26/05/2011
Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica.
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Classificar palavras quanto ao número de sílabas, nomeando-as.
Compreender a função da divisão silábica.
Construir os conceitos de letra e de sílaba.
Identificar diferentes formações silábicas.
Ampliar o conhecimento linguístico.
Sistematizar a separação de palavras em sílabas.
Interagir com os pares.
Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias; relacionar com os colegas e utilizar os programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.
As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilizaremos os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, inicie a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem a música: “Pirulito que bate que bate”.
Se a resposta for afirmativa peça que digam a sua letra e/ou cantem. Em seguida, solicite que expliquem que tipo de brincadeira utiliza essa música e qual a maneira de realizá-la.
Após o diálogo convide os alunos para ouvirem a música: “Pirulito que bate que bate”. Solicite que utilizem seus laptops. Veja o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Para que possam ter acesso à letra da música e também cantá-la, você poderá pedir que digitem o endereço http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183977/ ou se preferir, que apenas cantem, para isso poderá utilizar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=SjkGXosKOws http://www.youtube.com/watch?v=2VfMeBVAXL0 http://www.kboing.com.br/cantiga/2-600509/#, neles você encontrará algumas alterações na letra.
Depois que cantarem a música, pergunte o que acharam deste momento. Ouça senão todos, pelo menos alguns alunos, é importante que justifiquem suas respostas.
Em seguida peça aos alunos que utilizem seus laptops, para escreverem a letra da música dentro do programa KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou [Metasys>Aplicativos>KWord].
Escreva a letra da música na lousa e peça que os alunos copiem.
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu
Incentive os alunos a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que juntos façam a leitura oral.
Para finalizar todos deverão ilustrar a música. Oriente-os para usarem o programa KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura). Imprima o texto que os alunos digitaram e também seus desenhos para serem utilizados posteriormente.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, convide seus alunos para realizarem algumas atividades lúdicas que contemplem o tema: separação silábica. Para isso leve-os até o pátio da escola ou afaste as carteiras de sua sala de aula para que tenha espaço suficiente para os alunos se movimentarem.
Num primeiro momento brinquem de “Pirulito que bate, bate”. Peça que se agrupem em duplas e oriente-os como brincar. Veja as instruções que se seguem.
Orientação aos alunos quanto à brincadeira.
Em duplas, um de frente para o outro, devem trocar batidas de mãos enquanto cantam.
Quanto às batidas de mãos, cada aluno junta as próprias mãos e, na sequência, bate as duas palmas nas palmas do parceiro, posicionado à sua frente.
PI
|
RU |
LI
|
TO |
Alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia _ ESEBA _ 1º ano “D” _ 2010 _Eliana Aparecida Carleto _ Acervo da autora.
Professor, chame atenção dos alunos quanto ao fato de que ao cantarem estão dividindo as palavras em partes, isto é, em sílabas. Por exemplo: pi-ru- li- to que ba-te ba-te. Repita a brincadeira quantas vezes julgar conveniente para que todos os alunos percebam a divisão sílabica.
Num segundo momento brinquem com os nomes dos alunos da turma.
Explique que deverão fazer uma rodinha, todos assentados no chão. Uma criança diz o seu nome e os colegas deverão repetir esse nome separando-o em partes, ou seja em sílabas.
A atividade deverá prosseguir até que todos tenham falado seu nome e os colegas tenham repetido. Se preferir você poderá pedir que batam as mãos enquanto falam as sílabas de cada nome.
Professor, você também deverá dizer seu nome para todos repetirem.
Ao final da atividade faça com os alunos uma avaliação oral. Pergunte o que acharam da atividade realizada. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Preparando a atividade
Professor, para esta atividade é necessário que você providencie envelopes para guardar as fichas que os alunos irão confeccionar. Você poderá fazer os envelopes seguindo as orientações disponibilizadas nos sítios abaixo.
http://mestresdoorigami.blogspot.com/2009/04/origami-envelope-de-papel-sem-tesoura.html
http://www.youtube.com/watch?v=g3N-XQ3FkUQ&feature=related
Peça que os alunos utilizem seus laptops para fazerem uma tabela de 2 colunas e 4 linhas, utilizando o KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).
Os alunos deverão digitar oito palavras, dependendo do desenvolvimento da turma você poderá pedir que digitem mais ou menos palavras. Você poderá aproveitar algum conteúdo que estiver trabalhando. Se em Ciências você estiver estudando animais, poderá pedir que digitem nomes de animais.
Ao finalizar a digitalização, faça a correção das palavras, observe as hipóteses dos alunos e a escrita convencional. Quando for necessário intervenha pedindo que o aluno leia a palavra e veja como ele escreveu. Você poderá solicitar que ele consulte o dicionário, a fim de verificar a escrita correta da palavra ou ajudá-lo por meio de questionamentos que possam chegar à escrita convencional. Em seguida cada aluno fará a leitura de suas palavras. Na medida em que for lendo, todos deverão fazer a separação silábica. Caso seja necessário você poderá alertar os alunos quanto à divisão com relação ao som das palavras. Leia-as mais lentamente para que os alunos percebam que dividimos as sílabas à medida que emitimos um som.
Para finalizar, providencie a impressão das palavras, você poderá imprimir em papel mais resistente, por exemplo: cartolina, pois na próxima atividade irá orientar os alunos para montarem um dominó de sílabas.
Cada aluno deverá recortar as palavras, conforme sua divisão silábica e em seguida guardá-las em um envelope que você ou os alunos poderão confeccionar seguindo as instruções dos sítios anteriores.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Brincando com Dominó Silábico
Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios para utilizarem as fichas que foram confeccionadas com as sílabas, para comporem o Dominó Silábico.
Misture as sílabas e em seguida, peça aos alunos que descubram palavras que poderão ser formadas com essas partes ou sílabas. Depois que eles formarem as palavras, pergunte se sabem como se chama cada parte que foi entregue a eles e se essas palavras poderiam ser separadas de outra forma.
Espera-se que com os questionamentos a turma chegue à conclusão de que as partes são as sílabas. Se necessário você poderá dar-lhes essa informação, ou seja, sílaba é um fonema (som) ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz.
Aproveite a oportunidade e informe aos alunos que as palavras recebem nomes conforme o número de sílabas. Escreva na lousa esses nomes destacando as silabas como no exemplo:
MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLABA e POLISSÍLABA.
Pergunte à turma:
Qual a semelhança entre as partes destacadas das palavras e o número de sílabas? Faça novos questionamentos à medida que os alunos forem levantando suas hipóteses.
Professor, com sua ajuda, espera-se que os alunos estabeleçam a relação que há entre mono e um, di e dois, tri e três e poli e vários.
Sugerimos que seja feito um texto coletivo com a turma. Os alunos vão falando e você vai registrando as ideias na lousa. Ao final todos fazem a revisão do texto e em seguida a cópia.
Veja um exemplo de texto construído com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos, professora Eliana Aparecida Carleto (Escola de Educação Básica da UFU _ ESEBA).
REGISTRANDO NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE DIVISÃO SILÁBICA
Hoje nossa professora trouxe algumas partes de palavras recortadas.
Ela deu várias partes para cada um de nós. Deveríamos escrever palavras utilizando essas partes.
Depois que escrevemos, ela nos perguntou o que descobrimos com a atividade que nos foi proposta.
Chegamos à conclusão que cada pedacinho se chamava sílaba, ou seja, cada uma das partes de uma palavra pronunciada em uma única emissão de voz.
As palavras que escrevemos e como as separamos em sílabas:
Anel- a- nel
Passarinho- pas –sa- ri- nho
Sol- sol
Macaco- ma- ca- co
Liquidificador- li – qui – di- fi- ca- dor
Ainda descobrimos que quando as palavras são separadas em sílabas elas recebem nomes. Assim, as palavras acima são assim classificadas:
Uma sílaba |
Duas sílabas |
Três sílabas |
Quatro ou mais sílabas |
sol |
a- nel |
ma- ca- co |
pas –sa- ri- nho li – qui – di- fi- ca- dor |
monossílaba |
dissílaba |
trisssílaba |
polissílaba |
5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, utilizando os laptops, peça aos alunos para acessarem os sítios abaixo, para assistirem aos vídeos sobre sílaba e também realizarem alguns jogos com a referida temática. Veja o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Para assistirem aos vídeos sobre a temática sugerimos os sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=SuJRcFFZUTA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related
Nos sítios abaixo você encontrará jogos para trabalhar separação de sílabas e classificação:
http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-2.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-3.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=576 (Acesso 02/05/2011)
Ao terminarem de assistir ao vídeo e realizar os jogos indague os alunos sobre o que foi possível aprender com cada um deles.
Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre sílaba, divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas. http://www.graudez.com.br/portugues/ch01s05.html
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=divisao&page=present
http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html
http://www.escolakids.com/como-as-silabas-se-separam.htm
http://www.escolakids.com/o-numero-de-silabas-das-palavras.htm
Para os alunos que conhecem e utilizam as terminologias dígrafos, tritongos, ditongos, hiatos, prefixo, indicamos http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related (Acesso 02/05/2011)
Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender a função da divisão silábica; construir os conceitos de letra e de sílaba; separar as sílabas corretamente e classificar as palavras quanto ao número de sílabas. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas e também se os alunos aprimoraram a atenção ao utilizarem seus laptops.
Quatro estrelas 4 classificações
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22/04/2012
Cinco estrelasAmei!!!
29/03/2012
Três estrelasENVOLVER A CRIANÇA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA É MUITO IMPORTANTE.
29/03/2012
Três estrelasMUITO INTERESSANTE PORQUE A AULA INCLUI A BRINCADEIRA COMO METODOLOGIA DE ENVOLVIMENTTO
10/01/2012
Cinco estrelasadorei!!!