Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poemas matemáticos

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Gilian Cristina Barros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Teatro: Contextualização
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e compreender que a matematica escolar pode ser construída a partir de atividades culturais e lúdicas.

Buscar aproximações entre os conteúdos matemáticos e a poesia.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica.

Leitura e interpretação de texto.

Estratégias e recursos da aula

Professor, as atuais pesquisas da Educação Matemática, apontam transformações no que se refere aos métodos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar, seja na exploração de charges, charadas, diferentes linguagens e ilustrações. Também os encaminhamentos de exercícios, são em grande parte, apresentados de forma a contemplar contextos não exclusivamente matemáticos, mas sim, textos elaborados com maior complexidade do que exercícios que dão prioridade à linguagem e à simbologia matemáticas. Desta forma, nesta aula seguimos nesta perspectiva, de valorizar a importância da escrita e da produção textual nas aulas de matemática.

Para iniciar a aula, o professor pode assistir com os alunos o vídeo Trabalhando um poema [Livros e etc.], disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50510, acesso em 10 de junho de 2010. Este vídeo tem por objetivo apresentar a poesia no ensino da linguagem escrita.   

Após assistirem o vídeo questione seus alunos professor, sobre quais aproximações eles fazem entre a matemática e a poesia? Se ela existe? Se é possível fazer conexões? Converse um pouco com eles sobre esse assunto, para então propor a atividade 1.

Atividade 1

Com os alunos reunidos em grupos (4 ou 5 elementos), distribua um dicionário de língua portuguesa e uma cópia do poema do Millôr Fernandes (texto a seguir). Solicite que façam uma leitura silenciosa e em seguida, anotem termos matemáticos (com seus respectivos significados) que identificam no poema. Após essa etapa, solicite que um aluno de cada grupo escreva  no quadro os termos conhecidos e desconhecidos que identificaram. Questione-os sobre os quais os conceitos que encontraram e encaminhe a discussão para que os alunos consigam fazer aproximações desses conceitos, relacionando-os com conteúdos matemáticos.

POESIA MATEMÁTICA   

Às folhas tantas do Livro Matemático um Quociente apaixonou-se um dia, doidamente, por uma linda incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a do ápice à base uma figura ímpar. Olhos Rombóides! Boca Trapezóide! Corpo Retangular! Seios Esferóides! Fez da sua uma vida paralela à dela, até que se encontraram no infinito.

- “Quem és tu?” indagou ele em ânsia radical.

“Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de hipotenusa.”

E de falarem, descobriram que eram, (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.

E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz, numa sexta potenciação, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas, curvas, círculos e linhas sinoidais, nos jardins da quarta dimensão.

Escandalizaram os ortodoxos das formas euclidiana.

E os exegetas do Universo Finito. Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.

E enfim resolveram se casar, construir um lar, mais que um lar, um perpendicular.

Convidaram para padrinhos o Poliedro e a Bissetriz.

E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro sonhando com uma felicidade integral e diferencial.

E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos.

E foram felizes até que um dia, em que tudo vira afinal monotonia.

Foi então que surgiu O Maximo Divisor Comum, freqüentador de círculos concêntricos, viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.

Ele, quociente, percebeu que com ela já não mais formava um todo, uma unidade.

Era o triângulo, tanto chamado amoroso. Desse problema ela era uma fração a mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade como, aliás, em qualquer sociedade.   

Millôr Fernandes Texto extraído do livro “Tempo e Contratempo”, Edições O Cruzeiro – Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Goge

Cópia do poema disponível em: http://egui.blogspot.com/2005/08/poesia-matemtica-millr-fernandes.html  

Essa atividade pode ser desenvolvida em parceira com o professor de Língua Portuguesa que pode auxiliar, explorando o poema em outra ótica: buscando destacar o tema central; a quem se destina; como o poema foi escrito; quais os elementos centrais do texto; conceitos da época que foi escrito (contexto existente); além de outros elementos possíveis.   

Atividade 2   

Ainda nos grupos, proponha que os alunos apresentem o poema por meio de uma história em quadrinhos. Essa atividade pode ser desenvolvida em sala de aula (no caderno, por meio de apresentação teatral, com objetos manipuláveis, etc.) ou no laboratório de informática, onde os alunos podem organizar sua história utilizando-se das ferramentas computacionais.

Fonte: Millor. Poesia Matemática. Editora Desiderata. Disponível em: http://www.poesiamatematica.com.br

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ynajzN0Z8Zc/SoGi_B2xGQI/AAAAAAAAArM/JwGxiV86Ax4/s1600-h/Millor.JPG
extraído do livro Fonte: Millor. Poesia Matemática. Editora Desiderata.

Essa atividade é importante, pois permite que o aluno transponha a linguagem escrita para outro tipo de linguagem (pictórica ou teatral). É importante valorizar e incentivar as criações, registrando as apresentações por meio de filmagens e/ou fotografias.

Uma outra maneira de representar, pode ser por meio de apresentação de slides ou vídeo, conforme o Livro Matemático disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=szyhQnVTCFE .

Construam na sala um cantinho para colocar em exposição os trabalhos realizados. O professor pode também criar uma página na web no pbworks para disponibilizar os trabalhos dos alunos.   

Obs. Tutorial para criar e editar pbworks, recursos básicos, ver: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf, acesso em 09 de junho de 2010.      

Como sugestão para a realização da atividade, o professor pode apresentar o seguinte vídeo: Poema matemático, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=szyhQnVTCFE, acesso em 05 de junho de 2010.
   

Atividade 3  (no laboratório de informática) 

Proponha aos alunos (ainda em grupos) que acessem o sítio do Portal Só Matemática no link: http://www.somatematica.com.br/poemas.php. Neste espaço, os alunos irão encontrar inúmeros poemas matemáticos. Solicite que os grupos escolham um ou dois poemas dos que lá se encontram disponíveis. Após a escolha feita:

a) Identifiquem no texto, qual conteúdo matemático é abordado.

b) Representem matematicamente o poema escolhido.

Fonte: http://psiucheguei.no.comunidades.net/imagens/uu.png

Atividade 4 (no laboratório de informática)   

Proponha que os grupos produzam versos (poucas estrofes), que possam ser recitados ou cantados, a partir de conteúdos matemáticos recentemente trabalhados em sala de aula. Permita aos alunos escolherem diferentes conteúdos para “versificarem”, e que possam construir com versos livres (recitação de poesia, rap, hip-hop, cordel ou outro ritmo que desejem).

As produções devem ser registradas em cartazes (papel-cartão ou cartolinas coloridas) para ficarem em exposição na sala de aula. Consideramos que, ao formular versos que contenham dados e signos matemáticos juntamente com a força da palavra escrita, os conteúdos são “melhor” fixados, ou seja, aproxima-se a matemática como algo táctil, cotidiano e nítido.     

Obs. É interessante gravar alguns alunos recitando os versos e, logo depois, apresentar o áudio para a turma, a fim de incentivá-los a declamar ou cantar suas criações. Em alguns casos, pode-se introduzir o teatro de fantoches, visto que é uma excelente estratégia para se vencer a timidez de alunos que não se sentem a vontade ao se expor diante da turma. Para desenvolver essa atividade, pode-se buscar a parceria dos professores de Língua Portuguesa e de Artes, para que colaborem a partir de seus conhecimentos.

Para contribuir na realização da atividade 4, o professor pode assistir com os alunos o vídeo Poetas do repente, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/752, acesso em 10 de junho de 2010.  O vídeo apresenta episódios do programa Poetas do Repente, da TV Escola que trata da música nordestina e dos repentistas. Discorre sobre as origens do repentismo, que provém de uma literatura não escrita, juntamente com cultura e poesia. Faz ainda a comparação do repentismo com o rap e o hip hop, e como aplicá-lo de maneira pedagógica. Porém, para utilização do vídeo, é preciso organização prévia do professor, identificando qual parte irá trabalhar, visto que o vídeo é extenso e dividido em 19 partes de aproximadamente 6 minutos cada. 

Poetas do repente 

SILVA, S. S. P. Poesia Matemática. Disponível em: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/2006/trab_finais/TrabalhoSelma.pdf, acesso em 05 de junho de 2010.    

OLIVEIRA, L.C.A. Ritmo, poesia e matemática: os caminhos percorridos no desenrolar da nossa pesquisa. Disponível em:  http://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1583, acesso em 05 de junho de 2010. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Poetas do repente Vídeo
Recursos Complementares

Poema Matemático, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5-YD07L5YKc, acesso em 05 de junho de 2010.   

Mundo da Matemágica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7S3iW_sbqsA, acesso em 05 de junho de 2010.   

Poema matemático, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uR5Q8pTGdDU, acesso em 05 de junho de 2010.  

Aula de matemática, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HG4WbT2cFN8, acesso em 05 de junho de 2010.  

Poemas matemáticos, disponível em: http://www.somatematica.com.br/poemas.php, acesso em 05 de junho de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Participação na atividade inicial, discutiu a questão? colaborou com os colegas? contribuiu?

- Desenvolvimento e realização das atividades centrais? Participou? Raciocínio adequado?

- O aluno foi argumentativo? Sua produção foi pertinente?

- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 3/8 - 37,5%
  • Quatro estrelas 5/8 - 62,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Aderbal, Escola Etadual Maria das Dores Brasil , Roraima - disse:
    joseaderbal@uol.com.br

    17/11/2013

    Quatro estrelas

    Já conhecia o poema "O matemático apaixonado por uma fração ordinária" é ótima trabalhar os conceitos matemáticos abordados de forma lúdica. Sou professor de matemática e Já utilizei esse poema com os alunos em forma de jogral, e o resultado foi muito bom.


  • Moacir Martins, CENTRO EDUCACIONAL ARQUIMEDES ALMEIDA , Bahia - disse:
    moacirinubia@yahoo.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns ao autor e coautores da atividade. Segue bem um dos propósitos da educação: a interdisciplinaridade. Outro fator importante é a solicitação aos alunos para realizarem pesquisas. Os procedimentos foram bem elaborados. Moacir Martins de Souza Inúbia, Piatã - Ba em 01/08/2013


  • mayara, unidade sesi senai ebep , Alagoas - disse:
    mayararafaele45@hotmail.com

    13/07/2013

    Quatro estrelas

    otimo este site..


  • lindomar de oliveira santana, U.I.Eliézer Moreira , Maranhão - disse:
    lindomar_santana64@hotmail.com

    13/03/2013

    Quatro estrelas

    é ótimo aprender matemática poetizando,é menos desgastante e concerteza mais divertido.


  • vera maria barbosa, Colégio Estadual José da Silva Marques , Bahia - disse:
    verabarbosa20@yahoo.com.br

    30/04/2012

    Quatro estrelas

    Quanta coisa interessante se pode trabalhar matemática de maneira diferentte.Muito bom! Parabéns!


  • wanderson, wanderson , Rio de Janeiro - disse:
    wanderson321@hotmail.com

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    eu achei muito bom ñ gostava de matematica mais agora me supriendi gostei muito


  • Maria Otilia Moreira dos Santos Balbino, CEM - Carlos Drummon de Andrade , Mato Grosso do Sul - disse:
    professoramariaotilia@hotmail.com

    24/08/2010

    Quatro estrelas

    Essa metodologia matemática esta baseada em Polya, que desenvolveu uma abordagem na resolução de problemas da qual se pode derivar perspectiva sobre o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras. É muito interessante no Ensino fundamental e Médio os professores de matemática, desenvolvam práticas de leitura e escritas em sua aulas. Parabéns pelo planejamento, mas acredito que ele pode ser trabalhado a partir do 9º ano.


  • Rodrigo Marques de Souza, , Bahia - disse:
    rodrigopiritiba@yahoo.com.br

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua exposição, um didática gostosa e com muita motivação, modificando as aulas monótonas de matemática. Parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.