Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aponte a resposta correta - UCA

 

29/06/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

APONTE O RESULTADO

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta é uma aula interdisciplinar, por meio dela o aluno poderá:

  • Desenvolver habilidades lógicas e linguísticas.
  • Resolver situações problema.
  • Desenvolver a atenção e a concentração.
  • Aprimorar a rapidez de reação.
  • Memorizar conteúdos.
  • Ampliar a capacidade de: observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para desafios propostos.
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
  • Desenvolver o espírito crítico a partir do jogo.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: distinguir os diferentes conceitos e utilizações das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação; identificar e registrar numerais de 1 a 1000, bem como  a quantidade que cada um representa. Além disto, é necessário que o aluno tenha noções básicas sobre a utilização do Kolour Paint, Mozilla Firefox, Webcam, Tux Paint e KWord do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord]  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

        SÍLABAS       Utilizando laptop

 

Professor, sendo esta aula interdisciplinar, propomos como primeira atividade alguns jogos e vídeos que contemplam diferentes conteúdos.  Para realização desta solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox   [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox] e acessem os sítios registrados abaixo. Os sítios sugeridos contemplam diferentes componentes curriculares (Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ciências e História). Faça intervenções quando se fizer necessário, questione e proponha novos desafios.

 

  http://www.smartkids.com.br/especiais/estados-brasileiros/   Apontearespostacorreta

 http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html     Apontearespostacorreta    

 http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-transporte.html Apontearespostacorreta

 http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cinco-sentidos.html Apontearespostacorreta

http://www.somatematica.com.br/matkids/dividir.html    Apontearespostacorreta

http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/ Apontearespostacorreta

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/  Apontearespostacorreta

http://www.escolagames.com.br/jogos/sopaLetrinhas/       Apontearespostacorreta   (Acesso em 01/06/2011) 

 

Ao finalizar, pergunte aos alunos o que foi possível aprender e/ou recordar. Estimule-os a justificarem suas respostas.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos 

 

Professor, providencie um espaço para realizar a atividade que será desenvolvida, poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível colar cartazes na parede. Caso isto não seja possível, utilize a própria lousa de sua sala de aula para registrar os resultados da tabuada.
Construa dois cartazes, os quais deverão ter resultados dos fatos fundamentais (tabuada) de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos.

Os cartazes deverão ter os mesmos resultados, porém em posições diferentes.

Em seguida fixe-os na parede ou na lousa. Se preferir não há necessidade de elaborar cartazes, os números poderão ser escritos na lousa. Divida-a em duas partes e em seguida registre os mesmos resultados distribuídos em posições diferentes.

Aproveite os registros apresentados nos cartazes ou na lousa e explore também diferentes conteúdos: números pares e ímpares, sucessor e antecessor, dobro, metade, triplo, cálculos mentais, quatro operações, ordens e classes.

Para a realização da atividade, dois alunos serão chamados à frente e deverão apontar no cartaz o resultado de uma determinada operação ou situação problema formulada por você.
Marca ponto o aluno ou dupla que for mais rápida para apontar a resposta, ou seja, apontar no cartaz o resultado correto em primeiro lugar.

 

Explicando a atividade para as crianças:


__ Vocês são capazes de resolver operações matemáticas com rapidez? São capazes de multiplicar, somar, dividir e subtrair?O que significa multiplicar?E dividir? Somar é a mesma coisa que...? Qual o significado de subtrair? Alguém poderia dar um exemplo em que teve de utilizar uma operação de subtração?
Vocês identificam números pares e ímpares? O que tenho que fazer para descobrir se um número é par ou ímpar?
Sucessor e antecessor, vocês sabem o que significa?Qual é o antecessor do número 300? E qual o sucessor deste mesmo número?
Dobro, metade, triplo, quádruplo?O que significa cada uma destas palavras? Qual é o dobro de 210? Qual é a metade de 426? Qual é o triplo de 35? E o quádruplo de 103?
Hum! Vocês estão craques, mas às vezes é preciso pensar um pouquinho para responder as questões.
Então, se preparem, pois iremos fazer uma atividade muito interessante que vai testar seus conhecimentos matemáticos e rapidez de raciocínio e de resposta a desafios. Para a realização dela vamos utilizar dois cartazes com vários numerais, vejam só (apresente os cartazes, se preferir poderá pedir aos alunos que façam a leitura dos números). Vou chamar dois alunos à frente e deverão apontar no cartaz o resultado de uma determinada operação ou situação problema que irei formular.
Marca ponto o aluno que for mais rápido no lance, ou seja, apontar no cartaz o resultado correto em primeiro lugar.
Não tem necessidade de ficarem ansiosos, basta ter atenção, pensar um pouquinho, resolver a situação  problema e apontar a resposta certa.
Se necessário poderão usar a lousa para resolverem as operações citadas.

Lembrem-se: vocês são capazes! Não temos obrigação de sabermos tudo, cada um sabe um pouco de cada coisa, devemos nos esforçar e fazer o melhor!

Entenderam? Alguma dúvida? Podemos começar? 

        Apontearespostacorreta

Jogo Aponte a resposta correta, realizado com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Eliana Aparecida Carleto.   

Fonte: Acervo da autora

 

3Atividade: aproximadamente 60 minutos.

            Sílabas                   Registrando

Professor, faça o registro utilizando o editor de texto do laptop para a construção do registro da primeira aula. O aluno deverá utilizar o seguinte procedimento: KWord [Metasys > Aplicativos >Acessórios > Novos Aplicativos >Processador de textos]. Se necessário faça o registro em mais de uma atividade.

Registre o nome da atividade e os objetivos propostos. Escreva na lousa algumas das situações problema ditadas e peça que os alunos as resolvam. Se preferir os alunos poderão fazer o registro em duplas, grupos de três ou mais elementos, assim um poderá ajudar o outro.

Não se esqueça de pedir que os alunos registrem, individualmente ou em equipe, suas opiniões sobre a atividade, inclusive destacando as possíveis dificuldades encontradas. Estas dificuldades, se aparecerem, poderão ser relativas aos conteúdos ou até mesmo às relações interpessoais. Se esta última for destacada, convide os alunos para fazerem uma rodinha de conversa (assentem no chão em roda e façam um diálogo expondo suas dificuldades com colegas que não conseguiram respeitar a dificuldade ou ansiedade de outros colegas).  Estimule os alunos a conversarem, seja o mediador, sempre que necessário exponha seu pensamento e elabore questionamentos que possibilitem reflexão por parte dos alunos.

É sempre bom enfatizar o respeito que se deve ter por nossas fragilidades e pelo outro, o saber ganhar e perder, a necessidade de alguns terem um tempo maior que os outros para aprender.

Após a digitalização providencie a impressão dos textos. Entregue para cada aluno a impressão de seu texto, peça que o recorte e cole no caderno de Matemática. Logo após, solicite aos alunos, que façam uma leitura coletiva, reforce a importância de observarem a pontuação para que todos leiam juntos. Após a leitura, registre as atividades propostas abaixo, na lousa e instrua os alunos a copiarem.

 

Pensando no jogo realizado na aula anterior... 

 

Consultando os registros feitos sobre o jogo Aponte a resposta correta, faça o que se pede:

a) Escreva os numerais que estavam dispostos nos cartazes.

b) Escreva os numerais em ordem decrescente.

c) Registre apenas os numerais pares.

d) Utilize alguns numerais registrados no cartaz, elabore uma situação problema e peça para um colega resolver. Você poderá pensar numa situação que envolva mais de uma operação. Caso seu colega solicite, você poderá ajudá-lo a pensar, porém não deverá dar a resposta.

No final faça a correção, se estiver correta parabenize o colega, caso contrário, ajude-o a resolver a atividade.

Importante: Solicite ajuda do professor quando for necessário.

e) Produza um desenho que retrate o jogo Aponte a resposta correta e em seguida elabore algumas frases que indiquem sua opinião sobre o mesmo.

 

Sugestões de variações para o desenvolvimento da aula

Professor, este jogo pode ser realizado individualmente ou aos pares.
Poderão ser usados outros conteúdos, de quaisquer disciplinas. Veja os exemplos:
 

Ciências: cartazes com palavras referentes a: plantas; animais; corpo humano; higiene e saúde; dentre outros.


Português: cartazes com palavras escritas no masculino / feminino; singular/ plural; coletivos; diminutivo/aumentativo, nomes próprios/ comuns, verbos, etc.


Geografia: palavras referentes à: escola; diferentes tipos de bairros; sinais de trânsito; cidade onde mora; paisagem do município; estados e capitais, etc.


História: palavras referentes à: datas comemorativas; história da escola; família; brincadeiras de crianças, etc.

 

Importante:  Professor, ao fazer o registro, utilize o caderno do componente curricular que você desenvolveu.

Se trabalhar em equipes, cada uma poderá registrar as situações problema solicitadas aos diferentes componentes curriculares, para isto deverá solicitar que as registrem em uma folha de papel em branco e ou de rascunho.

Professor, fique atento à possibilidade do não acerto, uma vez que o aluno estará exposto ao grupo. É importante observar o aluno que é mais tímido, talvez num primeiro momento, busque situações que já domine, a fim de não expô-lo muito frente ao grupo, aos poucos vá inserindo dificuldades maiores para que o mesmo possa vivenciar momentos de enfrentamento do seu não saber.                              

                                                    

Recursos Complementares
Avaliação

Professor,  a avaliação das atividades deverá ser feita durante todo o processo, ou seja, observe nos alunos reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outras. Outra forma de avaliar é ao fazer o registro, não se esqueça de pedir que os alunos deem opinião sobre a atividade realizada, assim, terá oportunidade de detectar pontos positivos e negativos. Olhe atentamente se os alunos tiveram: atenção e concentração ao resolver as situações problema; facilidade ou dificuldade em enfrentar e deduzir soluções para os desafios propostos e se foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos conteúdos trabalhados. Observe ainda se os alunos conseguiram utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA..

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.