Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola.

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar do planejamento e da realização da Copinha da Escola;
  • Reproduzir a Copa do Mundo, no interior na escola vivenciando sua estrutura e organização;
  • Receber e realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo.
Duração das atividades
Cinco aulas de 50min / Total 250 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Vivencia da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: o que eu sei sobre a Copa do Mundo?” – aula publicada no portal do professor.
  • Conhecimento da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: o que eu não sei sobre a Copa do Mundo?” – aula publicada no portal do professor.
Estratégias e recursos da aula

Os/as professores/as organizaram três atividades para planejar e realizar os jogos da Copinha da Escola.

Aula 1

 1ª Atividade:

Organizar a Copinha da Escola, tendo como referência a síntese (realizada pelos/as professores/as) das respostas do diagnóstico na primeira atividade, em cada nível de ensino, a ser realizada durante a fase classificatória da Copa do Mundo.

Nesse sentido os/as professores/as adotarão os seguintes procedimentos para os/as alunos/as do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental:

  • Informe os princípios de realização da Copinha na Escola, reproduzindo o conhecimento que os/as alunos/as têm sobre a Copa do Mundo:
    • A Copinha na Escola será realizada em cada ano de ensino em duas categorias – masculino e feminino.
    • Formar as equipes/seleções em cada categoria, no mesmo ano de ensino, com a presença de 5 a 7 integrantes;
    • Discutir e definir os princípios para composição as equipes/seleções:
      • A participação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
      • Definir o critério para composição das equipes/seleções, ou seja, os/as alunos/as deverão definir se as equipes/seleções terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições;
    • Forma de disputa em cada categoria – realização de quatro fases: a fase classificatória, quartas de final, semi-final e final;
    • Local de realização – campos de grama pequenos ou quadras poliesportivas;
    • O tempo de duração de cada jogo será definido em função do número de equipes/seleções e da quantidade de campos/quadras disponibilizados para a realização da Copinha;
    • Os nomes das equipes/seleções deverão ser retirados dentre os 32 nomes de seleções nacionais que participarão da Copa do Mundo;
    • Utilizar o mesmo Regulamento que a FIFA utilizará na realização da próxima Copa do Mundo na Copinha da Escola;
    • Utilizar na Copinha da Escola as mesmas regras do futebol de campo que serão utilizadas na Copa do Mundo, com adaptações ao tamanho do campo, ao número de jogadores, aos árbitros, duração da partida e uniformes a serem utilizados pelos/as jogadores/as.
  • Sortear as equipes/seleções em chaves com 4 equipes.
  • Organizar e socializar as tabelas de jogos e o quadro de pontuação.

Aula 2, 3 e 4

2ª Atividade:

  • Realizar os jogos da Copinha da Escola.

3ª Atividade:

No penúltimo dia da Copinha da Escola, ou antes, de começar a fase classificatória da Copa do Mundo, solicite aos/às alunos/as que levem para casa o questionário abaixo e traga-o respondido para a escola:

Roteiro de perguntas problematizadoras

Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar na Copinha da Escola, responda todas as perguntas abaixo, perguntando aos pais, amigos e/ou professores/as quando tiver dúvidas e, se necessário, consultando a biblioteca da escola, revistas, jornais, internet, programas de TVs.

  1. O que as pessoas pensam, sentem e falam durante a realização da Copa do Mundo?
  2. Qual a importância da Copa do Mundo para o Brasil? E para você?
  3. Na sua opinião, por que os atletas, os técnicos e os árbitros se interessam tanto em participar de uma Copa do Mundo?
  4. Porque os países e os patrocinadores têm tanto interesse em realizar uma Copa do Mundo?
  5. Você sabe quanto se gasta para preparar e realizar uma Copa do Mundo? De onde vem o dinheiro para pagar a realização da Copa do Mundo?
  6. Quanto é que pagamos para assistir um jogo da Copa do Mundo?
  7. Na sua opinião, por que as pessoas têm tanto interesse em assistir a Copa do Mundo?
  8. Quais são as instituições responsáveis por preparar, organizar e realizar a Copa do Mundo?
  9. O que você sabe sobre o esporte Futebol?
  10. Na sua opinião, por que o professor de Educação Física esta fazendo todas essas perguntas?

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/historia-da-copa-do-mundo.htm

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI687127-EI5490,00.html

http://www.copa2010africa.org/

http://www.copa2014.org.br/

http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/post.asp?t=as-bolas-de-todas-as-copas-do-mundo&cod_post=198107

http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/index.htm

Aula 5

Avalie a participação dos/as alunos/as na Copinha da Escola. Sugerimos que os/as alunos/as respondam construam um texto respeitando o seguinte roteiro:

  • Como foi minha participação na organização da Copinha da Escola?
  • O que a Copinha da Escola tem em comum com a Copa do Mundo?
  • Em qual equipe/seleção eu joguei?
  • Com quem minha equipe/seleção jogou?
  • Houve ou haverá esse confronto na Copa do Mundo?
  • Qual foi o resultado da Copinha da Escola? Será o mesmo da Copa do Mundo?
  • O que gostei e não gostei da Copinha da Escola?

Sintetize os dados da avaliação que os/as alunos/as realizaram sobre a Copinha da Escola e apresente aos/às mesmos/as.

Avaliação
  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.

 

  • Verifique se, nos registros dos/as alunos/as, estão presentes aspectos ontológicos (objetivos, ideologia, história) e/ou elementos constitutivos da Copa do Mundo (sua estrutura organizativa: instituições, aspectos financeiros, mídia e a organização da competição). Se estes aspectos estiverem presentes, separe-os e organize-os para a próxima estratégia de ensino.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria de fatima vieira da silva, unidade escolar reino encantado , Piauí - disse:
    phatima27@yahoo.com.br

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    maravilhosa essa aula, vou copiar e sugerir ajustes para as criança da minha escola onde sou coordenadora pedagógica, e as crianças de idade entre o6 e 12 anos, parabens e obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.