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Apresento-lhes o Efeito Joule

 

19/04/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Efeito Joule.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Calor; * Energia Elétrica e Térmica.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de dois experimentos. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização dos experimentos nestas aulas.

Motivação:
Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, e perguntar se eles sabem como é que o chuveiro esquenta a água do nosso banho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/chuveiro.jpg

Figura 1 – Chuveiro elétrico.
Imagem disponível em: http://planeta.dyndns.org/projects/shower2006/instalado.jpg. Acesso em: 31 mar. 2009


Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que esta pergunta poderá ser facilmente respondida durante estas aulas.


Atividade 1

Após a motivação, peça para os alunos formarem grupos de quatro ou cinco integrantes. Estando os alunos na sala de aula, o professor deverá entregar o recurso (que se trata de uma experiência) postado a seguir.

Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18040/efeito_quente.pdf

As experiências que serão trabalhadas nestas aulas serão de grande valia para o compreendimento do Efeito Joule, pois demonstra com experimentos simples a ação deste efeito.

Na primeira experiência (Fig. 2) poderá ser visto o efeito Joule usando o tato. Desta forma, ligaremos as duas extremidades da uma fita de papel alumínio nos pólos da pilha, estabelecendo-se uma corrente elétrica. Depois de um certo tempo a fita irá se aquecer devido à passagem da corrente elétrica. Este aquecimento é pequeno e somente será percebido pelo sentido do tato, numa região do corpo sensível a pequenas temperaturas. Como por exemplo, as costas da mão, o punho, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/joule.jpg

Figura 2 – Fita de alumínio ligada nos pólos de uma pilha.

Na segunda experiência (Fig. 3) será visualizada o efeito Joule na queima de uma palha de aço por causa da corrente elétrica de uma pilha. Quando a corrente elétrica que sai dá pilha chega à palha de aço pelos fios, ela aquece uma pequena região da palha onde os fios estão ligados, mas a palha não é queima totalmente no inicio. Como a palha de aço é um emaranhado de filamentos, um queima o outro sucessivamente até que todo o pedaço de palha esteja queimado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/joule2.JPG

Figura 3 – Representação da experiência 2.

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização destas experiências encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais

 

Materiais Comentários
Palha de aço  Quanto mais fina for a espessura dos fios da palha de aço, melhor. Os usados para lavar louças de cozinha são bons.
Pilha Uma pilha comum de 1.5 Volts será suficiente.
Papel alumínio Papel alumínio comum, usado na cozinha.
Fio para conexões  O fio deve ser fino e condutor de eletricidade. Estes fios podem ser encontrados em aparelhos elétrico-eletrônicos velhos. Ou podem ser comprados em casa de material elétricos ou eletrônicos.
Porta Pilhas e Fios de Conexão (jacaré)  Estes equipamentos são opcionais. O funcionamento do experimento não será prejudicado, na falta destes.

 

Em relação à montagem dos experimentos, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

Experimento 1

  • Recortem uma fita de papel alumínio de aproximadamente 3 mm de largura e 10 cm de comprimento (comprimento suficiente para ligar os pólos da pilha);
  • Liguem as extremidades da fita de alumínio na pilha (Fig. 2) e aguardem uns dois minutos;
  • Sintam pelo tato se houve aquecimento da tira de papel alumínio.

Experimento 2

  • Liguem um pedaço de fio numa extremidade de uma pilha (Fig. 4);
  • Liguem outro pedaço de fio à outra extremidade da pilha (Fig. 4);

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/joule3.JPG

Figura 4 – Fios ligados nos pólos de uma pilha.

  • Peguem um pedaço pequeno de palha de aço e coloque-o no chão;
  • Encostem as extremidades livres do fio na palha de aço (Fig. 3), próximos um do outro.

Observações:

  1. Para fazer com que a palha de aço se queime, é preciso que ao encostar os fios na palha de aço eles estejam bem próximos e, caso a palha de aço não se queime com apenas uma encostada, faça pequenos movimentos com os fios, mantendo sempre uma distância pequena entre eles.
  2. Na montagem da palha de aço, tome o cuidado de não apoiá-la em algum lugar que possa pegar fogo como tapetes, carpetes, madeira, compensados, plásticos etc ou tampouco próximo de produtos inflamáveis como álcool, querosene, gasolina, bebida destilada, óleo, perfumes, desodorantes etc. Recomenda-se que se faça sobre um piso (ou mesa) de cimento ou pedra, como o chão de uma cozinha, ou sobre pia de mármore. Verifique sempre se não há algo que possa queimar por perto.
  3. Não queime a palha de aço onde haja corrente de vento forte, ou algum ventilador ligado. O vento pode fazer com que a palha de aço voe, por ser muito leve. Ou ainda fazer com que faíscas se soltem durante uma rajada de vento.

 

Visando favorecer a contextualização do tema estudado nestas aulas, sugerimos que o professor questione os alunos onde o Efeito Joule se faz presente, onde mais é possível observar este efeito e onde podemos usá-lo. Após ouvir os alunos, ajude-os a concluir que o efeito Joule está presente em todos os equipamentos (ou máquinas) que utilizam qualquer tipo de energia (elétrica, cinética, mecânica etc.), e criando energia térmica (pelo conceito do efeito Joule). São vários os aparelhos que possuem resistores e trabalham por Efeito Joule, como por exemplo, o secador de cabelo (Fig. 6), o ferro elétrico e a torradeira.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/secador.jpg

Figura 6 – Secador de cabelo.
Imagem disponível em: http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/5/B/12935B_1.jpg. Acesso em: 31 mar. 2009

 

Outra aplicação que utiliza esta teoria (Efeito Joule) é a proteção de circuitos elétricos por fusíveis (Fig. 7). Os fusíveis são dispositivos que têm com objetivo proteger circuitos elétricos de possíveis incêndios, explosões e outros acidentes. O fusível é percorrido pela corrente elétrica do circuito. Caso esta corrente tenha uma intensidade muito alta, a ponto de danificar o circuito, o calor gerado por ela derrete o filamento do fusível interrompendo o fornecimento de energia, protegendo o circuito (1).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/fusiveis_induspel_fusiveis.jpg

Figura 7 – Fusíveis.
Imagem disponível em: http://www.induspelfusiveis.com.br/fusiveis_induspel_fusiveis.jpg. Acesso em: 31 mar. 2009

 

Questione-os também se o efeito Joule é um fenômeno bom (útil) para o homem. Após ovir as opiniões dos alunos, destaque que o efeito Joule é bom (útil) quando precisamos do calor (chuveiro elétrico, torradeira etc.), pois em aparelhos que a energia térmica não é necessária, este efeito está relacionado com perda de energia, como, por exemplo, o processador do computador, motor de um carro (Fig. 5) entre outros.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/motor.JPG

Figura 5 – Motor de carro.
Imagem disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-automovel/imagens/diesel-jeep-engine.jpg. Acesso em: 13 abr. 2009

 

Ao término das experiências é importante que o professor favoreça que os alunos compreendam que a energia possui a característica de poder existir sob várias formas (elétrica, cinética, química, térmica etc.) e ser transformada de uma forma para outra. Por exemplo, a energia mecânica que se transforma em energia elétrica numa usina hidrelétrica ou a transformação de energia elétrica em energia térmica numa resistência de chuveiro, aquecendo assim a água que envolve o resistor.

 

Sugestões:

Abaixo sugerimos algumas aulas sobre temas relacionados com o efeito Joule, postadas no Portal do Professor, que podem ser utilizadas para enriquecer estas aulas e ou ser utilizadas em aulas posteriores.

Transformação de Energia - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=919

De onde vem a Energia Elétrica - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1381


CURIOSIDADE:

O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “As resistências de aquecimento são sempre construídas de fio de níquel-cromo em espiral (Fig. 8). Por que se usa essa forma de enrolamento?”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1932/imagens/lampada2.jpg

Figura 8 – Lâmpada.
Imagem disponível em: http://www.friccoes.redezero.org/wp-content/uploads/2008/01/lampada.jpg . Acesso em: 31 mar. 2009

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, as resistências precisam ser compridas e ocupar espaços pequenos para que possam caber nos equipamentos de que fazem parte (2).

 


Referencias Bibliográficas
(1) – Efeito Joule. O Efeito Joule. Disponível em: < http://www.efeitojoule.com/2008/04/efeito-joule.html >. Acesso em: 31 mar. 2009
(2) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 453, 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Efeito quente Experimento prático
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.efeitojoule.com/2008/04/efeito-joule.html
Avaliação
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento do experimento e nas discussões.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 10/13 - 76,92%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15,38%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 1/13 - 7,69%

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