Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Letras e sons: aprendendo com músicas - UCA

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.
  • Ampliar o repertório musical.
  • Identificar palavras conhecidas.
  • Discutir significados sobre a grafia de palavras desconhecidas.
  • Representar, através das artes (gráfica e cênica) os conteúdos das músicas trabalhadas.
  • Montar instrumentos musicais usando materiais reutilizáveis, a fim de serem utilizados no acompanhamento das cantorias.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos: leitura e escrita; noções de parlendas e de cantigas de rodas e a utilização de recursos do laptop Classmate como: o uso dos programas KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
 
 bonecos UCA
 Informação ao professor

Professor, pesquise com antecedência, alguns trechos de músicas ( cantigas de roda) e de parlendas. Utilize os seguintes sítios para acessá-los:

http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm 

http://projetoconteudodigital.blogspot.com/2008/05/parlendas-e-cantigas-tradicionais.html 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, brinque de “Batata quente... quente...".

COMO BRINCAR:

O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança segura a caixa, quando a música começar passa a caixa de mão em mão até parar a música. Quem estiver com a caixa nesse momento pega uma ficha e faz a leitura para tentar advinhar qual é a música ou parlenda.

- Uma opção é pedir aos alunos que mudem o ritmo de acordo com o som da múscia: devagar ou rápido.

 

 RODA

 Fonte:  http://paozinhodebatata.blogspot.com/2010/03/brincadeiras.html

 

Prepare uma caixa com várias fichas contendo trechos de músicas ( cantigas de roda) e de parlendas conhecidas pela turma.

Professor, faça uma sondagem das parlendas que seus alunos já conhecem. Você poderá dizer algumas delas e verificar este conhecimento, ou pedir que tragam de casa algumas parlendas. Organize a turma por meio de uma rodinha e explique como será a brincadeira. Esclareça as dúvidas, caso haja, antes de iniciar a atividade. Veja como explicar:

  • Coloque um som ambiente com músicas orquestradas, enquanto a música toca a caixa vai passando de mão em mão, quando a música parar o aluno que ficar com a caixa deverá pegar uma ficha e tentar adivinhar de qual música ou parlenda é o trecho que consta na ficha que ficou em mãos.

Professor, peça aos alunos que em duplas, escolhem uma parlenda ou música da ficha para digitarem usando seu laptop no programa KWord seguindo os passos:  KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).  Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal da sala de aula para apreciação de todos os alunos. Pode ir alternando as parlendas e músicas no decorrer da semana.

 

                                               texto                                                                 

menina

 

Professor, escolha uma das parlendas trabalhadas e brinque com os alunos. Separe os trechos agrupando os versos e cole-os fora de ordem em uma folha de papel. Em seguida peça para os alunos recortarem e colarem no caderno na sequência correta, ou seja, na sequência que aparece na parlenda. Por exemplo:

  

 FICHAS

 Fonte: Acervo da autora

Após a brincadeira, oriente os alunos para entrarem no programa: Tux Paint e clicarem:(Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, números, letras, dentre outros. Explique para a turma que a atividade terá como objetivo fazer desenhos que ilustrem a parlenda acima.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO COM MÚSICAS

Professor, leve impressa em papel A3 a canção de ninar "BOI DA CARA PRETA". Pergunte aos alunos: Quem conhece esta canção de ninar? Quem cantou para você?

Logo após, leia a letra da música para os alunos:

BOI DA CARA PRETA

 

BOI, BOI, BOI,

BOI DA CARA PRETA,

PEGA ESSA MENINA

QUE TEM MEDO

DE CARETA.

 

Professor, elabore alguns questionamentos com os alunos sobre a letra da música:

1 ) O que a canção fala sobre o boi?

2 ) De que a menina tem medo?

3 ) Você já ouviu essa música?

4)  Quando as pessoas costumam cantar músicas como essa?

5)  Você conhece outras canções de ninar? Quais?

 Agora, faça as atividades propostas para entender melhor o texto da música.

  ATIVIDADES

 Fonte: GUIMARÃES, Luciana; LEITE, Márcia e MORELLI, Bia. Primeiros Textos Alfabetização. FNDE Ministério da Educação, São Paulo: FTD, 2005

Professor, oriente os alunos a acessarem o programa Tux Paint e clicarem em: ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Oriente-os para registrarem por meio de desenhos e de escrita os tipos de cara que o Boi da Cara Preta pode ter. Após a realização da atividade solicite que alguns alunos falem sobre sua produção.

Professor, providencie para os alunos outra canção, por exemplo: “O Sapo CURURU”. Disponibilize para cada aluno a letra da música abaixo, ou utilizando a internet Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) solicite que os alunos vejam o vídeo dessa música acessando o seguinte sítio:

SAPO CURURU - A Galinha Pintadinha 2

 DVD

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tJhmwRCQoLE

Após assistir ao vídeo, professor, proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo:

1) Responda: Quem conhece esta canção?

SAPO CURURU

SAPO CURURU

NA BEIRA DO RIO,

QUANDO O SAPO CANTA, Ó MANINHA,

É QUE ESTÁ COM FRIO.

Depois de cantar, peça aos alunos que circulem a palavra Sapo. Procure na letra da música alguma rima e destaque-a colorindo com lápis de cor as palavras.Vocês se lembram o que é rima? Vamos dizer alguma palavras que rimam?

Em dupla escreva outras palavras com a letra S. Utilize o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).

 Solicite que criem uma tabela com 3 linhas e 2 colunas. Os alunos terão que digitar a palavra que se inicie com a letra S em cada quadrinho. Quando todos terminarem imprima as tabelas e monte cartelas para a realização de um bingo com a turma.

 

 tabela

Fonte: Acervo da Autora 

                                                           TEXTO2

 menino

 

Professor, peça aos alunos que utilizem a internet como Atividade de Casa, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para brincar com o jogo das cantigas, acessando o seguinte sítio:

Jogo com cantigas - http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=jogo_das_cantigas

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CRIANDO POESIAS COM AS LETRAS

Professor, organize as turmas em duplas e proponha a construção de poesias com rimas trabalhando com as letras do alfabeto ou do seu nome. Veja o exemplo abaixo:

A letra P

O P está na Priscila

Na pantufa e no pão.

Também está no parabéns

E nas penas do pavão.

Autora: Priscila

Logo após a atividade em dupla, explore cada uma das poesias com atividades diversificadas tais como: cruzadinhas, caça palavras, complete com letras dentre outras. Veja o exemplo de algumas atividades que podem ser criadas a partir das poesias construídas:

Encontre no caça palavras, palavras que se iniciam com a letra P.

 

cruzadinha 1  

Fonte: Acervo da autora

Complete com as letras certas de acordo com os desenhos

pato       tabela                

peixe      peixe  

 palhaço     tabela

 

porco       porco

  

Imagem 1:  http://thebestjokes2011.blogspot.com/2011/02/o-pato.html

Imagem 2: http://www.toymagazine.com.br/-p-355.html

Imagem 3: http://bloguinhodogiovane.blogspot.com/

Imagem 4:http://artur1960.blogspot.com/2010/06/voce-sabia.html

Responda as perguntas da cruzadinha:

1)  Qual o personagem mais engraçado do circo?

2) Onde lava louça na cozinha?

3) Qual o nome de um dos personagens da história “ Os Três Porquinhos”?

4) Qual o material usado na construção da 1ª casa dos Três Porquinhos?

5) Qual o nome do animal que vive no chiqueiro?

 

 cruzadinha  

Fonte: Acervo da autora

Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONSTRUINDO UMA BANDINHA DE MATERIAL REUTILIZÁVEL

Professor, organize com os alunos uma bandinha com material reutilizável, para isso solicite com antecedência alguns materiais:

Tubo de papelão, elástico, papel vegetal, cola, fita colorida, caneta, caixa de sapato vazia, fita adesiva, barbante, bastão, cabo de vassoura, lata com tampa de plástico,latinhas de achocolatados vazias, copos de iogurte vazios e limpos, pedrinhas ou sementes (feijão, milho ou arroz), garrafas de plástico, vareta, colher e tampa de requeijão.                                                    

 Algumas sugestões para confecção dos instrumentos musicais

  • Flauta: utilizar um tubo de papelão (papel toalha). Fazer os furos com uma caneta e prender o papel vegetal com elástico. Soprar forte, tapando e destapando os furos com os dedos.
  • Violão: recortar uma abertura na tampa de uma caixa de sapato. Prender a tampa com fita adesiva. Usar elásticos de várias espessuras, esticados sobre a abertura.
  • Tambor: utilizar uma lata que tenha uma tampa de plástico. Enfeitar a lata e fazer dois furos para passar um barbante. Pendurar no pescoço e usar um bastão ou colher para tocos.
  • Chocalho :utilizar latinhas de achocolatados ou copos de iogurte. Colocar dentro pedrinhas ou sementes: feijão, milho ou arroz.
  • Cocos: utilizar copos de iogurte para bater como cocos.
  • Reco-Reco: utilizar garrafas de plástico e uma vareta, colher ou tampa de embalagem de requeijão. Esfregar a tampa na garrafa para que possa sair o som.

 Fonte: Acervo da autora


Professor, peça aos alunos que enfeitem os instrumentos musicais de forma bem criativa: pintando e ou colando adesivos.

                                         VIDEO 1

menina

Proponha um momento para os alunos: cantar, tocar e dançar as músicas conhecidas por eles. Solicite que os alunos formem grupos, escolham o repertório e apresentem para os outros colegas. Alternadamente, cada grupo pode filmar utilizando sua Webcam seguindo os passos:WxCam: ( Menu K - Aba Aplicativos- Multimídia - WxCam -  Botão Vermelho ).

Recursos Complementares

http://www.galinhapintadinha.com.br/dvd-galinha-pintadinha-2 

http://letras.terra.com.br/oswaldo-montenegro/106328/ 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Subsecretária de Desenvolvimento da Educação. Centro de Referência do Professor. Caderno do Professor, nº 13, fevereiro 2006.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades peopostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral; ampliar o repertório musical; identificar palavras conhecidas; discutir significados sobre a grafia de palavras desconhecidas; representar, através das artes ( gráfica e cênica ) os conteúdos das músicas trabalhadas; montar instrumentos musicais utilizando materiais reutilizáveis, a fim de serem utilizados no acompanhamento das cantorias e usar os recursos existentes no laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. Ainda é importante, considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.