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Uso de gráficos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Consultar gráficos para responder a questões apresentadas.

- Construir gráfico a partir de levantamento de dados.

 - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter a noção de número.

- Ter o domínio do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula vai precisar de:

- modelos de gráficos

- ficha com perguntas sobre os gráficos

- cartolina ou papel pardo (para quadricular)

- folha para pesquisa de times

- papel quadriculado (tamanho A4)

Atividade 1

Pesquise gráficos em revistas, jornais e em outras vias. Selecione os gráficos que considerar mais significativos para sua turma.

Traga para sala diferentes modelos de gráficos: em barras, colunas, círculos e outras representações.

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

Entregue um gráfico para cada grupo.

Exemplo de gráfico em boletim de aluno do 2º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular do Rio de Janeiro:

Peça para os grupos que leiam e tentem entender o que significam.

Converse com a turma sobre a utilidade dos gráficos.

Conduza a interpretação das informações através de ficha com perguntas escritas sobre o gráfico.

Sugestão de ficha:

1- De que assunto trata o gráfico?

2- Como os dados são apresentados no gráfico?

3- Que informações conseguiram entender, analisando o gráfico?

4- O que concluíram com a leitura do gráfico?

Promova a apresentação do trabalho de grupo para turma.

Atividade 2

Construa com a turma um gráfico das idades dos alunos.

Prenda no quadro uma cartolina ou folha de papel pardo que tenha quadriculado.

Com giz, abaixo de cada coluna, escreva as idades que aparecem na turma.

Por exemplo, poderia ser: 7 anos, 8 anos e 9 anos.

Então vá perguntando a cada aluno a sua idade.

Pinte um quadradinho para representar cada aluno na coluna, de acordo com a idade.

Use uma cor para coluna de cada idade. Visualmente, ficará mais interessante.

Ao final, faça a leitura do gráfico com a turma, determinando a quantidade de alunos por idade.

Atividade 3

Faça um levantamento dos times de futebol de sua cidade. Escreva no quadro os nomes dos mais conhecidos.

Proponha aos alunos uma pesquisa na turma sob o título: Para que time você torce?

Distribua folha com os times e linhas para registro.

 Peça que anotem o nome de cada criança nos times, de acordo com a resposta.

Por exemplo, trabalhando com times cariocas:

FLAMENGO:_____________________________________________________________________________  

________________________________________________________________________________________

BOTAFOGO: ____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

FLUMINENSE: ___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

VASCO: __________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

OUTRO: _________________________________________________________________________________

NENHUM: _________________________________________________________________________________

Conte e descubra o número de torcedores:

Quantos alunos torcem para o Flamengo? ________

Quantos alunos torcem para o Botafogo? ________

Quantos alunos torcem para o Fluminense? ________  

Quantos alunos torcem para o Vasco? ________

Quantos alunos torcem para outro time carioca? ________

Quantos alunos torcem para nenhum time carioca? ________

Então depois de realizada a pesquisa, desafie os alunos a representarem a quantidade de torcedores de cada time, através de um gráfico.

Entregue uma folha de papel quadriculado para cada dupla de alunos.

A dupla deve escrever o nome dos times e as opções: OUTRO e NENHUM, um nome em cada coluna ou linha.

Peça para que use uma cor para cada time e também para opção: OUTRO e NENHUM.

Em seguida, deve pintar um quadradinho para representar cada aluno por time.

Assim poderá construir um gráfico de colunas ou barras.

Ao final, exponha os trabalhos no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Acompanhe a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Observe como trabalham em grupo, analisando gráficos.

Veja como colaboram na elaboração do gráfico por idade e como realizam sua leitura.

Avalie como aconteceu a construção do gráfico a partir de pesquisa que fizeram sobre os times na turma.

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