenham acesso também aos jornais tradicionais, para que possam ampliar o vocabulário, leitura de mundo e compararem as características de cada um, como por exemplo:
http://odia.terra.com.br/portal/
Inclua também o endereço eletrônico do jornal de sua cidade, caso tenha.
Estes também poderão se acessados com o auxílio do navegador de internet Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Rádio jornal: A forma mais comum de se ouvir jornais por rádio é sintonizar na AM, podendo as freqüências variar de acordo com as cidades. Para isso, antes do início da aula, você poderá consultar uma lista das principais rádios AM do Brasil, disponível em: http://www.radios.com.br/rela_am6.htm. Lembre-se também de providenciar um rádio para que os alunos possam ouvi-la.
Jornais impressos: Leve para a sala de aula alguns exemplares, dando preferência a jornais que possuam alguma reportagem que interesse ao público infantil. É importante ainda, que estes jornais estejam completos, com todas as suas colunas, e não estejam muito desatualizados. Se em sua cidade tem algum jornal local, leve-o para que eles consultem.
Finalize este momento questionando-os sobre quais percepções tiveram sobre cada um dos tipos de jornais e o que acham de conhecermos um pouco mais sobre o jornal impresso.
Para ampliar os conhecimentos e buscar uma maior atenção dos alunos com relação ao jornal impresso, a proposta é passar um vídeo que mostra como é feito um jornal impresso, uma reportagem feita por crianças com o tema zoológico. Este vídeo encontra-se disponível em: http://youtu.be/yJuxGPC39Cw e poderá ser acessado a partir do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Posteriormente, dê a cada aluno dois jornais diferentes e sugira que explorem um pouco mais estes jornais, que descubram as características de cada caderno, curiosidades, quantidade de folhas, dentre outros.
Depois, solicite que redijam um pequeno texto que sintetize estes novos conhecimentos sobre os jornais. Isto poderá ser feito em folha avulsa, para que depois sejam colados em um painel na sala, que servirá para socializar os conhecimentos e como forma de registro das aulas.
Por fim, solicite que leiam um texto do sítio Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal, sobre a definição de “jornal”,
Isso poderá ser feito com o uso dos netbooks dos alunos, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Uma parte do jornal que chama a atenção dos alunos é aquela que contém cruzadinhas, jogos de 7 erros e caça palavras. Entretanto, estas atividades existentes nos jornais, na maioria das vezes, são voltadas para os adultos, sendo assim de um grau de dificuldade maior. Por isso, para que eles possam construir o próprio jornal e trabalhar um pouco mais com o código escrito, a sugestão é que criem seus próprios jogos.
Para esta atividade diga aos alunos que retomem os jornais que receberam e selecionem uma reportagem que acharam interessante ou que gostariam de compartilhar com os colegas.
Depois, divida os alunos em grupos de aproximadamente quatro (4) crianças e distribua as funções de forma que alguns possam criar cruzadinhas, outros jogos, como o dos 7 erros ou caça palavras.
O tema motivador será: as reportagens escolhidas pelos alunos. Entretanto, para não ficar mais concentrado e muito extenso, peça para que o grupo escolha apenas uma das quatro reportagens escolhidas (uma vez que cada componente escolheu uma). As demais reportagens serão expostas na sala para que possam ler posteriormente.
Se quiserem poderão utilizar a ferramenta: KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura] , existente em seus laptops ou então fazer em uma folha de papel.
EXEMPLO DE ATIVIDADE:
1- LEITURA DA REPORTAGEM
2- CAÇA-PALAVRAS COM PALAVRAS REFERENTES À REPORTAGEM
COLLCSPATIVIDADESDVSMFGSRSGSF KNVDVJDJSPGJSPOCONECTARDLCKB ZDFGDREDESFFDGFTHJFGJFJKKKKCZ HAXSOCIAISXSÇXLFFFPFLCLLZLSVZN ONXSFFFGGGHHEWINVESTIDORESBB LSJKKVFFECONÔMICASKKJGTTYYUT |
Professor, recolha as atividades criadas pelos alunos ou imprima, caso eles tenham realizado por meio de seus laptops.
Troque as atividades entre os grupos. Cada grupo deverá brincar com a atividade e analisar, buscando avaliar se o grupo que a elaborou conseguiu passar o que queria.
Solicite que façam por escrito uma avaliação da atividade. Isso, propiciará que, de forma lúdica, utilizem o código escrito e suas possibilidades.
VEJA UMA SUGESTÃO:
|
RELATÓRIOData:___/___/__ Turma:___ Professora:___________Alunos:_____________________________________Atividade analisada........................................................Verificamos que a atividade........................................... |
Para que os conhecimentos construídos pelos alunos sejam valorizados, a dica é construir um jornal com notícias da nossa escola.
Assim, primeiramente, de forma coletiva, crie um nome para o jornal.
Se houver mais de uma sugestão, você poderá propor uma votação.
Depois, organize os alunos em grupos dividindo-os conforme os cadernos a serem criados, como por exemplo:
1- Esporte e lazer;
2- Escola (o que está acontecendo de importante como reuniões, legislação, etc.);
3- Cultura (dicas de filmes, teatro, livros, poemas );
4- Anúncios ( interessados em comprar ou vender determinado livro, perda de objetos, etc.)
Professor, apenas esteja atento às questões que possam remeter a Bullying ou outros constrangimentos.
Divida também as funções, quem fará o que, valorizando as habilidades de cada um, como por exemplo:
- Editor: um(a) aluno(a) com mais facilidade na produção de texto;
- Repórter: um(a) aluno(a) mais extrovertido(a);
- Fotógrafo: um(a) aluno(a) mais tímido(a);
Os alunos poderão utilizar, nesta atividade, diversos recursos do Classmate como:
-Tirar fotos com a webcam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
- Digitar os textos no KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]
- Criar desenhos com o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital]
- Dentre outros.
Ao final, vocês poderão imprimir os jornais e socializar com outras turmas, valorizando a produção de conhecimentos e o trabalho dos alunos.
Acesse o sítio http://criancanegritude.blogspot.com/2006/11/jornal-listas.html nele você encontra uma lista de sítios somente de suplementos infantis.
Professor, a avaliação deve permear todo trabalho, visando acompanhar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer um feedback relativo a metodologia que foi utilizada, por isso fique atento no desenvolvimento das atividades.
Observe nas produções de textos se perceberam as características do texto jornalístico e foram capazes de produzir noticias. Se os alunos se envolveram nas atividades, demonstraram interesse pela leitura dos textos jornalísticos, pois é por meio destas atividades que vamos criar bons leitores.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/10/2012
Quatro estrelasmuito bom, poderia abordar partes específicas, como caracteristicas da manchete, recursos gráficos usados, etc
06/10/2011
Quatro estrelasMuito interessante. Parabéns!
27/09/2011
Cinco estrelasComo venho trabalhado com jornal em sala de aula e algumas vezes nos falta ideias sobre o que trabalhar ou pior complicamos demais as atividades e nos esquecemos de que o simples vale muito mais a pena. Adorei as atividades porque de forma simples, clara e objetiva chegamos ao produto final.
21/09/2011
Cinco estrelasCantagalo Parabéns pelo seu trabalho, muito dinamico e interativo
21/09/2011
Cinco estrelasMuito interessante!! E muito bom saber, que há professoras dispostas à partilhar seus conhecimentos e práticas... Sucesso!