Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pluralidade Cultural

 

24/12/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LITARCIA MARCELINA PIRES
imagem do usuário

NATAL - RN Secretaria Municipal de Educação de NATAL

Jucirene Nobre de Abrantes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Reconhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. • Interagir no blog indicado para esta aula, comentando a afirmação proposta e assistindo ao vídeo Educação e Diversidade Cultural.

Duração das atividades
03 aulas de 60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação à formação do povo brasileiro através da afirmação: O Brasil é um país de vários povos. Você concorda com essa afirmação? Deixe seu comentário no blog.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1
No dia anterior a aula, solicitar aos alunos uma fotografia.
Na sala de aula, em grupos, os alunos devem montar um mosaico com as fotografias. Em seguida, discutir sobre a formação do povo brasileiro, observando as características pessoais de cada um e através do questionamento: Por que será que somos tão diferentes? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz etc ).
Depois realizar a leitura do texto Diversidade Cultural, retirado do seguinte endereço: http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm.

ATIVIDADE 2
Na sala de vídeo, assistir ao vídeo Educação e diversidade cultural (http://www.youtube.com/watch?v=gD6ydwwNk2c) a fim de relacioná-lo com a formação do povo brasileiro.
Retomar a discussão com os alunos e orientar a atividade seguinte.

ATIVIDADE 3
No laboratório de informática, acessar o blog: http://com-vida-convida.blogspot.com, ler a postagem “ O Brasil é um pais de vários povos. Você concorda com essa afirmação? Deixe seu comentário no blog”, comentar e ler os comentários dos colegas.
Avisar aos alunos que eles podem postar comentários quantas vezes quiseram, dentro do tempo de 25 min.
Lembrá-los que devem primar por uma ortografia correta das palavras, sempre revisando sua escrita antes de postar o comentário.
Eles devem postar como anônimo e por isso, é necessário dizer-lhes para digitar seus nomes ao final do comentário.

ATIVIDADE 4
Em equipe, acessar o programa de pintura (KolourPaint, Paint ou outro) para ilustrar sua idéia sobre o tema “Diversidade Cultural”.
Os desenhos dos alunos serão postados pela professora no blog http://com-vida-convida.blogspot.com, onde estarão acessíveis aos internautas.

Avaliação

A avaliação acontecerá durante o processo, observando-se o alcance dos objetivos propostos, o envolvimento dos alunos, bem como os recursos e as estratégias utilizados e o tempo estimado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.