Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consumismo- um mal da sociedade

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a relação entre o consumismo e o capitalismo; Diferenciar crescimento de desenvolvimento; Identificar o impacto do consumismo sobre o meio ambiente; Refletir sobre seu próprio consumo. Traduzir texto do Inglês para o Português. Expressar artisticamente sobre o tema estudado.

Duração das atividades
3 aulas em cada disciplina
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é capitalismo As ações do consumismo A relação entre meio ambiente e consumismo.

Estratégias e recursos da aula

 



Orientações didáticas

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/consumismo.jpg

fonte da imagem: http://nicolebrandao.webnode.com.br/consumo/

Nossa sociedade é marcada pelo consumismo desenfreado, é a Era do Ter e não do SER, essa atitude tem conseqüências em nossas vidas e na vida do planeta. Somos bombardeados por propagandas que mais rápido do podemos digerir as informações, trazem novidades e o conceito de que não possuir o objeto apresentado nos tornará menor e menos importante perante os outros.
Um exemplo disso é o celular, um objeto que tornou-se fundamental ao indivíduo, e é realmente muito útil, no entanto a relação que o ser humano tem com ele é complicada, quantas vezes temos que pedir para que as pessoas desliguem os celulares em situações óbvias e isso não ocorre, acaba se tornando uma invasão de privacidade coletiva, e ainda há a questão da troca X desejo. Lançam todo os dias novos modelos que têm GPS, rádio, mp3, máquina fotográfica, funcionam como palm ou pen drive e você olha para seu aparelho e começa achá-lo obsoleto, mesmo que utilize bem pouco os recursos. Nessa onda, nos perguntamos, qual a origem dessa necessidade de consumir?

Sequência Didática

Essa proposta constitui um projeto transdisciplinar entre os professores de História, Sociologia, Inglês, Biologia,Língua Portuguesa e Artes. É importante um planejamento em conjunto para a harmonia das ações, este tipo de projeto mostra para os alunos a integração que existe entre os temas e quebra com a lógica de conhecimento fragmentado.
A idéia central é que cada área contribua na reflexão sobre a relação entre consumismo e o impacto para a nossa sociedade. O objetivo é que o aluno se identifique como um consumidor e portanto um co-responsável pelo acúmulo de coisas.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/221_post.jpg

fonte da imagem: http://bisbilhotecarias.blogspot.com/2010/04/consumismo-infantil-um-problema-de.html

Disparador do projeto:
Aula de Sociologia

O professor nesta aula trará o vídeo Ilha das Flores, para que os alunos assistam e debatam sobre o ciclo de consumismo X miséria.

Ilha das flores
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/con2.jpg

fonte da imagem: preparado pela autora

 

 

Na aula de Língua Portuguesa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/anun.jpg

fonte da imagem: http://pajeh.wordpress.com/2008/05/16/consumismo-em-todas-as-idades/

 

 

O professor pode trabalhar o texto Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade


EU ETIQUETA


Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que estar na moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Resumia uma estética.
Hoje, sou costurado,
Sou tecido,
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

Como atividade os alunos devem fazer uma poesia que expresse as marcas que o definem.
Após a realização da Tarefa, utilize o PowerPoint, Fotografe cada um dos alunos e peça para que insiram sua fotografia e a poesia que elaboraram. A classe deverá ler a poesia dos colegas e fazer relações entre o cotidiano e a expressão do gênero poesia.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/con6.jpg

fonte da imagem: http://consumismo.mesmo.zip.net/


 

Na aula de Biologia

O professor pode apresentar este vídeo do Youtube e debater sobre as questões apresentadas no filme.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/con1.jpg


http://www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8

A atividade dos alunos consistirá em analisar durante uma semana tudo que consomem e fazerem uma lista.
Após uma semana tabular coletivamente e comparar os dados.
Analisar o impacto para o meio a respeito do tempo de decomposição das embalagens.Os alunos podem fazer projeções em 1 mês, 1 ano, 10 anos, etc.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/con8.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/decomposicao.gif

fonte da imagem: http://www.reviverde.org.br/TempodeDecomposicao.htm

 

 

Na aula de Inglês

O professor deve passar o filme História dos objetos disponibilizado no Portal do Professor e depois ir fazendo a tradução do vídeo com os alunos. Eles inclusive podem utilizar o MovieMaker para acrescentar a legenda ao vídeo e publicar no Youtube.




 

Na aula de História


O professor pode pedir que os alunos façam um mapa textual sobre a história do Capitalismo, a atividade pode ser feita em dupla.
Um programa indicado é o Mind42 - Mapas Mentais
Mind42 é um serviço para mapeamento mental, ou seja, é um organizador do processo de pensamento. Você irá criar e compartilhar seus mapas mentais, inclusive o site permite importar arquivos do FreeMind. É muito fácil de utilizar e também apresenta ferramenta para zoom, criação de categorias e sub-categorias. Ótimo para analizar e organizar o fluxo das idéias a medida em que elas vão surgindo, como por exemplo criar reuniões, brainstorms, apresentações, planejamento e acompanhamento de projetos.
http://superdownloads.uol.com.br/download/76/mind42/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/showcase1.jpg


Na aula de Artes

Proponha a criação de uma instalação utilizando lixo para chamar a atenção das outras classes sobre o tema e estabelecer na escola um debate sobre o tema.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1889/imagens/1118.jpg

fonte da imagem: http://discordando-do-mundo.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

 

Marquem um debate com outras classes,  no qual os alunos apresentarão seus pontos de vista e conclusões que elaboraram durante o projeto.
 

Recursos Complementares
Avaliação
Língua Portuguesa- O processo de criação de uma poesia exige o entendimento da essência deste portador textual, de acordo com as produções identifique se os alunos compreendem as características do gênero. Arte- Essa será uma das últimas etapas do projeto, portanto o aluno terá condições de expressar o que aprendeu ao longo das aulas nas diversas disciplinas. Biologia- Perceber-se como um consumidor é um dos objetivos dessa aula. Identifique no debate e na discussão sobre a projeção de consumo ao longo dos anos, como está a postura do aluno em relação ao objeto de estudo. Sociologia- O filme é uma dura crítica a nossa sociedade, identifique quais pontos são abordados pelos alunos no debate o nível de consciência sobre a relação social e o consumo. Inglês- o vídeo contextualizado é uma ótima oportunidade para ampliar o vocabulário dos alunos. Após a tradução, peça para os alunos elaborarem um novo texto utilizando as plavras que acrescentaram ao repertório de palavras. História- O mapa textual ajuda o aluno a organizar o pensamento e eleger palavras chaves, ou seja conceitos fundamentais, avalie a qualidade da produção dos alunos. No debate final e coletivo identifique os argumentos apresentados pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.