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As estações do ano

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar o processo de translação com as estações do ano e porque as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios.

Pesquisar sobre a relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de astronomia.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula levando os alunos ao laboratório de informática e mostrando a eles o vídeo a seguir:

Doki descobre as estações do ano, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE (acessado dia 04/12/2010). 

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes às estações do ano, abrangendo os seguintes subtemas:

  • O que faz as estações do ano acontecerem?
  • Quais as características de cada estação do ano?
  • O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?
  • Qual a importância das estações do ano?

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, a química da digestão. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como serão transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).      

Sítios de pesquisa   

Brasil escola, estações do ano, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm (acessado dia 04/12/2010).

Brasil escola, verão, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm (acessado dia 04/12/2010).

Brasil escola, primavera, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm (acessado dia 04/12/2010).

Ciência à mão, estações do ano, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=estacoes%20do%20ano (acessado dia 04/12/2010).

Fiocruz, estações do ano, disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm  (acessado dia 04/12/2010).

Brasil escola, equinócio, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/equinocio.htm (acessado dia 04/12/2010).

Precessão do eixo da Terra, disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm (acessado dia 04/12/2010).

Brasil escola, solstício, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/solsticio.htm (acessado dia 04/12/2010).              

Com as informações adquiridas os alunos ainda em equipes devem criar um blog sobre o tema. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina.

BLOG

Blog é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No Portal do professor é possível encontrar matéria de estudo sobre blog na educação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198   e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=773 (acessado dia 19/11/2010)  e no sítio Conexão professor, o passo a passo de como criar um blog, disponível em:  http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 (acessado  dia 10/08/10).     

O professor poderá fazer uma espécie de exposição virtual dos blogs dos alunos, montando ele próprio um blog para a divulgação dos trabalhos da classe, onde colocará o endereço eletrônico e uma imagem que ilustre cada trabalho. Este blog poderá ser divulgado para toda a escola e comunidade escolar, para o conhecimento e prevenção de doenças do sistema sensorial visual.           

Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).  

 O Blog é uma oportunidade do aluno de personalizar o seu aprendizado, colocando sua opinião e palavras dentro do contexto que está sendo ensinado. Para o professor é uma ferramenta interessante, pois oportuniza a avaliação em diversos momentos e pode analisar uma série de critérios como o entendimento do tema, a ortografia e gramática, capacidade de pesquisa, criatividade, etc.    

Por que quando no Brasil é verão é inverno na Europa?

Apresente o vídeo a seguir para os alunos.

Movimentos de rotação e translação da Terra, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qc1rzryczdw (acessado dia 04/12/2010). 

ATIVIDADE 2

A atividade em questão é a construção de um modelo que responda à questão inicial da problematização: "Porque quando no Brasil é verão, nos Estados Unidos é inverno?"

O professor poderá disponibilizar uma aula para a confecção deste modelo, ou sugerir que os alunos se encontrem fora do período de aulas para realizar esta tarefa.

Um exemplo dos materiais necessários e do passo a passo da construção pode ser encontrado em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_maquetesistematerra-lua- (acessado dia 04/12/2010). 

e também no Portal do Professor, em:

Estações do ano   (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23413, acessado dia 04/12/2010). 

Lembre os alunos de fotografarem o passo a passo da construção deste modelo. Eles poderão fazer pequenos vídeos também, e publicar no blog aberto pelas equipes anteriormente.

Leve os alunos ao laboratório de informática e os divida em equipes (podem ser as mesmas equipes das atividades anteriores). Separe duas aulas para esta atividade.

ATIVIDADE 3

Webquest

Os alunos deverão acessar a webquest sugerida abaixo e realizar as atividades em no máximo 40 minutos.

Webquest Brasil, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/caza/soporte_tabbed_c.php?id_actividad=5388&id_pagina=1(acessado dia 04/12/2010). 

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e também pode delimitar um tempo máximo de pesquisa, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, promovendo dinâmica na pesquisa. Depois da pesquisa, os alunos devem estruturar as informações obtidas e realizar as questões propostas nas tarefas a fim de concluir com sucesso a webquest. Ao final é possível que os alunos se autoavaliem e também leiam a conclusão da webquest, que nada mais é que a síntese do tema abordado. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org (acessado dia 04/12/2010) para criar e postar sua Webquest (Para saber mais sobre como fazer webquest veja os sítios indicados em recursos adicionais).

 Os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos por meio da webquest no blog.   

Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (acessado dia 12/06/10).        

INTERDISCIPLINARIDADE

Na outra aula, os alunos deverão voltar ao laboratório de informática para complementar a webquest com mais algumas atividades.

Primeiramente, devem visualizar o recurso sugerido abaixo:

Estações do ano  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14447 acessado dia 04/12/2010). 

QUESTÕES DE TRABALHO

ARTES: procurar quadros famosos que retratem as 4 estações, ou músicas sobre este tema. Apresentar as imagens no blog.

PORTUGUÊS: Procurar textos (poesias, letras de músicas ou prosa) que tratem do tema. Apresentar os textos no blog.

ATIVIDADE 4

Ainda no laboratório de informática os alunos deverão acessar o recurso do portal do professor a fim de testar os conhecimentos adquiridos até o momento.

Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9530 acessado dia 04/12/2010). 

Os resultados poderão ser sintetizados em um texto de autoria da equipe e publicados no blog.

Solicite aos alunos uma produção de fotos e pesquisa de imagens na internet que retratem as 4 estações. Estas imagens poderão ser publicadas no blog.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estações do ano Experimento prático
Estações do ano Animação/simulação
Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra Animação/simulação
Recursos Complementares

Sobre webquest, disponível em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/equipe/processo.htm   (acessado dia 04/12/2010). 

Sobre tecnologias na educação, acesse: http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm  (acessado dia 04/12/2010). 

REPORTAGEM

360°, equinócio de outono, disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=12538&action=news (acessado dia 04/12/2010). 

Avaliação

O professor pode avaliar os alunos pelas produções que eles fizeram durante as aulas. É importante ter claro para os alunos quais os critérios que serão analisados em cada atividade.

Sugerimos alguns exemplos de critérios: profundidade de abordagem do tema, ortografia correta, criatividade, trabalho em equipe, diversidade de sítios pesquisados. O professor poderá criar seus critérios. É importante avisar dos critérios no momento em que se solicita a atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
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