Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil;

§         Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

Duração das atividades
5 aulas ou mais, conforme os encontros a serem agendados com as famílias no 4° momento da aula. Duração das aulas: 20/ 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizagem sobre o tema folclore, de modo que nestas situações, a brincadeira de roda tenha sido citada como uma manifestação de caráter folclórico.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Realizar a seguinte brincadeira: Cabra cega.

Como brincar: As crianças formam uma roda e ficam de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem que agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra e a brincadeira recomeça. Ao final da brincadeira o/a professor/a propõe como registro o desenho do momento, representando quantos colegas participaram e a tentativa de escrita do nome dos colegas que foram a cabra cega na brincadeira.

2° Momento: Apresentar para as crianças a obra “Roda Infantil” de Cândido Portinari. Estimular as crianças a apreciarem a obra e dizer o que ela retrata. Ao chegarem na ideia de roda, incentivá-las a pensar nos momentos em que elas se reúnem em roda e o que fazem nestes momentos. Questionar as crianças sobre o porquê as pessoas costumam se reunir em rodas. Após a discussão, as crianças podem fazer uma releitura da obra. Para isso, o professor pode disponibilizar diversos elementos, como botões, barbante, lápis de cor, canetinha, cola colorida, retalhos de tecido, miçangas, grãos de cereais, cola branca, giz de cera, etc.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_SCosv144nFI/SIevC9a671I/AAAAAAAAApU/QV-lQC3dgOQ/s1600-h/Ronda+Infantil.jpg

3° Momento: Propor ao grupo uma pesquisa com a família sobre as brincadeiras de roda que conhecem. Estas brincadeiras poderão ser ensinadas para a turma pelas próprias famílias. Assim, após a devolução da pesquisa, o/a professor/a deverá listar as brincadeiras indicadas e organizar datas para que as famílias possam vir à escola para ensiná-las. O convite deverá ser personalizado, de modo que cada criança será solicitada a desenhar uma roda, sendo este desenho a ilustração do convite. Exemplo de texto: Olá família! Convidamos vocês a estarem conosco em nossa escola, no dia (.......) às (.......) horas para nos ensinarem a brincadeira (.....................). Será muito divertido! Turma (...........) e professor/a (...............). Antes de enviar o convite o/a professor/a pode preparar um bilhete para as famílias falando sobre a proposta e adiantando que receberão um convite para participar com as crianças, enfatizando a importância de sua presença.

4° Momento: Após o envio do convite o/a professor irá agendar a vinda das famílias. É importante que os momentos sejam fotografados.

5° Momento: Organizar uma exposição com a releitura das crianças da obra “Roda Infantil”, as fotos dos momentos de brincadeiras promovidos pelas famílias, os desenhos das crianças produzidos sobre a temática roda, as ideias das crianças sobre a roda, fotos das crianças em momentos de roda.  Essa exposição deve receber um nome, por exemplo: “ entra na roda”. E ao ser organizada pode ser feita em formato de roda, convidando os visitantes a entrarem no movimento de rodar enquanto apreciam as produções.

Recursos Complementares
Avaliação

O/a professor/a deverá observar:

-  A criança demonstrou interesse pelo assunto;

- A criança foi capaz de se expressar fazendo uso das diferentes linguagens exploradas: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.